Você já pensou em produzir fotografia noturna? Sim, é possível e o resultado das imagens são impressionantes! Mas claro, existem algumas técnicas fotográficas para que seja possível tirar fotos à noite, já que a iluminação do sol é inexistente. Outro ponto importante também é a iluminação artificial – essencial para captar as fotos noturnas. É necessário luzes eficazes e belas para que a fotografia fique boa.
Na cidade de Palhoça, temos ruas, praças, avenidas e orlas das belíssimas praias muito bem iluminadas com a iluminação pública implementada pela QLuz e a prefeitura do município. Dessa forma, se você gosta de fotografar e está pretendendo tirar fotos à noite, Palhoça é um ótimo lugar para isso!
Como produzir fotografia noturna
Para a fotografia noturna, existem algumas técnicas essenciais que vamos listar agora! Elas vão ajudar você, seja um fotógrafo iniciante ou até mesmo profissional, a captar boas imagens à noite – um grande desafio para os fotógrafos, afinal, foto é luz!
- Manipule a abertura e a exposição na câmera
Quando vamos tirar fotos com o celular, a fotografia noturna pode ser produzida através do flash, que emite uma luz branca na hora da foto e clareia os objetos à frente. Porém, nem todo mundo gosta de usar. Dessa forma, é necessário utilizar algumas funcionalidades da câmera, como a técnica de longa exposição.
A longa exposição consiste em diminuir a velocidade do obturador para o sensor ficar aberto por mais tempo. Assim, a câmera absorve mais luz do ambiente e capta mais elementos do local.
- Utilize um tripé
O tripé é um grande aliado da fotografia noturna, pois quando a câmera está parada, evita-se que as fotos saiam borradas, principalmente quando estamos fotografando um local à noite que possui somente luzes artificiais. E com a velocidade do obturador mais baixa, é preciso ter ainda mais cuidado para que tudo não saia tremido.
- Fotografe com foco manual
Nos casos das fotos noturnas, é necessário sair do modo automático da câmera. Assim, além da velocidade do obturador, é necessário regular também de forma manual o foco da câmera. Para melhores registros, mantenha distância o máximo que conseguir para manter o céu focado e conseguir fazer bons registros.
- Utilize controle remoto
Uma boa dica para caprichar na fotografia noturna é utilizar um controle remoto na câmera. Dessa forma, é necessário colocar a câmera no tripé, deixá-la parada, acionar o temporizador para 5s pelo menos e apertar para tirar a fotografia. Dessa forma, evitamos que a imagem saia borrada.
Locais em Palhoça que valem a pena fotografar à noite
O município de Palhoça é belo por natureza, e tanto moradores quanto turistas podem aproveitar as belezas naturais da cidade – durante o dia e à noite. No centro da cidade e no litoral existem paisagens de tirar o fôlego, que se unem à iluminação pública projetada para enaltecer as belezas da região.
Palhoça também enaltece seu passado com um projeto luminotécnico de ponta. Destacamos prédios históricos e preservamos a herança cultural da cidade através da modernização da iluminação em áreas históricas. Catalogamos os principais atrativos do município e fizemos um plano de iluminação de destaque, que ressalta detalhes de decorações, chamando a atenção para os objetos que pretendemos dar maior foco ou criar efeitos visuais. Cenários perfeitos para a fotografia noturna.
Entre os pontos que receberam a iluminação especial em Palhoça estão a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, um patrimônio tombado, construído em 1750. A antiga prefeitura, outro marco da história arquitetônica de Palhoça, também recebeu iluminação especial, destacando-se no entorno da praça 7 de Setembro. Nesse ponto tradicional do município, o famoso Relógio de Sol, contemplado no projeto, brilha também à noite. Um monumento importante do itinerante turístico da cidade, projetado em 1999 por Félix Carbajal, artista que construiu quadrantes solares por toda a América Latina.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito
As praias também recebem iluminação especial
A cidade de Palhoça recebe em média 100 mil visitantes por temporada. Não é à toa que seu slogan é “Bela por Natureza”. A paisagem litorânea é belíssima. Por isso, o município investe fortemente em infraestrutura para o turismo. Desse modo, possui uma das orlas mais iluminadas do país! Mais cenários ideais para a fotografia noturna.
Por exemplo, a região praieira mais extensa e visitada, que vai da orla da Pinheira a Ponta do Papagaio, tem aproximadamente 80% de iluminação. São mais de 7 quilômetros, que contam com postes de 16 metros de altura, equipados com projetores e luminárias de alta potência. Bem próxima, a Praia do Sonho está igualmente iluminada.