A modernização da iluminação em áreas históricas de Palhoça é uma ação fundamental para preservar a identidade cultural do município. A QLuz, desde que assumiu a responsabilidade pela iluminação pública através de uma Parceria Público-Privada com a prefeitura, implementou um plano de iluminação de destaque através de um design de iluminação urbana para a valorização, por meio de iluminação, de equipamentos urbanos como pontes, edifícios, monumentos, fachadas e obras de arte de valor histórico, arquitetônico, artístico, cultural ou paisagístico, localizados em espaços públicos de Palhoça.
Você sabia que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, construída em 1750, é uma das mais antigas igrejas de Santa Catarina? Aliás, Enseada de Brito é um dos vilarejos mais antigos do estado, sendo possível encontrar casas lusitanas originais, datadas de 1702!
Palhoça possui edifícios, casas e monumentos que fazem parte da história de nossos antepassados, relíquias que carregam uma grande bagagem cultural e contam a história de seu povo.Portanto, consideramos a modernização da iluminação em áreas históricas tão importante, pois destacamos os monumentos que, se não receberem cuidados adequados, acabam sendo esquecidos. As luzes, quando bem utilizadas, iluminam cenários e atraem moradores e turistas, que passam a frequentar e admirar aquele lugar.
Como a QLuz iluminou a história de Palhoça
A QLuz desenvolveu um projeto luminotécnico para destacar prédios históricos e preservar a herança cultural da cidade através da modernização da iluminação em áreas históricas. Catalogamos os principais atrativos do município e fizemos um plano de iluminação de destaque, que ressalta detalhes de decorações, chamando a atenção para os objetos que pretendemos dar maior foco ou criar efeitos visuais. Na área urbana, esse tipo de iluminação é aplicada sobretudo em esculturas, pontes, bustos e fachadas de prédios históricos. Isso é um incentivo para atrair turistas a conhecerem a memória da cidade e evidenciar a identidade do município.
Entre os pontos que receberam a iluminação especial em Palhoça estão a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, um patrimônio tombado, construído em 1750. A antiga prefeitura, outro marco da história arquitetônica de Palhoça, também recebeu iluminação especial, destacando-se no entorno da praça 7 de Setembro. Nesse ponto tradicional do município, o famoso Relógio de Sol, contemplado no projeto, brilha também à noite. Um monumento importante do itinerante turístico da cidade, projetado em 1999 por Félix Carbajal, artista que construiu quadrantes solares por toda a América Latina.
Técnicas de modernização da iluminação em áreas históricas
Conseguir destacar prédios, monumentos e áreas históricas não é uma tarefa simples, pois é necessário realizar diversos estudos e solicitar autorização para interferir naquele determinado espaço.
A modernização da iluminação em áreas históricas passa por diversos estágios. Além da localização dos postes e a escolha de luminárias mais eficientes, um bom projeto de iluminação pública e arquitetura depende de outros fatores, como, por exemplo, o posicionamento tático do facho de luz. Um detalhe que muitas vezes passa despercebido pela população, mas que faz toda a diferença.
Além disso, você já deve ter ouvido falar que através da luz é possível transmitir diversos sentimentos e sensações. Dessa forma, o tom, a intensidade da luz ou até mesmo o tipo de lâmpada e modelo de luminária podem determinar a qualidade da experiência. Também precisamos ter cuidado para que as luzes não ofusquem a atenção de motoristas nas rodovias, ou que interfira no ecossistema daquela região.
Uso de LED para modernizar a iluminação
É muito bom tornar a cidade esteticamente bem iluminada. Como vimos, a modernização da iluminação em áreas históricas ressalta os olhares de turistas e moradores, é uma forma de preservar o local, evidenciá-lo e promover conexão entre cidadão e história. Mas proporcionar esse benefício com economia para os cofres públicos e sustentabilidade para o planeta é melhor ainda, não é mesmo? Sendo assim, o uso de dispositivos LED é a opção certa para os projetos de iluminação em áreas históricas.
Primeiramente, o LED é tecnicamente mais vantajoso por ser focal, podendo ser acionado instantaneamente e ainda ter um alto índice de reprodução de cores. Sua eficiência energética pode ultrapassar em 60% as luminárias convencionais. É sustentável, já que não possui nenhum componente tóxico, e sua manutenção é otimizada, pois sua vida útil é elevada – pode chegar a 90 mil horas segundo o Ministério de Minas e Energia!
A QLuz transformou a cidade de Palhoça através na modernização da iluminação em áreas históricas. E é muito importante que nossos olhares estejam sempre atentos à cidade, com o objetivo de gerar beleza, modernização, preservação ambiental e cultural e sustentabilidade. Podemos fazer muito através das luzes, afinal, elas existem para o desenvolvimento, bem-estar e segurança de toda a população.
Se gostou desse conteúdo, compartilhe! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você!