Home / Blog / Saiba os benefícios das luminárias de LED na iluminação pública

Saiba os benefícios das luminárias de LED na iluminação pública

QLuz Palhoça
05/03/2021

A entrada da tecnologia LED na iluminação pública é considerada uma revolução. E sabe por quê? Por ser uma inovação disruptiva! Em outras palavras, ela rompeu os padrões e superou todos os benefícios de suas antecessoras, as lâmpadas de vapor de descarga em alta pressão. E mais: as luminárias em LED surgiram como opções sustentáveis, o oposto das convencionais, altamente tóxicas.

Mas você tem ideia de como é o funcionamento das luminárias em LED? Primeiro, vamos compreender o que significa o termo LED.  Bem, essa é a sigla em inglês para light emitting diode, isto é, diodo emissor de luz.

Essa nomenclatura indica o principal componente do modelo de iluminação: o diodo semicondutor, formado por cristais de silício ou germânio.

A forma que a luminária em LED opera mostra principalmente como ela alcança um dos seus maiores diferenciais: a eficiência energética. Dito isso, veremos a seguir essa e as outras vantagens dessa tecnologia. E, claro, como ela funciona. Vamos lá!

Eficiência e economia: por que a luminária em LED é superior?

A tecnologia utilizada no LED permite que a energia elétrica seja transformada diretamente em energia luminosa. Nesse sentido, pouquíssima energia elétrica se dissipa em calor durante o processo, de modo que até 95% se converte em luz. É esse aspecto que garante a eficiência energética.

Então, vamos ver como funcionam as lâmpadas tradicionais para compreendermos a superioridade da luminária em LED na iluminação pública. Temos entre as convencionais, por exemplo, a vapor de mercúrio, a vapor de sódio e a vapor metálico.

Essas lâmpadas de vapor de descarga em alta pressão tem seu funcionamento de certa maneira parecido. Portanto, a luz é gerada nelas por meio de descarga elétrica, que incide sob tais gases em um tubo de vidro.

Desse modo, o acendimento depende de filamentos e reatores que esquentam, e gastam grande quantidade de calor na transformação de energia elétrica para energia luminosa. É o chamado efeito Joule.

Finalmente, voltamos a comparação com a luminária em LED. De um lado, por exemplo, até dois terços da eletricidade podem ser convertidos em calor para obtenção da luz no caso das lâmpadas de mercúrio. Na outra ponta, as luminárias de LED perdem apenas 5% em calor. Por isso, a economia de energia e na conta de luz pode superar 60% com a nova tecnologia.  Quanta diferença!

Sustentabilidade: Luminárias de LED põem fim aos gases tóxicos

Um grande problema das luminárias tradicionais é que seus gases, como o já citado mercúrio, são altamente tóxicos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Já as luminárias em LED são consideradas uma tecnologia limpa. Isso porque são livres de metais pesados! Além disso, 98% de sua composição pode ser reciclada.

Mas vejamos de maneira pormenorizada como a opção pelo LED na iluminação pública contribui para a sustentabilidade. Uma luminária de LED, por exemplo, pode evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Agora vamos fazer uma conta. Multiplique isso por milhares de pontos de iluminação de uma cidade. Percebe o quanto um município deixa de poluir nosso planeta ao optar por essa tecnologia?

Aqui é importante ressaltar que a iluminação pública chega a responder por 25% das emissões de CO2 no mundo. Logo, a substituição de luminárias tradicionais por LED é uma questão de responsabilidade social e ambiental. 

Visibilidade incomparável: Top 1 em segurança e conforto

 As luminárias em LED proporcionam uma melhor qualidade visual em relação às convencionais. De forma resumida, elas são mais nítidas. Isso é alcançado porque contam com diferenciais na questão de luz e tonalidades.

Nesse sentido, elas oferecem alto índice de reprodução de cor (IRC), ou seja, reflete a cor com maior fidelidade. Outro benefício é que elas emitem luz branca, que desperta maior atenção, diferente das lâmpadas de sódio, por exemplo, amareladas.

Além disso, as luminárias em LED têm um raio de iluminação maior e mais assertivo, isto é, a luz é direta e proporciona maior foco. É possível, portanto, perceber melhor os detalhes. Isso representa maior conforto, mas principalmente segurança física, patrimonial e de trânsito.

Sabemos: quem deseja cometer um crime, prefere locais escuros, pois essa condição facilita chegar de surpresa na vítima, ao mesmo tempo que dificulta sua identificação.  Portanto, investir em luminárias de LED na iluminação pública é cuidar da vida dos cidadãos.

Vida longa: LED na iluminação pública exige baixa manutenção

A tecnologia LED possui aproximadamente 65 mil horas de durabilidade, ou seja, cerca de 12 anos de uso. Um tempo incrível, podendo passar do dobro de vida útil de outros tipos de lâmpadas.

Uma curiosidade é que as luminárias em LED têm estimativa de vida útil maior por não emitirem raios UV, diferente das luminárias convencionais. E, pasmem, por não atraírem insetos!

As luminárias em LED geram menor custo de manutenção e substituições por causa, justamente, da alta durabilidade e pela alta resistência a impactos. Assim, ao escolher essa tecnologia se economiza em materiais, mas também com menor necessidade de mão de obra para manter o sistema em funcionamento.

Modernização: Palhoça terá 100% de LED na iluminação pública

Devido a todos esses benefícios, a cidade de Palhoça está em processo de modernização de seu parque de iluminação pública. Nós do QLuz realizamos esse trabalho numa parceria público-privada com o município (PPP).

Desse jeito, estamos substituindo todas as luminárias de vapor de sódio e de vapor metálico por de LED desde novembro de 2020. E toda a rede com 26.845 pontos de iluminação estará modernizada até outubro.

Como atenderemos essa expectativa? Substituindo em média 2.200 luminárias em LED na iluminação pública da cidade por mês. É assim: trabalhando a todo vapor!

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
28/06/2024

Como funciona o processo de acendimento das luzes em Palhoça?

O processo de acendimento das luzes na iluminação pública de uma cidade vai muito além

Leia mais
QLuz Palhoça
03/02/2023

TUSD: A tarifa presente na conta de energia elétrica

Você sabe o que é a sigla TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição)

Leia mais
QLuz Palhoça
23/12/2022

Natal das Luzes: Conceito luminotécnico na Palhoça

Sem dúvida alguma, a maior magia do Natal está na decoração de ruas, praças e

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade