Home / Blog / Como aprimorar a gestão da iluminação pública?

Como aprimorar a gestão da iluminação pública?

QLuz Palhoça
25/08/2022

Saber gerir é uma das atividades de maior importância dentro da administração pública. Sendo assim, se torna imprescindível saber lidar com seus desafios e garantir maior eficiência em suas atividades. Entre as práticas que geram grande impacto para a população está a de aprimorar a gestão da iluminação pública. Que tem encontrado nas PPPs (Parcerias Público-Privadas) uma verdadeira aliada. Obtendo, principalmente, resultados relevantes em curto espaço de tempo e sem comprometer seus já apertados orçamentos.

Mais do que a economia gerada aos cofres públicos, o investimento em modernização também fomenta o desenvolvimento do comércio e do turismo local. Com uma iluminação pública de qualidade, em que as pessoas se sintam mais seguras ao andar pelas vias, a vida noturna da cidade muda. E a experiência mostra ainda que este tipo de investimento impacta, por exemplo, na sensação de bem-estar das pessoas.

Para que você possa conhecer mais alguns pontos fundamentais para aprimorar a gestão da iluminação pública de uma cidade, separamos meios de potencializar isso. Vem conferir!

Pontos de luz

Ter o mapa, por regiões e com o status de funcionamento, do parque de iluminação pública da cidade é fundamental para uma boa gestão da iluminação pública. Isso talvez não reduza os custos com o serviço, mas certamente gerará um melhor atendimento à população. Sendo assim, é relevante analisar criteriosamente os bairros que têm menos acolhimento do setor e podem estar às escuras.

Produtividade da equipe de campo

É muito importante contar com profissionais treinados e com amplo conhecimento de todos os detalhes que envolvem este tipo de trabalho. A grosso modo, de nada adianta ter o poste se ele não estiver funcionando. Invista em treinamento de pessoal e na contratação de funcionários que sejam comprometidos.

Tecnologia é fundamental para a gestão da iluminação pública

Invista em tecnologia que permita o acompanhamento de todo o processo de gestão da iluminação pública. Ou seja, desde seu planejamento, fluxo de atendimento, envio de equipe externa até os momentos finais de uma obra de reparo. Essa unificação das atividades evita que qualquer passo fique de fora, gerando mais satisfação da população e redução de custos.

Além disso, também será possível reduzir desperdícios de consumo com o monitoramento dos postes e pontos de luz. Através da telegestão é possível identificar pontos com defeito, que ficam acesos durante o dia, por exemplo. E assim, desligar automaticamente ou por acesso remoto.

Canais de comunicação com a população

Além de disponibilizar os telefones dos tradicionais setores municipais para o cidadão, vale a pena investir em novos canais de comunicação. Como, por exemplo, e-mail, site ou até mesmo via aplicativo. A prática facilita o processo para os cidadãos, que se sentem mais estimulados em participar e reportar os problemas encontrados.

Trabalho em cooperação com o setor privado 

A inovação de alguns empreendedores pode trazer inúmeros benefícios para o setor. Dessa forma, a gestão da iluminação pública de forma integrada vem se consolidando em grande parte dos municípios brasileiros. E, ao optar por esse modelo, as prefeituras delegam a empresas especializadas todo o serviço de iluminação. Desde logradouros, praças e monumentos da cidade, em regime de gestão integral dos serviços. 

Entre as principais vantagens deste modelo de atuação está a profissionalização da gestão pública. Ao transferir a responsabilidade pela prestação de serviços, o governo irá atuar como regulador.Sendo assim, sua atenção estará sobre o planejamento e desempenho do serviço, ao invés do acompanhamento diário até a entrega do trabalho. Além disso, ao delegar serviços para a iniciativa privada, as PPPs permitem que as prefeituras fiquem menos sobrecarregadas. 

Invista em sistemas sustentáveis 

Você sabia que já existem postes com placas de captação de luz solar? O sistema passa o dia captando e armazenando, em pequenas baterias, a energia do sol. Dessa forma, as luzes acendem e apagam automaticamente à noite através de um sensor. É uma tecnologia que informa a falta de iluminação, ou seja, o momento certo para o poste acender. A conta pública de energia elétrica é reduzida e há menor preocupação com o controle de alguns postes, caso o sistema seja adotado.

Aqui em Palhoça, utilizamos as lâmpadas LED, que contribuem para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, tem uma tecnologia não poluente, diferente das antecessoras que possuem gases tóxicos.

Inclusive, a superioridade do LED é atestada pela NBR 5101/2018 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estipula os requisitos para iluminação de vias públicas. De acordo com a norma, o LED é a tecnologia mais apropriada para oferecer iluminação de qualidade, com economia e sustentabilidade, entre outras vantagens. 

Projeto de sucesso

Em Santa Catarina, muitos desses cuidados podem ser observados no projeto de modernização da iluminação pública de Palhoça. O município é a primeira cidade brasileira a ter 100% do seu parque em LED e com telegestão. Dessa forma, são mais de 27 mil pontos com tecnologia que permite o monitoramento remoto do parque em tempo real. Assim fica mais fácil detectar e resolver falhas de forma mais rápida e eficaz. Além de gerar ao município economia com eficiência energética, redução de estoques e custos de manutenção com equipes e serviços.

Sob o comando o consórcio Qluz, responsável pela execução dos serviços no município desde maio de 2020, via Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura, o projeto tem apresentado uma economia média mensal de 63% aos cofres públicos. Da mesma forma que oferece ruas e praças mais seguras, contribui com o meio ambiente e atua como porta de entrada para a cidade se transformar em uma smart city.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
07/05/2021

Você sabe o que é eficiência luminosa?

Quando você vai comprar uma lâmpada, o que costuma analisar para descobrir sua eficiência luminosa?

Leia mais
QLuz Palhoça
27/04/2022

A importância do Índice de Proteção e do Índice de Resistência

Assim como a maioria dos produtos que compramos, as luminárias LED tem especificações que devem

Leia mais
QLuz Palhoça
17/06/2023

Engenheiro eletricista: quais as oportunidades para esse profissional?

Saiba o que faz um engenheiro eletricista e como esse profissional é essencial para empresas

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade