Home / Blog / Como a modernização da iluminação pública pode impulsionar a economia local?

Como a modernização da iluminação pública pode impulsionar a economia local?

QLuz Palhoça
19/02/2021

Você sabia que a modernização da iluminação pública pode impulsionar a economia de uma cidade? Sim, ela pode. E por quê? Bem, uma iluminação adequada leva as pessoas a circularem mais nas ruas à noite, já que gera uma sensação de segurança. Isso favorece o comércio, assim como o turismo. Desse modo, a modernização do sistema é um investimento de retorno indiscutível aos centros urbanos.

Em primeiro lugar, a maior preocupação das pessoas saírem à noite é a segurança. Com certeza, é assim com você, não é mesmo? Todos sabem que vias escuras favorecem a criminalidade. Logo, quem pretende fazer algo de errado busca os locais desprovidos de boa iluminação. Neles, é mais fácil para o bandido cometer ataques surpresas e mais difícil de ser identificado. 

Há estudos sim que comprovam que isso não é apenas senso comum. Uma pesquisa realizada com a polícia metropolitana de Nova York indicou uma redução entre 36% a 60 % nos crimes ocorridos à noite. O experimento do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, nos EUA, analisou 40 ruas que receberam iluminação extra durante seis meses. Um levantamento realizado em 2016 fundamental para comprovar o valor da iluminação pública na segurança. 

Além de inibir a própria ação de bandidos, uma iluminação mais nítida também permite ao morador enxergar o perigo com antecedência. Logo, ela incentiva a população a ocupar os espaços públicos à noite. E também encoraja o comerciante a ficar com as portas abertas até mais tarde. Desse modo, a economia é movimentada, gerando renda local. 

Formas que a iluminação pública pode impulsionar economia 

Para boa parte da população, a noite é o único horário para fazer compras no varejo, ir ao supermercado, praticar esportes e encontrar os amigos. Então, demanda para atividade econômica existe. Nesse sentido, a modernização da iluminação pública deve também proporcionar melhor acessibilidade para o uso dos espaços públicos. 

Por exemplo, uma pista de caminhada bem iluminada evita que as pessoas sofram quedas ao usá-la à noite. Assim, moradores com certeza procuram esse espaço no período noturno quando está adequado. E qual a relação com a economia? Você já deve ter percebido que é bem comum as pessoas saírem para fazer um cooper e voltarem com uma sacola do supermercado. Ou ainda, entrarem nas lojas com anúncios de liquidação. 

A iluminação pública também tem função de embelezar a cidade. Isso é outro atrativo.  Ela proporciona, portanto, uma experiência agradável aos visitantes, que buscam restaurantes e atividades culturais noturnas. Nesse sentido, a iluminação de destaque faz toda a diferença ao valorizar monumentos e fachadas de prédios históricos. 

Luminárias em LED é símbolo da modernização

A principal forma de modernizar o parque de iluminação pública da cidade é pela substituição de lâmpadas de vapor pelas de LED. Em Palhoça, existem as luminárias de vapor de sódio (emitem luz amarela) e as luminárias de vapor metálico (que emitem luz branca, mas são menos eficientes do que o LED). Enquanto as primeiras possuem uma eficiência energética menor, consomem mais energia elétrica, a segunda conta com uma eficiência maior consumindo menos energia elétrica. Esta é mais nítida, com maior foco e amplo raio de visibilidade. Também alcança um alto índice de reprodução da cor. 

Quer ter uma ideia da superioridade dos novos dispositivos em comparação com as lâmpadas convencionais? Enquanto as luminárias de sódio têm índice de reprodução (IRC) de 30%, as de LED entrega 70%. Assim, contribui para melhor visibilidade. Por isso, que elas são uma revolução que influencia na sensação de segurança. 

As lâmpadas em LED ainda proporcionam muitos outros benefícios. Um deles é o alto rendimento, isto é, eficiência energética. Com as luminárias LED, o consumo pode chegar a ser superior a 0% menor do que as tradicionais, em determinados pontos isso pode ajudar até mesmo a reduzir o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), taxa cobrada à população para manutenção do serviço.

A tecnologia LED ainda possui o dobro de vida útil, aproximadamente 65 mil horas, ou seja, cerca de 12 anos de uso. Também exige baixa manutenção e é resistente ao choque. É sustentável, portanto, não é tóxica e a maior parte de seus componentes é reciclável.

Luzes sobre o comércio e turismo de Palhoça

A modernização da iluminação pública é estratégica para o desenvolvimento econômico de Palhoça. Isso porque se trata de uma cidade turística e com vocação comercial, as duas áreas econômicas que dependem muito da iluminação, como citado anteriormente. 

Veja, Palhoça recebe mais de 100 mil visitantes por temporada de verão. Além disso, é uma das três maiores geradoras de emprego no comércio em Santa Catarina, segundo o levantamento do Caravela Soluções, plataforma on-line de inteligência de mercado. 

Assim, nós do QLuz estamos comprometidos em oferecer excelência na modernização do parque de iluminação pública de Palhoça. De novembro até agora, nosso consórcio substituiu mais de 8 mil luminárias convencionais por luminárias de LED. Até outubro, todos os 26.845 pontos de iluminação da cidade estarão modernizados.

Além disso, um sistema de telegestão para monitorar o parque de iluminação pública a distância está em processo de instalação. O software foi desenvolvido especialmente para Palhoça. E é capaz de detectar falhas e regular intensidade das luminárias em tempo real. Para isso, a rede conta com um Centro de Controle Operacional (CCP) com equipamentos de última geração.  

No aspecto turístico, estamos sempre promovendo a manutenção da iluminação das praias, entre as mais iluminadas do país. Uma medida importante porque é nos balneários que o comércio de rua fica aberto até mais tarde. Em muitos casos até 22h. Nosso próximo passo é a instalação da iluminação de destaque em monumentos e prédios históricos. Ação importante para valorizar os pontos turísticos de Palhoça.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
07/05/2021

Você sabe o que é eficiência luminosa?

Quando você vai comprar uma lâmpada, o que costuma analisar para descobrir sua eficiência luminosa?

Leia mais
QLuz Palhoça
03/07/2024

Iluminando caminhos com a economia circular

Você já ouviu falar em economia circular? É uma abordagem na qual os processos produtivos

Leia mais
QLuz Palhoça
09/03/2022

Reciclar lâmpadas: descubra a importância e faça sua parte!

A reciclagem de qualquer produto é fundamental se queremos um mundo sustentável. Mas dar um

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade