Home / Blog / Benefícios da iluminação pública LED no Distrito Industrial de Palhoça

Benefícios da iluminação pública LED no Distrito Industrial de Palhoça

QLuz Palhoça
30/08/2024

O Distrito Industrial de Palhoça conta com mais de 20 mil CNPJs ativos! Isso significa que a cidade vem crescendo cada vez mais, se tornando um importante polo industrial para Santa Catarina.

E isso requer muito investimento das autoridades para que o município continue crescendo, gerando empregos, se tornando a casa de muitos cidadãos e o destino dos turistas. E a iluminação pública não poderia ficar de fora desses investimentos primordiais.

Iluminação pública é essencial 

Sabemos que iluminação pública de qualidade gera mais segurança para a população e embelezamento para a cidade, assim como aumenta o desenvolvimento socioeconômico de toda uma região. Isso porque com luzes é possível que moradores fiquem nas ruas até mais tarde, usufruindo do comércio local que também fica de portas abertas durante mais tempo, assim como monumentos históricos, orlas, praças e ruas iluminadas por luzes que chamam atenção das pessoas.

Dessa forma, o Distrito Industrial de Palhoça só tem a ganhar. Desde 2020, quando a QLuz assumiu o compromisso de levar iluminação pública de qualidade para o município, através de uma Parceria Público-Privada com a Prefeitura de Palhoça, compreendemos que a cidade só se tornaria um polo industrial com luzes de qualidade, espalhadas por cada canto, de maneira estratégica.

E foi isso que aconteceu de lá pra cá! A eficiência na iluminação e segurança pública impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Traz, por exemplo, maior tranquilidade para os pais com adolescentes que estudam à noite. E ainda encoraja o comerciante a ficar com as portas abertas até mais tarde. Logo, ajuda a movimentar o comércio e o desenvolvimento socioeconômico local.

E o papel do LED foi fundamental em todo esse avanço.

LED: mais que uma lâmpada – uma experiência

A substituição das lâmpadas a vapor de mercúrio por LED é uma escolha econômica, pois reduz a necessidade de manutenção e de troca, é segura, permitindo o alcance da luz nos mais diversos pontos, e sustentável, pois reduz os danos ao meio ambiente.

O uso do LED na iluminação pública foi responsável por muitos avanços no setor, ligados à versatilidade e à possibilidade de ampliar a automatização do serviço. No entanto, o ponto mais determinante para a troca das lâmpadas é, quase sempre, a economia com os gastos de energia elétrica – que pode chegar a 60%, dependendo da tarifa praticada no município.

A tecnologia do LED torna mais fácil seu uso e compatibilidade com maior número de equipamentos, além de permitir um melhor direcionamento da iluminação. Isso contribui muito para o Distrito Industrial de Palhoça, que além de contar com uma iluminação de qualidade, também possui um sistema de telegestão, onde monitora todas as lâmpadas LED em tempo real, diminuindo riscos de falhas e consertando todo e qualquer tipo de irregularidade.

O Distrito Industrial de Palhoça cresce com economia com o uso de LED

Os gastos com energia elétrica estão entre as principais despesas das prefeituras municipais e essa é uma das razões pelas quais muitos prefeitos têm optado pela terceirização dos serviços.

As lâmpadas de LED são cerca de 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as lâmpadas fluorescentes. No consumo final, isso representa uma redução bastante considerável na conta de luz.

O tempo médio de vida útil das lâmpadas de LED é de, aproximadamente, 50 mil horas, cinco vezes a mais que as fluorescentes, reduzindo assim os custos com trocas e manutenção.

Esse tipo de lâmpada também é essencial no Distrito Industrial de Palhoça, pois oferece mais eficiência energética que os sistemas de lâmpada a vapor, isto é, produzem mais luminosidade com menor consumo de energia.

O aproveitamento energético é maior em função do ligamento instantâneo e da potência do fluxo luminoso. Além disso, o LED emite menos calor e apresenta menor risco de curto-circuito.

LED também combate a criminalidade

O sistema LED possui mais luminosidade e é mais versátil, podendo ser usado de diferentes formas, por exemplo, com maior foco em áreas mais perigosas, garantindo maior segurança em ruas, avenidas e praças.

Algumas prefeituras optam por combinar lâmpadas de LED mais fortes (com mais watts) próximas a câmeras de monitoramento, facilitando a identificação em caso de delitos ou acidentes de trânsito.
Sabendo da importância do desenvolvimento socioeconômico para a cidade, e também para o fomento do Distrito Industrial de Palhoça, a QLuz transformou o parque de iluminação pública da cidade e agora o município conta com iluminação pública 100% em LED e com telegestão – um grande avanço para a região, que cresce mais a cada ano.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
12/01/2024

Cidades inteligentes brilham mais: inovações tecnológicas da iluminação pública

Quando falamos em inovações tecnológicas, logo pensamos em aparelhos e máquinas de última geração que

Leia mais
QLuz Palhoça
14/05/2021

Qual tipo de LED é melhor? COB ou SMD?

Já é de conhecimento geral que as luminárias em LED são as mais eficientes e

Leia mais
QLuz Palhoça
21/07/2023

Entenda como funcionam as redes de distribuição elétrica

Os sistemas de redes de energia elétrica levam energia para residências e comércios, conectando os

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade