Cidades sustentáveis dependem de uma série de fatores para existirem. O principal dos fatores é a economia de recursos naturais, contribuindo para preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo o futuro da humanidade. Por isso, é necessário que autoridades estejam sempre pensando e projetando como as cidades vão utilizar menos e produzir mais – o que chamamos de eficiência energética.
A eficiência energética é o primeiro passo para as cidades sustentáveis. Traçando este objetivo, é necessário que todas as áreas de um município estejam em sintonia para economizar e ao mesmo tempo oferecer qualidade de vida aos cidadãos. Por exemplo, na iluminação pública, devemos utilizar ferramentas e mecanismos que gastem menos energia elétrica, mas que também contribua para uma iluminação de qualidade na cidade. Dessa forma, o LED é a melhor opção para isso. Os benefícios são inúmeros, como vamos ver a seguir.
Benefícios do LED para a eficiência energética
Na iluminação pública, a substituição das lâmpadas de sódio e mercúrio por dispositivos de LED pode oferecer uma economia de até 70% no consumo das cidades, conforme um estudo conduzido pela Philips em colaboração com o Climate Group.
A tecnologia LED é capaz de modernizar os espaços, preservando o meio ambiente e desenvolvendo cidades sustentáveis, já que esse tipo de lâmpada não possui elementos tóxicos e é reciclável. Diferentemente das lâmpadas tradicionais, as lâmpadas LED não contêm vapores metálicos tóxicos, como o mercúrio, em sua composição. Isso é fundamental para evitarmos danos à saúde e ao meio ambiente, uma vez que esses elementos químicos, quando utilizamos em grande quantidade, podem contaminar solo, água e ar. A tecnologia LED é, portanto, uma opção mais sustentável e segura.
Além disso, as lâmpadas LED ainda têm baixa emissão de calor, não emitem raios ultravioletas nem infravermelhos e podem chegar a 90 mil horas ! Na prática, significa menos trocas e menos lixo, além da economia já mencionada. Além disso, possuem uma possibilidade maior de reprodução de cores e ainda mais intensidade na luz, quando comparadas aos modelos antigos.
Cidades sustentáveis são o futuro do planeta
A QLuz compreende que devemos pensar no futuro do planeta hoje, não deixando de preservar nossos recursos e negligenciar o que temos de mais importante: nossa própria existência. Cidades sustentáveis necessitam de projetos bem estruturados para oferecer tanto para o meio ambiente quanto para o cidadão o melhor dos mundos.
Além da economia, também existe o fator da inteligência. Isso porque cidades sustentáveis também utilizam de forma consciente a tecnologia, uma grande aliada para proporcionar iluminação pública de qualidade em cada canto do município.
Em Palhoça, por exemplo, nós da QLUZ modernizamos o conceito de iluminação pública com base na sustentabilidade e evolução tecnológica. São mais de 27 mil pontos de iluminação em LED por todo o município, quando substituímos as lâmpadas antigas feitas de mercúrio e sódio, poluentes e ultrapassadas em questão de tecnologia, por materiais muito mais sustentáveis e qualificados.
Recursos que facilitam a vida do cidadão
A tecnologia LED ainda possibilita o monitoramento em tempo real de todo o sistema por meio da telegestão, representando um grande avanço tanto para a cidade quanto para os cidadãos. Através desse monitoramento, é possível programar o acionamento e o desligamento de luminárias, além de regular a intensidade de luz.
Além disso, a QLUZ implementou o Centro de Controle Operacional (CCO), que possui a capacidade de identificar falhas nas lâmpadas e receber solicitações de manutenção da população. Quando utilizamos a tecnologia LED, o município pode reduzir os custos municipais, uma vez que todo o sistema gera economia aos cofres públicos, oferece ruas e praças mais seguras e também contribui com o meio ambiente.
Essa iniciativa contribui para uma iluminação pública mais eficaz e responsiva às necessidades da comunidade, fazendo com que Palhoça faça parte, cada vez mais, das cidades sustentáveis.