Home / Blog / Modernização da iluminação pública e seus benefícios

Modernização da iluminação pública e seus benefícios

QLuz Palhoça
30/09/2022

Apesar de muitas cidades ainda terem majoritariamente em seus postes lâmpadas convencionais de vapor metálico, a modernização da iluminação pública já é uma realidade. E esta tendência permite, por exemplo, aos municípios aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. 

A substituição das antigas lâmpadas por LED pode garantir economia de até 50% com os gastos de energia elétrica. Da mesma forma que mantém ruas e praças mais seguras e ainda contribui com a sustentabilidade.

Entretanto, as vantagens do uso de LED na modernização da iluminação pública não se limitam a questões econômicas. A tecnologia também traz benefícios ambientais, por ser livre de metais pesados e ser composta por materiais recicláveis. Sendo que, ainda por cima, tem vida útil prolongada, o que diminui a necessidade de descarte. 

O trabalho de implantação segue protocolos rígidos conforme as normas ambientais vigentes, com o descarte enviado a empresas especializadas, que emitem certificado de descontaminação. A chamada logística reversa, muito utilizada em gestões públicas que buscam sustentabilidade. 

Outro ponto positivo para o LED é no que diz respeito ao conforto visual e à maior nitidez para os usuários. Principalmente porque a tecnologia promove um facho de luz mais direcionado e apresenta maior índice de reprodução de cores. Com índices de até 90% para o LED e pouco mais de 20% para a de vapor de sódio.

Confira todos os benefícios da modernização da iluminação pública nos tópicos abaixo:

Menos manutenção

A tecnologia LED é conhecida por ser bastante resistente e com uma taxa de falha muito baixa, devido à própria estrutura que apresenta. Suas cúpulas são produzidas com mecanismos que evitam, por exemplo, danos à pintura e impedem que as peças se soltem.

Maior durabilidade 

A LED tem durabilidade mínima de 60 mil horas – o que pode durar pelo menos 5 anos, dependendo da frequência de utilização diária. As lâmpadas incandescentes, por exemplo, duram 1 mil horas em média, período pela qual produzem pouca luminosidade e geram muito calor. Já as fluorescentes têm uma capacidade luminosa até cinco vezes maior, durando de 10 mil a 15 mil horas.

Eficiência Energética

O LED permite a conversão de energia elétrica diretamente em energia luminosa, ao contrário das luminárias de vapor de descarga de alta pressão. Sendo assim, esta tecnologia precisa de menos energia para iluminar e isso é eficiência energética. Substituindo as luminárias convencionais por LED, a economia na conta de luz pode ser superior a 60%.

Mais tecnologia com a modernização da iluminação pública

O LED tem revolucionado o controle da iluminação pública e é a porta de entrada para modernização da iluminação pública e as Smart Cities, com o monitoramento remoto dos parques de iluminação. Principalmente porque esta é uma ótima forma de se realizar o gerenciamento da iluminação pública, agregando questões de monitoramento civil, serviço de Wifi, segurança pública e coisas do gênero.

Modernização da iluminação pública em Palhoça

Depois de concluir a modernização do parque de iluminação pública de Palhoça, a Qluz começa uma nova etapa do seu projeto. A partir de agora, a concessionária passará a ampliar o parque de iluminação municipal. E, tudo isso, dentro do planejamento previsto pela parceria público-privada (PPP) firmada em maio de 2020.  

O primeiro trecho já entregue foi o que levou iluminação e segurança aos moradores da Rua Hugolino Francisco Duarte, no Alto Aririú. Esta instalação, solicitada pela comunidade, foi uma obra praticamente toda nova, já que existia apenas um poste no trecho da via que recebeu melhorias dentro do planejamento de modernização da iluminação pública. 

Mas não para por aí. Outras 18 obras de ampliação dos pontos de iluminação pública em Palhoça estão em fase de planejamento. Como, por exemplo, na orla da Ponta do Papagaio, da Praia do Sonho, da Pinheira e da Enseada de Brito. Também estão no radar do projeto de modernização da iluminação pública quadras de esportes no Pontal e na Pedra Branca, praças no Caminho Novo, Nova Palhoça, Pedra Branca, Bela Vista e no Frei Damião. 

Além disso, tem ainda o Parque da Barra do Aririú, rótula na Avenida das Torres, no Jardim Eldorado e pontos no portal da Guarda do Embaú. Sem esquecer das ruas na Pinheira, na Ponte do Imaruim, no Centro e no Jardim Eldorado. Os projetos envolvem desde a implantação de infraestrutura completa para rede elétrica até a instalação de postes e luminárias.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
08/09/2023

Tecnologia LED e economia: como a modernização da iluminação pública pode reduzir os custos municipais

Você sabia que a iluminação pública pode reduzir os custos municipais? Através de um projeto

Leia mais
QLuz Palhoça
29/01/2021

Inovação urbana: saiba tudo sobre a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes!

Com a QLUZ, Palhoça já segue as recomendações desse marco regulatório no serviço de iluminação
Leia mais
QLuz Palhoça
29/09/2023

Iluminando caminhos: como a modernização da iluminação pública impacta a segurança urbana

A segurança urbana deve ser prioridade entre as autoridades de um município. Os habitantes precisam

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade