Você sabe o que são auditorias energéticas?
A auditoria energética é um processo sistemático de avaliação do consumo de energia em uma empresa. Seu principal objetivo é identificar oportunidades de melhoria para otimizar o consumo de energia e, ao mesmo tempo, reduzir os custos associados. Durante a auditoria, são analisados os consumos de energia, a eficiência dos equipamentos e as perdas energéticas existentes. Essa iniciativa contribui para a sustentabilidade financeira, melhoria contínua na operação e maior transparência no uso de energia.
Como funcionam as auditorias energéticas dentro das empresas
A diversidade de formas de energia utilizadas em uma unidade consumidora, seja ela um estabelecimento industrial, um edifício comercial ou residencial, e a complexidade das transformações que podem ocorrer na utilização de energia elétrica daquele local exigem a necessidade de uma rigorosa gestão de energia dentro da empresa responsável por oferecer essa energia àquele local.
Dessa forma, o gestor de energia precisa optar pelas melhores estratégias e sobre a forma como a energia será gerida, evitando desperdícios, aumentando a eficácia e cumprindo com as normas previstas em lei.
Assim, a auditoria energética é uma espécie de inspeção realizada pelo gestor de energia, que tem o objetivo de calcular o consumo de energia, a eficiência energética dos equipamentos utilizados e as perdas de energia. Com o resultado dessa auditoria, obtemos um conjunto de informações que devem ser utilizadas para implementar ações que garantam a eficiência energética daquele edifício, ou seja, a redução do consumo de energia elétrica.
Os principais objetivos da auditoria energética
Agora que sabemos o que é uma auditoria energética, vamos entender melhor quais seus objetivos. Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) de Portugal, que serve de modelo para todos os países do mundo, os principais objetivos da auditoria energética são:
- Especificar as formas de energia utilizadas em um determinado local;
- Examinar o modo como a energia é utilizada e seus respectivos custos;
- Estabelecer a estrutura do consumo de energia;
- Determinar os consumos por processo, operação ou equipamento;
- Relacionar o consumo de energia com a produção;
- Identificar a possibilidade de melhorias dos rendimentos energéticos;
- Analisar tecnicamente e economicamente as soluções encontradas;
- Propor um esquema operacional de gestão de energia na empresa;
- Propor a substituição de aparelhos que estejam consumindo alto nível de energia por outros mais eficientes e com menos gastos;
- Propor a alteração de fontes energéticas, caso necessário.
Confira as etapas de uma auditoria energética dentro de uma empresa
A auditoria energética precisa ser dividida em etapas para que todos os processos sejam aproveitados e também para obtermos resultados mais precisos. Vamos conferir quais são essas etapas:
- Primeira etapa: visita prévia ao edifício a ser auditado a fim de levantar as informações necessárias e realizar uma análise detalhada das faturas de energia do ano anterior;
- Segunda etapa: análise física minuciosa dos equipamentos e sistemas geradores de energia existentes no edifício, bem como suas condições de operação e controle, cuidados de manutenção e seu tempo de operação;
- Terceira etapa: tratamento das informações para extração de indicadores e resultados precisos, como o rendimento energético dos equipamentos, seu consumo unitário, etc.
- Quarta etapa: elaboração de um relatório onde deve ser apresentadas todas as informações levantadas, assim como a indicação das ações a serem praticadas para a redução dos consumos nas áreas analisadas.
A importância da auditoria energética para a iluminação pública
Neste artigo, explicamos com detalhes o que é uma auditoria energética, qual sua função dentro das empresas, seus objetivos e como são as etapas que precisam ser cumpridas para termos um resultado final preciso.
Quando falamos em empresas, nos referimos também a concessionárias, como é o caso da QLuz. Dentro de nossa concessionária, é extremamente necessário que haja um controle total sobre os gastos com a energia elétrica na iluminação pública, a fim de estudar detalhadamente como podemos reduzir cada vez mais o consumo, economizar energia, utilizar produtos e ferramentas renováveis a fim de praticar a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, entregar lâmpadas eficientes, com luzes capazes de iluminar toda uma cidade.
É bastante coisa, não é mesmo?
Por isso as auditorias energéticas são tão importantes. Com elas, conseguimos estar sempre controlando o consumo de energia de nossas lâmpadas, estudando quais são os melhores passos a serem tomados e economizar o que podemos, tanto nos cofres públicos quanto nos resíduos que deixamos no meio ambiente.