O chuveiro elétrico no inverno é bastante utilizado, afinal, quem não gosta de ficar aquecido, relaxando no chuveiro após um dia todo de frio?
Há dois tipos de chuveiros: os que aquecem com eletricidade (chuveiro elétrico) e os que aquecem através de gás. O primeiro tipo é bem mais barato, tanto a estrutura do chuveiro quanto sua instalação, onde muitas vezes o próprio morador consegue colocá-lo em seu banheiro. Ao contrário dos chuveiros a gás, que precisam de uma instalação mais robusta, já que precisam ser ligados ao gás para aquecer.
No Brasil, o mais popular é, ainda, o chuveiro elétrico. Mas será que ele pode ser um vilão das contas de luz no inverno? Vamos ver a seguir!
Consumo de energia do chuveiro elétrico
O chuveiro equivale a 25% do gasto com energia elétrica. E, além disso, também é campeão de desperdício de água. Uma ducha de 15 minutos, por exemplo, pode consumir mais de 200 litros. Portanto, é fundamental superar a tentação de ficar muito tempo no banho para relaxar. Desligar o chuveiro enquanto você se ensaboa e lava os cabelos é uma dica interessante.
Se você busca economizar eletricidade e água, busque utilizar de forma racional o chuveiro elétrico no inverno. Eles podem, sim, aumentar – e muito – sua conta de luz e água no final do mês!
Outro cuidado que ajuda a poupar energia é não deixar o chuveiro o ano todo na posição inverno. Contudo, instalar um sistema solar é outra boa ideia para economizar, já que você reduz drasticamente a conta de luz elétrica quando você tem energia fotovoltaica instalada em sua residência ou no seu comércio!
Energia fotovoltaica: uma boa ideia para economizar
A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica cresceu 161% no Brasil em 2019, se comparado a 2018, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Quantum Engenharia, empresa que criou a QLuz, acredita que a procura tem aumentado devido à redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica que o sistema oferece, além de ajudar na prevenção ao meio ambiente.
Além da grande economia de energia, o uso de sistemas de energia fotovoltaica evita a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa. Na próxima década, a expansão dessa tecnologia deve dar um salto.
Mas isso não quer dizer que, instalando as placas de energia fotovoltaica na sua casa, você pode ficar horas utilizando o chuveiro elétrico no inverno. Afinal, eles ainda geram o consumo de água, que também aumenta quando você toma banhos demorados!
O chuveiro elétrico no inverno só é um vilão quando usado incorretamente
É importante destacarmos o quanto um banho faz bem para o corpo e para a mente. Não estamos condenando o chuveiro elétrico no inverno, longe disso! Estamos apenas alertando para o consumo consciente desse tipo de chuveiro, que pode gerar bastante gastos.
Por isso, a QLuz dá algumas dicas:
- Opte sempre por banhos curtos, sem fazer desse momento um spa ou algo parecido.
- Outra dica também é desligar o chuveiro quando for se ensaboar ou passar o shampoo e condicionador nos cabelos – principalmente para quem tem o cabelo extenso.
- Instale energia fotovoltaica na sua casa! Ela pode economizar até 90% nas contas de luz.
- Cronometre seu banho. Isso pode te ajudar a não ver o tempo passar.
Dicas de economia com outros eletrodomésticos
Outras dicas que você pode praticar em casa, com outros eletrodomésticos:
- Apague a luz quando ninguém estiver no ambiente;
- Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima;
- Acumule roupas e passe todas de uma só vez.
- Só abra a porta da geladeira quando houver necessidade e diminua a temperatura no inverno;
- Não coloque toalhas nas prateleiras da geladeira e nem utilize sua parte traseira para secar roupas.
- Dê preferência para a luz natural e opte por cores claras para as paredes e pisos.
- Substitua as lâmpadas tradicionais por tecnologia LED.
- Desligue carregadores da tomada quando os equipamentos estiverem carregados. Aparelhos em stand-by também consomem energia.