Home / Blog / Brilhando na rota do turismo sustentável: o impacto da iluminação pública em Palhoça

Brilhando na rota do turismo sustentável: o impacto da iluminação pública em Palhoça

QLuz Palhoça
24/11/2023

Você sabe o que é um turismo sustentável? 

Resumidamente, um município que possui um turismo sustentável é aquele que se preocupa em proporcionar atividades, eventos e ambientes que oferecem melhorias nas experiências dos turistas na cidade, mas que também preserva e atende às necessidades das comunidades que vivem naquele espaço. Nesse tipo de turismo, há a intenção de proteger o ecossistema, pensando sempre no futuro da região e das espécies que ali convivem.

Mas o que a iluminação pública tem a ver com o turismo sustentável? 

Tudo!

É através da iluminação pública que conseguimos iluminar e dar destaque para uma cidade. Além disso, também é possível tornar os espaços mais úteis, tanto durante o dia quanto à noite, promovendo o desenvolvimento humano e a economia local. E quando as lâmpadas são econômicas e as ferramentas utilizadas na iluminação pública são eficientes e sustentáveis, o resultado é uma cidade mais bela, útil, procurada pelos turistas e, ainda, preservada, o que resulta em um turismo sustentável. 

O papel das luzes nos cenários da cidade

As luzes proporcionam diversas sensações às pessoas, e quando utilizadas de maneira consciente, geram sentimentos de conforto, segurança e bem-estar. 

A QLuz, quando assumiu a responsabilidade pela iluminação pública da cidade de Palhoça em 2020, estudou com cautela sobre o município e, em parceria com a prefeitura, desenvolveu um projeto que atende às necessidades de cada canto da cidade. Neste projeto, mapeamos os pontos turísticos que precisavam de destaque e através do design de iluminação urbana evidenciamos pontos importantes para a história de Palhoça. 

Um desses pontos é a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada na Enseada do Brito. Este edifício é um patrimônio tombado, com data de construção remontando a 1750. Trata-se de uma das três igrejas mais antigas de Santa Catarina, que merece ser preservada e destacada. Ela atualmente faz parte do turismo sustentável de Palhoça. Sustentável porque utiliza iluminação em LED e todas as lâmpadas são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) que a QLuz desenvolveu para a iluminação pública do município.

A antiga prefeitura, outro marco da história arquitetônica de Palhoça, também recebeu iluminação especial, destacando-se no entorno da praça 7 de Setembro. Nesse ponto tradicional do município, o famoso Relógio de Sol, contemplado no projeto, brilha também à noite. Um monumento importante do itinerante turístico da cidade, projetado em 1999 por Félix Carbajal, artista que construiu quadrantes solares por toda a América Latina.

Além dessas referências, também faz parte do plano de turismo sustentável a Igreja Matriz de Palhoça, a Capela Imaculada Conceição, a Igreja Passagem do Maciambu, a Casa da Cultura Açoriana e o monumento do Pescador no Parque da Barra. 

Como a QLuz promove o turismo sustentável em Palhoça

Como mencionamos anteriormente neste artigo, todos os cenários iluminados em Palhoça contam com lâmpadas LED. As antigas lâmpadas de vapor metálico foram substituídas por essa tecnologia, muito mais econômica, eficiente e sustentável, fazendo do município a primeira cidade brasileira a contar com iluminação pública 100% em LED.

Dessa forma, os monumentos históricos, ruas, praças e estradas contam com maior eficiência energética, o que resulta em mais pessoas aproveitando a cidade por mais tempo, proporcionando qualidade de vida e um turismo sustentável para quem visita Palhoça.

Além da tecnologia em LED nas lâmpadas, todas elas ainda são monitoradas pela equipe do CCO da QLuz. Nesse sistema, é possível programar o acionamento e o desligamento de luminárias, além de regular a intensidade de luz. Também é capaz de captar falhas nas lâmpadas e receber chamados dos cidadãos que solicitarem manutenção na iluminação através do telefone ou aplicativo, desenvolvido especialmente para os palhocenses.

Dessa forma, garantimos que as luzes estejam sempre em pleno funcionamento, além de economizar na energia elétrica e também na verba para pessoal nas ruas, uma vez que não é necessário realizar rondas para verificar se o sistema apresenta alguma falha. Isso tudo contribui para um turismo sustentável, pois ao mesmo tempo que garante iluminação para os espaços, também preserva o meio ambiente e faz com que os moradores tenham melhoria de vida.

Uma cidade bem iluminada promove desenvolvimento humano

Uma boa iluminação pública atrai as pessoas para atividades ao ar livre, pois promove maior segurança, embelezamento e bem-estar na cidade. Praças, ruas e ambientes mais iluminados promovem segurança urbana e consequentemente maior desenvolvimento humano e econômico, uma vez que as pessoas ficam até mais tarde fora de casa e turistas usufruem melhor dos espaços.

Com a apropriação dos espaços públicos, a ação na iluminação pública e arquitetura reforça e potencializa a cidade como um destino turístico. E tudo isso tem reflexo direto no fomento cultural, social e econômico das áreas revitalizadas. E nada disso faria sentido para a QLuz se não estivéssemos pensando no futuro com um turismo sustentável. Por isso, a importância de escolhermos caminhos mais sustentáveis, que preservem o meio ambiente e que todos tenham melhorias a longo prazo.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você! 

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
14/04/2023

Investimentos na iluminação pública: case de Palhoça

Espaços como ruas e parques às escuras estão entre as principais insatisfações da população quando

Leia mais
QLuz Palhoça
30/12/2021

Retrospectiva 2021 da iluminação pública em Palhoça

O ano está perto do fim, e a QLUZ tem muito o que comemorar na

Leia mais
QLuz Palhoça
05/02/2024

Já ouviu falar na carta brasileira para cidades inteligentes?

A carta brasileira para cidades inteligentes foi lançada em dezembro de 2020 na Smart City

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade