Tipos de lâmpadas LED: Conheça-os

tipos de lâmpada LED
14.10.22

Tipos de lâmpadas LED: Conheça-os

Os diversos tipos de lâmpadas LED existentes no mercado hoje em dia garantem a versatilidade deste item

Conhecidas por serem econômicas, as lâmpadas LED se destacam no mercado por seus diversos tipos e por serem mais eficientes do que os modelos antigos. Ou seja, gastam menos energia para iluminar tão bem quanto as outras. 

Mas não para por aí. Além disso, elas têm baixa emissão de calor, não emite raios ultravioletas nem infravermelhos e é mais durável e reciclável. Sendo assim, é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis.

O que talvez você não saiba é que existem vários tipos de lâmpadas LED, com tamanhos, cores e intensidades diferentes. E cada um deles tem uma função específica, vantagens e desvantagens. Por isso, separamos os principais tipos e suas características.

Confira os tipos de lâmpadas LED

LED Bulbo 

Esteticamente similar às antigas incandescentes, com formato arredondado e rosca metálica na ponta, este tipo de lâmpadas LED é o modelo mais comum e pode ser alocada em qualquer luminária, por exemplo.

LED tubular

Esse tipo de lâmpadas LED segue o mesmo formato das conhecidas fluorescentes tubulares, pois são cilíndricas e compridas. Podem ser confeccionadas sob medida para ambientes amplos e que necessitem de uma iluminação mais intensa. 

Led Milho

Este tipo de lâmpadas LED é similar a fluorescente utilizada em luminárias comuns, com base de rosquear. Sendo assim, a diferença é que esta versão em LED gera mais economia na conta de luz.

LED Espiral

A lâmpada possui a mesma forma da fluorescente espiral e é basicamente como uma lâmpada comum. Entretanto, a diferença deste tipo de lâmpadas LED está no tamanho reduzido.

LED Vela 

Como seu próprio nome já diz, a LED vela vem com uma forma de chama de vela. Dessa forma, sua forma diferenciada garante um charme a mais na ambientação.

LED com filamentos

Apresenta iluminação suave e amarelada, com pequenos filamentos de carbono em sua parte interna. Sendo assim, estes ficam iluminados quando a lâmpada está acesa, podendo ficar visíveis. Um charme a mais para uma decoração acolhedora. 

LED dicroica e par 

Possui uma luz focada e é recomendada para luminárias do tipo spot, que são embutidas no forro. Só que, diferente da versão incandescente, a opção LED não esquenta nem gasta muita energia.

LED bolinha

A lâmpada LED também pode apresentar seu formato bolinha, que é uma lâmpada básica e bulbo, mas com tamanho reduzido. Seu uso é indicado para luminárias pequenas.

Tipos de lâmpadas LED: O que avaliar na hora de escolher

Potência

Medida em Watts (W), a potência diz respeito, principalmente, ao consumo de energia da lâmpada. Quanto maior a potência, mais energia a lâmpada vai gastar, por exemplo. Normalmente os fabricantes costumam descrever na embalagem a equivalência do consumo em relação a outros modelos.

Lúmen

O lúmen (lm) representa a quantidade de luz emitida pela lâmpada em todas as direções e, quanto mais alto, mais luminosidade a lâmpada emite. Para avaliar se a lâmpada de LED escolhida é realmente eficiente, você pode dividir o lúmen pela potência. Assim, se a lâmpada tiver um valor de lm/W alto, quer dizer que ela emite alta luminosidade gastando pouca energia.

Temperatura de cor da lâmpada

Esse item é bem importante para determinar o tipo de ambiente que você terá em casa. Sendo assim, a luz lâmpada mais amarelada, conhecida como luz quente, ajuda a relaxar e acalmar. Já a luz branca, ou fria, ajuda na concentração, sendo muito usada em ambientes de trabalho ou estudos. 

Tensão

As lâmpadas de LED estão disponíveis para uma voltagem de 12 V, 110 V, 220 V ou, ainda, bivolt. Sendo assim, na hora de comprar, você deve observar se a lâmpada é condizente com a rede da sua casa.

Qual tipos de lâmpadas LED a QLuz utiliza em Palhoça

Você sabia que a iluminação LED também pode e deve ser utilizada na iluminação pública? Esse é o caso de Palhoça, que hoje tem 100% do seu parque com esta tecnologia. Sendo assim, além da economia, a modernização também proporciona maior luminosidade para ruas, calçadas e praças. 

O LED emite mais luz que uma lâmpada comum e gasta menos energia. Além disso, a eficiência também está envolvida com a sua manutenção. Esta tecnologia é mais resistente e tem menor falha, principalmente, devido aos seus componentes. 

Ainda vale destacar que as lâmpadas LED, por exemplo, não são nocivas ao meio ambiente. Diferentemente dos equipamentos tradicionais, que possuem metais tóxicos, neste modelo cerca de 98% dos materiais são recicláveis. 

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio