Assim como a maioria dos produtos que compramos, as luminárias LED tem especificações que devem ser observadas na hora da compra. Entre as mais importantes estão o Índice de Proteção (IP) e o Índice de Resistência ao Impacto (IK).
Esses códigos representam padrões internacionais e indicam que esse equipamento segue as normas da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). O primeiro – IP – classifica e avalia o grau de proteção de produtos eletrônicos contra intrusão, poeira, contato acidental e água. Já o IK determina o grau de proteção da luminária LED contra impactos externos, ele especifica a resistência do equipamento a danos mecânicos.
Nesse post vamos explicar o que cada índice significa, quais os parâmetros usados para medi-los, além de destacar os dados que você deve observar na hora de escolher uma luminária LED, para que possa aproveitar ao máximo a durabilidade dela.
O Índice de Proteção
Como destacamos no início do texto, o Índice de Proteção indica a resistência de uma luminária contra sólidos ou líquidos. Quanto maior o grau de IP, maior será o grau de proteção. Por exemplo: se você vai comprar lâmpadas para instalar no jardim, é importante que elas sejam resistentes à chuva, nesse caso devem ter um IP elevado, para evitar trocas mais frequentes.
A sigla IP vem sempre acompanhada de dois dígitos. Cada dígito tem um significado: o primeiro significa o grau de proteção contra objetos sólidos – que varia entre a vedação até contra pequenas partículas de poeira -, já o segundo dígito é o grau de proteção contra contato acidental com líquidos – varia entre proteção contra respingos leves ou até mesmo proteção total para submersão das lâmpadas.
Alguns setores da indústria, por exemplo, passam por higienização bastante agressiva. Nestes casos é importante que a luminária suporte o processo sem afetar sua durabilidade.
Veja os números que determinam o grau de proteção:
Primeiro dígito:
0 – Não protegido
1 – Proteção contra objetos sólidos com 50 mm de diâmetro ou mais
2 – Proteção contra objetos sólidos com 12,5 mm de diâmetro ou mais
3 – Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro ou mais
4 – Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro ou mais
5 – Proteção contra poeira
6 – À prova de poeira
Segundo dígito:
0 – Não protegido
1 – Protegido contra gotas que caiam na vertical
2 – Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°
3 – Protegido contra borrifo de água
4 – Protegido contra jorro de água
5 – Protegido contra jatos de água
6 – Protegido contra jatos potentes de água
7 – Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos
8 – Protegido contra a imersão contínua em água
9 – Proteção contra a imersão (durante 1 m) e resistente à pressão
9K – Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão
Um bom parâmetro para seguir é o seguinte: luminárias externas padrão IP67 garantem a integridade do circuito e também dos LEDs. Se o drive de alimentação não ficar diretamente exposto à chuva, o IP66 é uma boa opção.
O Índice de Resistência
Os padrões do Índice de Resistência, são usados, como citamos acima, para designar a proteção de objetos contra impactos mecânicos. No caso das luminárias LED, ele determina a força do produto contra quedas, marretadas ou atos de vandalismo, por exemplo. Mas esse índice não se aplica apenas a lâmpadas LED, ele é cada vez mais utilizado por empresas para descrever produtos especializados, como câmeras e receptores.
Como acontece no índice Índice de Proteção, os parâmetros seguem uma tabela. No caso do IK ela vai de 0 (sem nenhuma resistência) até 10 (resistência máxima). Quanto maior for o valor numérico do IK, maior será a resistência mecânica da luminária LED. Por exemplo, um produto classificado como IK08 tem alto nível de proteção. Para receber essa certificação ele passou por testes e resistiu a um impacto de martelo ou bola de aço de 1,7 kg de uma altura de 30 cm em uma caixa (cada lado externo da caixa é impactado).
Qual é a importância dessas certificações?
Saber qual o IP e o IK da sua luminária garante que você escolha o produto adequado para o ambiente e o uso ao qual ela vai se destinar. Assim, você terá benefícios como:
- Redução da possibilidade de danos;
- Duração adequada da lâmpada;
- Redução de custos com manutenção.
Quer saber mais curiosidades sobre lâmpadas LED, iluminação pública e muito mais? Acesse nossos outros conteúdos!