A iluminação em áreas de lazer é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança das pessoas que buscam viver a cidade
Quando uma cidade oferece recreação infantil, principalmente gratuita e ao ar livre, garante que as famílias aproveitem melhor a cidade onde vivem. E é claro que nesses locais a iluminação pública é fundamental, porque proporciona a segurança das crianças e também dos pais.
Um local mal iluminado não é atraente, tampouco convidativo para que as crianças possam aproveitar. Locais escuros são alvos fáceis para criminosos, que buscam por ambientes escondidos para praticar furtos e outros crimes na cidade.
Dessa forma, é preciso que as prefeituras e empresas responsáveis pela iluminação pública de um município garantam iluminação eficiente, adequada e até mesmo divertida para as crianças aproveitarem os parques, praças e áreas de lazer.
A importância dos parques e praças para a população
Os parques e praças são elos democráticos de convivência entre moradores de uma cidade. Servem de ponto de encontro entre adolescentes, espaço para crianças brincarem, adultos baterem um papo com vizinhos e passearem com seus pets. Nesse sentido, uma boa iluminação pública é um convite para a população aproveitar essas áreas à noite com conforto e segurança.
Junto a isso, a iluminação pública bem planejada pode dar um toque todo especial à paisagem urbana. Esse embelezamento, além de cativar os moradores, é importante para atrair a atenção dos turistas e, consequentemente, impulsionar a economia do entorno.
Como a iluminação em áreas de lazer é fundamental para os pequenos
Sabemos que os playgrounds ao ar livre são locais muito procurados pelos pais. Esses locais de recreação infantil aproximam as crianças das famílias, pois garante a diversão dos pequenos enquanto os pais descansam ou até mesmo se divertem juntos.
E playgrounds precisam ser seguros, oferecendo iluminação adequada para que não haja nenhum acidente inesperado. Afinal, estamos falando de crianças, então todo o cuidado é pouco.
A iluminação, além de garantir a segurança dos pequenos nos brinquedos, também é convidativa, pois um local bem iluminado é mais belo durante à noite, transmite maior sensação de segurança – evitando crimes – e as crianças podem aproveitar as brincadeiras até mais tarde, sem medo do escuro.
A segurança infantil deve ser prioridade nas cidades, afinal, crianças merecem desfrutar dos ambientes, explorando o mundo ao seu redor e criando memórias que duram para sempre.
Projeto luminotécnico de áreas de lazer
A iluminação pública de parques e praças requer primeiramente um bom projeto luminotécnico, que leve em consideração questões técnicas, como intensidade luminosa, fluxo luminoso e iluminância. Isso de acordo com o tamanho do espaço, uso e as sensações que se deseja provocar.
O sistema de iluminação de praças e parques para recreação infantil segue a mesma norma que estipula requisitos mínimos de qualidade para ruas e rodovias: a NBR 5101:2018, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Dessa maneira, um projeto de iluminação deve garantir coesão, qualidade da luz, perspectiva, equilíbrio e simetria, assim como conforto. No entanto, atenção: uma iluminação com muitos contrastes ou excesso de brilho pode causar dificuldade visual, o que influencia na segurança.
Técnicas de direcionamento da luz
A QLuz trabalha desde 2020 na cidade de Palhoça com um projeto de iluminação pública que visa atender todas as demandas da população, garantindo ambientes bem iluminados, belos, convidativos e harmônicos.
Na iluminação em áreas de lazer, há diversas técnicas de direcionamento conforme o efeito pretendido. Por exemplo, a luz de degraus, ou step lighting, serve para ressaltar desníveis de escadas e facilitar a visualização de obstáculos. Outro artifício comum se chama up lighting direcionado, que direciona a luz de baixo para cima, de modo a destacar um detalhe, um objeto ou um conjunto de elementos.
É importante destacar que as luzes de parques e praças devem estar em harmonia com o restante da iluminação pública de onde estão inseridos. Isto é necessário para evitar que uma intervenção afete a outra de maneira negativa.
Quando há esforços para garantir a segurança infantil nas áreas de parques e praças, temos ambientes acolhedores, convidativos e paisagens mais belas para que toda a família desfrute com conforto e bem-estar a cidade onde vive. Turistas também são atraídos por locais visualmente belos e seguros, garantindo também o fomento da economia local.