Home / Blog / Por que o investimento em iluminação pública deixa a cidade mais segura?

Por que o investimento em iluminação pública deixa a cidade mais segura?

QLuz Palhoça
23/12/2021

Uma cidade entregue à escuridão é um convite para a ação de malfeitores. Por isso, uma iluminação pública de qualidade é sinônimo de segurança. Além de afastar a criminalidade, a boa prestação do serviço é fundamental para evitar acidentes de trânsito.

Sendo assim, a melhoria da iluminação pública é um investimento de grande retorno para os municípios, afinal tanto a segurança contra o crime quanto a de trânsito é base fundamental para a qualidade de vida da população.

Para tanto, a escolha da tecnologia aplicada faz toda a diferença. E o que temos de ponta hoje é o uso de luminárias em LED, que inclusive é o que possibilita a telegestão, sistema conhecido como a porta de entrada para as cidades inteligentes.

Agora, siga com a gente nesta leitura e você saberá com detalhes por que o investimento na iluminação pública deixa a cidade mais segura. Vamos lá?

Cidades mais seguras com iluminação pública de qualidade

A relação entre iluminação pública e segurança é tão importante que já foram realizadas inúmeras pesquisas para comparar a diferença nas taxas de criminalidade entre locais com alta e baixa luminosidade. E quais os resultados encontrados? Os estudos sempre comprovam que quanto maior a eficiência do serviço, menor o índice de criminalidade.

Entre as pesquisas, uma das mais emblemáticas é a realizada pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, dos Estados Unidos. O grupo fez um experimento com a polícia metropolitana de Nova York em 2016, que incluiu pontos de luz extras em 40 ruas da cidade.

Após seis meses de análise, se chegou a uma redução entre 36% a 60 % nos crimes ocorridos à noite nas vias que receberam reforço. Grande diferença, não é mesmo?

Por isso, podemos afirmar que investir em iluminação pública desperta na população a sensação de segurança. Assim, é capaz de atrair as pessoas para viver as cidades no período da noite, chamando-as à prática desportivas e de lazer nos parques, pistas de caminhada, entre outros equipamentos. Isso traz como benefício mais saúde à população, tendo em vista que muita gente só tem o período noturno livre. Ainda movimenta a economia local, como bares e restaurantes.

Qualidade visual do LED e a segurança de trânsito

Falar de segurança também é tratar de prevenção de acidentes. E a iluminação pública tem tudo a ver com isso. Enxergar bem os obstáculos com o máximo de antecipação possível é valioso para o pedestre, o ciclista, bem como o motorista. Nesse sentido, é o que possibilita a condução (ou circulação) preventiva de todos os atores do trânsito.

Desse modo, é indiscutível que a qualidade luminosa é fundamental para a segurança de todos que transitam pelas ruas da cidade. Portanto, a tecnologia utilizada na iluminação pública, bem como a quantidade correta de luminárias conforme estudos luminotécnicos precisos se faz vital.

Por que o LED faz a diferença na segurança das ruas

Como dito, a escolha do modelo de luminária é o cuidado principal quando se pensa em segurança. Atualmente, a tecnologia LED é a mais eficaz. A melhor nitidez é o principal quesito se tratando de segurança de trânsito, e claro, de segurança contra criminalidade.

Assim, as luminárias em LED proporcionam uma melhor qualidade visual em relação às tradicionais. Isso porque emitem luz branca, que desperta maior atenção, diferente das lâmpadas de descarga de alta pressão de sódio, por exemplo, que são amareladas.

Além disso, as luminárias em LED têm raio de iluminação maior e mais assertivo que as convencionais, proporcionando, assim, uma luz direta com maior foco. Também é importante destacar que a nova tecnologia conta com um alto índice de reprodução de cor (IRC). Ou seja, o dispositivo reflete a cor com maior fidelidade.

Em outras palavras, com o LED é possível perceber melhor os detalhes, isso faz a diferença no trânsito, como também na identificação mais rápida de malfeitores. Afinal, a baixa luminosidade é aliada de quem quer cometer crimes, por dificultar a identificação, bem como facilitar o ataque surpresa.

As diversas vantagens do LED

Mas as vantagens do LED não param por aí. Os benefícios para a iluminação pública vão além daqueles ligados à segurança. Nesse sentido, a eficiência energética é um dos principais destaques. Isso porque pode gerar uma economia acima de 60% na comparação com as antecessoras.

Também há a questão da durabilidade. Sua vida útil chega a 100 mil horas (cinco vezes mais que a de vapor metálico), e é mais resistente a impactos. Além disso, o LED é uma tecnologia ecologicamente correta, pois não possui elementos prejudiciais ao meio ambiente, diferente das lâmpadas de descarga, que contam com gases tóxicos. E mais: o LED é 98% reciclável. Isso sim é sustentabilidade, não é mesmo?

Cidades inteligentes investem em iluminação pública eficaz

Junto a todas essas vantagens, o uso do LED ainda possibilita a introdução da telegestão. Esse sistema permite controlar todo o parque de iluminação pública de forma remota. Assim é possível, identificar qualquer falha, como queima ou intermitência de luminárias em tempo real. Logo, a manutenção pode ser feita com maior agilidade.

Desse modo, o telemonitoramento funciona desse jeito: sensores acoplados nas luminárias de LED enviam informações, como tensão, corrente, potência, a centrais de controle de operações (CCO) por redes sem fio. Nesse local, um software próprio interpreta os dados e a situação das luminárias

A telegestão é fundamental para uma virada importante no modelo de espaço urbano para as chamadas cidades inteligentes. Isso porque a malha utilizada conecta de norte a sul os postes da cidade, onde também podem circular dados para outros serviços públicos.

Assim, a telegestão pode ser base para capturar imagens de movimento de tráfego de carros e pessoas, fazer sensoriamento de qualidade do ar, clima e poluição sonora em tempo real. E mais: integrar tudo e enviar a diversos órgãos públicos, como bombeiros, hospitais, defesa civil e polícia.

Palhoça já deu o start para se transformar numa cidade inteligente. Afinal, encerra o ano com todo o parque de iluminação pública 100% LED, e com sistema de telegestão exclusivo implantado por nós da QLuz. O município conta hoje com mais de 27 mil pontos de luz em LED para garantir segurança e um futuro inteligente.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
17/11/2023

Economia de energia e sustentabilidade: o compromisso da QLuz com Palhoça

Em qualquer lugar do mundo, a economia de energia é algo fundamental para os municípios.

Leia mais
QLuz Palhoça
19/07/2024

A importância das auditorias energéticas

Você sabe o que são auditorias energéticas?  A auditoria energética é um processo sistemático de

Leia mais
QLuz Palhoça
25/02/2022

Iluminação pública em Palhoça: saiba como solicitar manutenção

Desde que assumiu a gestão da  iluminação pública em Palhoça, em maio de 2020, a

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade