Qual a importância de saber os mitos e verdades sobre o LED? Cada vez mais as lâmpadas em LED vêm conquistando a preferência do mercado e as suas vantagens já podem ser percebidas tanto dentro, quanto fora de casa. Principalmente porque se antes a tecnologia estava sendo aproveitada apenas em pequenos projetos, hoje ela passou a ser empregada também na iluminação de grandes indústrias e até das cidades.
O LED é um material que permite que a luz seja emitida por eletroluminescência. Ou seja, pela passagem de corrente elétrica. Dessa forma, é o próprio material da lâmpada que faz com que a energia seja transformada em luz. Sendo assim, este tipo de sistema proporciona uma economia que varia de 50% a 80% na conta quando comparada com os modelos tradicionais.
Mas os pontos positivos não se limitam a questões econômicas e durabilidade. A tecnologia também traz benefícios ambientais, por ser livre de metais pesados, além de garantir mais conforto visual e maior nitidez. O LED promove um facho de luz mais direcionado e apresenta maior índice de reprodução de cores. Enquanto que a LED entrega algo em torno de 90%, a de vapor de sódio chega a pouco mais de 20%.
Na iluminação pública, por exemplo, este sistema permite aos municípios aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. E, assim, a substituição das antigas lâmpadas de vapor metálico tóxico pode garantir uma economia de até 50% aos cofres públicos. Além de manter ruas e praças mais seguras e ainda contribuir com o meio ambiente.
Entretanto, o sistema que, praticamente, aposentou as lâmpadas convencionais ainda causa uma certa estranheza. Por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre a lâmpada LED. Confira:
Lâmpada LED não esquenta – MITO!
O sistema LED gera temperatura térmica durante a conversão da eletricidade em luz, porém não joga o calor para o ambiente. Ou seja, o corpo da lâmpada esquenta sim, como qualquer outra. Mas, seu feixe de luz não. E aí está a razão porque esse tipo de lâmpada não interfere na temperatura do ambiente. Característica que também reflete no aumento da vida útil do produto.
Os LEDs não queimam – VERDADE!
O produto não queima, mas perde a intensidade luminosa com o tempo. E isso graças ao calor que provoca degradação do fósforo nos LEDs brancos causando uma depreciação do brilho e variação na temperatura de cor. Mas não se preocupe, pois isso demora para acontecer, já que as lâmpadas de boa qualidade têm durabilidade de cerca de 50 mil horas. Tempo este que pode chegar a 5 anos, dependendo da frequência de utilização diária. As lâmpadas incandescentes, por exemplo, duram 1 mil horas em média, período pela qual produzem pouca luminosidade e geram muito calor.
Só existe LED com cor branca? – MITO!
Assim como as lâmpadas normais, a cor das lâmpadas de LED pode variar entre tons de luz quente e luz fria. Sendo assim, podemos ter cores que vão do branco, passando pelo neutro, pelo âmbar, até chegar em uma cor mais laranja/amarelada.
Lâmpadas LED não agridem o meio ambiente – VERDADE!
As lâmpadas LED não causam danos à natureza, principalmente porque cerca de 98% dos materiais que as compõem são recicláveis. Diferentemente do que acontece com as lâmpadas tradicionais, que possuem mercúrio em sua composição. Um dos metais mais tóxicos do planeta, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
Iluminação pública 100% LED
No país, muitos municípios apostam nessa tecnologia e estão modernizando seus sistemas. E um bom exemplo disso é a cidade de Palhoça (SC), que saiu na frente e hoje se tornou um dos primeiros municípios brasileiros a contar com 100% do seu parque de iluminação pública em LED. Um avanço que representa um enorme ganho em economia de recursos públicos, na segurança e na qualidade de vida da população.
E tudo isso, graças à Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura e a QLuz, concessionária responsável pela execução dos serviços no município desde maio de 2020. O trabalho que está sendo desenvolvido na cidade tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Sendo assim, contamos com a expertise dos melhores profissionais em iluminação pública.
Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre a história da empresa e o trabalho que é desenvolvido pela QLuz.