Investir em iluminação pública é promover qualidade de vida à comunidade. Ruas e espaços públicos como praças, parques e avenidas bem iluminadas geram segurança e também incentivam atividades de esporte e lazer, além de fomentar a economia local. E cabe às prefeituras garantir o serviço de manutenção, instalação e substituição de infraestrutura de iluminação pública, o que exige conhecimento técnico, investimento em tecnologia e atendimento rápido.
Por isso, a prefeitura de Palhoça (SC), na Grande Florianópolis, buscou parceria com empresas privadas via Parceria Público-Privada (PPP). Após vencer a licitação pública, o consórcio QLUZ assinou contrato com a Prefeitura palhocense em maio de 2020. Desde então, as equipes do consórcio fazem a manutenção do sistema diariamente. Só nos primeiros quatro meses de atuação, foram atendidas mais de mil ocorrências via call center. As equipes do QLUZ também realizaram 2,6 mil rondas, totalizando 3,7 mil atendimentos para manutenção do sistema entre 1° de maio e 31 de agosto.
Para garantir a qualidade do serviço prestado, as rondas são realizadas de forma contínua, diariamente e independentemente de chamados da comunidade, para detectar e reparar falhas de forma rápida, proporcionando maior segurança e conforto aos munícipes. Ou seja, há sempre equipes circulando pelos logradouros pré-programados, garantindo assim a agilidade operacional.
Canal aberto para a população solicitar atendimentos
Mesmo com esse serviço sistemático de rondas, é fundamental haver um canal para que a comunidade possa fazer solicitações de manutenção de lâmpadas piscando, ou apagadas durante a noite ou acesas de dia, por exemplo. Por isso, o QLUZ disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo número 0800-606-1535. O prazo para atendimento desses chamados é de até 48 horas, salvo casos em que ocorra falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.
Com o serviço do call center para agilizar o atendimento quando há falha na iluminação pública, o atendimento à demanda da população torna-se muito mais rápido. Por isso, é comum que muitos atendimentos sejam feitos até mesmo antes do prazo, por conta da agilidade das equipes assim que recebem o chamado. Porém, é importante que o cidadão repasse o máximo de informações possível, para garantir a fácil localização do ponto de luz com problema.
Informações importantes
Ao ligar para o call center via 0800-606-1535, o cidadão palhocense precisa prestar as seguintes informações para o correto registro das reclamações ou solicitações:
* Dados do solicitante: Nome, número de documento pessoal, endereço, formas de contatos (telefone e e-mail).
* Dados do ponto de iluminação: Número identificador do ponto, que é a etiqueta instalada junto ao braço da luminária (não é obrigatório, mas se o munícipe indicar esse número, agiliza-se o atendimento), endereço do ponto de luz com problema, complemento ao endereço etc.
O sistema do QLUZ manterá o cadastro dos munícipes que já registraram solicitações, facilitando, assim, a inclusão de solicitações futuras. Com isso, é possível montar um histórico da região, usando esses dados para elaboração das rondas. Isso porque, mesmo que não ocorram chamados, as equipes de manutenção realizam rondas nos sete dias da semana com o objetivo de reparar falhas de forma rápida.