Home / Blog / Entenda o que é o 7º ODS da ONU 

Entenda o que é o 7º ODS da ONU 

QLuz Palhoça
31/03/2023

A defesa da energia limpa é um dos 17 objetivos da Agenda 2030

Você já deve ter ouvido falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles partem de quatro dimensões principais: social, ambiental, econômica e institucional. E, assim, defendem que é necessário levar o mundo a um caminho sustentável com medidas transformadoras. Sendo que, dentre os 17 objetivos definidos, o 7º ODS da ONU prevê energia limpa e acessível para todos até 2030. 

Os ODS representam um plano de ação global que tem entre seus objetivos eliminar a pobreza extrema e a fome. Além de oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas. Sendo assim, seu lema central, ‘Ninguém deixado para trás’, baseia-se em cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5 Ps).

Mas você sabe como nasceu a ‘Agenda 2030’? Esta foi uma decisão tomada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015. O encontro contou com a participação de 193 estados membros e estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Ou seja, um plano global para que até 2030 o mundo seja um local mais sustentável e melhor para todos os povos e nações. 

Dessa forma, vale lembrar que os ODS e o impacto social buscam o mesmo fim, mas não são a mesma coisa. Os Objetivos não são uma métrica de avaliação e mensuração de impacto social. Entretanto, eles ajudam empresas, projetos e organizações a criarem um norte para as ações, considerando esses objetivos e indicadores.

7º ODS da ONU 

De acordo com o que foi definido na Agenda 2030, atender às necessidades da economia e proteger o meio ambiente é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, precisamos pensar em novas fontes de produção de energia elétrica. Ainda mais se levarmos em conta o crescimento da demanda nos últimos anos. 

Por isso, o 7º ODS da ONU ressalta a importância das metas para a transição energética, deixando para trás as fontes não renováveis e poluidoras. Além disso, pede “especial atenção às necessidades das pessoas e países em situação de maior vulnerabilidade”.

Metas do 7º ODS da ONU até 2030

7.1 Assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia;

7.2 Aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global;

7.3 Dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética;

7.a Reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa. Incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas. Além de promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa;

7.b Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento. Principalmente nos países de menor desenvolvimento relativo, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral. Tudo de acordo com seus respectivos programas de apoio.

Conheça os demais ODS

01 – Erradicação da pobreza em todas as suas formas.

02 – Fome zero e agricultura sustentável: alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

03 – Assegurar saúde e bem-estar.

04 – Educação de qualidade: uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

08 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

09 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10 – Redução das desigualdades dentro dos países e entre eles.

11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Assim como, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. Além de proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
08/07/2024

Conheça o relatório de sustentabilidade 2023 do Grupo Quantum

A Quantum Engenharia produziu um relatório de sustentabilidade em 2023, onde apresentou todas as ações

Leia mais
QLuz Palhoça
20/11/2024

A importância da iluminação pública para pessoas com deficiência visual

A iluminação pública precisa oferecer melhor mobilidade para deficientes visuais através de técnicas eficientes e
Leia mais
QLuz Palhoça
09/08/2024

Como a iluminação pública LED impulsiona o desenvolvimento socioeconômico?

A iluminação pública LED tem inúmeros benefícios: gera economia, sustentabilidade, tem mais durabilidade, qualidade de

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade