Home / Blog / ESG na modernização da iluminação pública

ESG na modernização da iluminação pública

QLuz Palhoça
30/11/2022

Foi-se o tempo em que para uma empresa se manter no mercado bastava apenas ter bons resultados financeiros. Agora, é preciso melhorar as práticas sociais e sustentáveis.

Esse é um dos motivos para que termos como ESG venham se tornando cada vez mais comentados. Mas você sabe o que essa sigla significa? 

A ESG vem do inglês “environmental, social and governance” e significa respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, que devem ser considerados pelas empresas e pelos investidores. 

Ou seja, esse conceito fala sobre as boas práticas que as empresas podem aplicar. Tendo, principalmente, em vista o cuidado com o meio ambiente, com as pessoas e até mesmo na transparência e gestão das organizações.

Portanto, buscar soluções modernas deve ser um item indispensável para a elaboração de projetos que garantam benefícios sociais, de governança e ambientais para a população de todas as cidades brasileiras. 

E a utilização da tecnologia de LED na iluminação pública está atrelada a todos os critérios da sigla ESG. Ela cuida do meio ambiente, reforçando o compromisso de responsabilidade social e consolidando práticas de governança.

Como se adequar a sigla?

Para as empresas, o ESG é muito mais do que “boas práticas” a serem seguidas. São, em verdade, indicadores e métricas que influenciam diretamente nos seus resultados.

Por isso, o primeiro passo seria entender o que significa esse conceito e sua amplitude. Envolvendo nesse processo todos os setores e colaboradores da empresa. 

Se a sua empresa ainda não está surfando essa onda, confira abaixo alguns passos rumo a um mundo corporativo de maior autorresponsabilidade:

Crie um conselho de ESG – Depois de identificada a necessidade de implementar os critérios de ESG na empresa, é hora de definir os responsáveis pela criação da estratégia. A diversidade e participação dos mais variados setores faz parte do sucesso do projeto. 

Revise as práticas já existentes – O conselho de ESG deve promover a revisão das práticas já existentes na empresa, no que diz respeito ao meio ambiente, à sociedade e à governança corporativa. E, para isso, contar com programas de compliance é essencial.

Estabeleça novas ações – Com o levantamento do que já é realizado pela empresa em mãos, é hora de definir novas estratégias e indicadores. Sendo assim, inclua práticas correspondentes a cada aspecto do ESG, criando um cronograma de implantação, objetivos e formas de mensurar o resultado.

Envolva a sua equipe – Para que o projeto saia do papel é fundamental conquistar a adesão da equipe. Por isso, realize ações de conscientização relacionadas ao ESG a todos os colaboradores. Dessa forma, facilita a implementação da estratégia e cria uma consciência coletiva sobre os benefícios que o ESG pode trazer para a empresa, sociedade e para o meio ambiente.

QLuz ajuda a minimizar impactos no meio ambiente

O processo de modernização da iluminação pública atua diretamente na preservação do solo, água e ar da cidade. Além de garantir mais segurança e economia.

A troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED é mais um passo em direção ao desenvolvimento urbano sustentável. Afinal, os equipamentos modernos estão livres de componentes tóxicos e, assim, não poluem o meio ambiente. 

Além disso, esta tecnologia emite uma quantidade muito menor de dióxido de carbono na atmosfera comparada às luminárias de vapor de sódio.

Em Palhoça (SC), fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura e a QLuz, todo o parque de iluminação pública já opera em LED e com telegestão. 

Tecnologia que permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz. Além de gerar ao município economia com eficiência energética, redução de estoques e custos de manutenção com equipes e serviços. 

Dessa forma, o projeto tem apresentado uma economia média mensal de 63% aos cofres públicos. 

A modernização ainda proporciona ruas e praças mais seguras, contribui com o meio ambiente e é a porta de entrada para a cidade se transformar em uma smart city.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
17/05/2022

A importância da saúde e segurança do trabalho na iluminação pública

Você já deve ter ouvido falar em saúde e segurança do trabalho. Mas sabe para

Leia mais
QLuz Palhoça
07/05/2024

Conheça os benefícios da iluminação pública de LED para a qualidade de vida da população

A iluminação pública de LED do município de Palhoça, em SC, revolucionou a cidade. Isso

Leia mais
QLuz Palhoça
07/04/2023

Como a participação da comunidade ajuda na iluminação pública de Palhoça 

Você sabia que a população também pode ajudar na solicitação de manutenção para serviços públicos?

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade