Iluminação pública adequada para avenidas e ruas movimentadas é essencial para garantir a redução de acidentes à noite. Sabemos que quando há algum trecho escuro na cidade onde vivemos a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas fica completamente comprometida. A luz é essencial para oferecer sinalização e maior tranquilidade no tráfego para todos os cidadãos.
Por isso, as prefeituras e as empresas responsáveis pela iluminação pública dos municípios precisam se certificar que o máximo de locais possíveis da cidade precisam ter postes de iluminação, distribuídos de forma eficiente. Além disso, as lâmpadas precisam estar funcionando perfeitamente, sem falhas, e também com a intensidade adequada para cada trecho. Dessa forma, conseguimos avenidas e ruas mais seguras, com a redução de acidentes à noite.
A iluminação pública noturna traz segurança nas ruas e nas estradas
Vamos começar com um dos maiores benefícios da iluminação pública noturna em nossas vidas: a segurança que as luzes nos proporcionam. Seja nas avenidas movimentadas por carros, caminhões, ciclistas e pedestres ou em praças onde as famílias vão pegar um ar fresco durante à noite. Em todos esses locais é extremamente necessário haver iluminação para garantir a segurança de todas as pessoas.
Você sabia que a cidade de Palhoça, onde a QLuz atua na área de iluminação pública desde 2020, é a 7ª cidade mais segura do estado de Santa Catarina? Esse é um dado do segundo anuário de 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, compilado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário sediada em Goiânia.
A QLuz entende sobre os benefícios da iluminação pública noturna para a segurança das pessoas. Um dos fatores que contribuem significativamente para a diminuição de crimes na cidade é um projeto de iluminação pública de qualidade, que atende às demandas da população e dos espaços, focando em utilizar tecnologia de ponta para oferecer lâmpadas eficientes, duradouras e de qualidade.
E é isso que a QLuz está fazendo desde 2020 em Palhoça. Em conjunto com autoridades locais, forças policiais e comunidade, com implementação de estratégias de segurança, como iluminação, aumento da presença policial, câmeras de segurança, programas sociais e colaboração contínua entre órgãos públicos e comunidade, é possível promover mais segurança urbana.
Como a QLuz ilumina estradas e evita acidentes à noite
Avenidas movimentadas e ruas onde circulam veículos, pedestres e ciclistas precisa, obrigatoriamente, de uma iluminação pública noturna adequada. Isso quer dizer que postes de luz precisam estar distribuídos de forma eficiente e as lâmpadas devem estar sempre acesas, evitando que certas áreas fiquem na escuridão.
A QLuz, em parceria com a Prefeitura de Palhoça, fez com que o município recebesse o mérito de ser o primeiro do Brasil a ter uma iluminação pública 100% com luzes de LED e com telegestão. E isso é um grande avanço para a cidade, pois garante postes com luzes funcionando por mais tempo, monitoradas em tempo real, e com equipes prontas para realizar manutenção caso haja necessidade. Assim, garantimos uma iluminação pública noturna eficiente, evitando acidentes.
A avenida das Torres, por exemplo, é considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana de Palhoça. Ela começa no Rio Imaruim, na divisa com São José, e segue até o bairro Pagani, onde se situam os edifícios públicos, como o Centro Administrativo e o Fórum de Justiça da Comarca. Sofisticada, é formada por quatro pistas, sendo duas em cada sentido, com passeio público, canteiro central, calçadas e ciclovias. É de extrema importância que a avenida esteja sempre com as luzes acesas, em pleno funcionamento.
Riscos de pedestres e ciclistas em vias e estradas mal iluminadas
No trânsito, pedestres e ciclistas são o lado mais frágil. Logo, correm maior risco em vias e estradas escuras. Sem uma boa iluminação pública noturna, fica mais difícil para o motorista visualizar à noite se alguém atravessa a rua em sua frente. Desse modo, qualquer distração nessas condições pode ser fatal nas estradas de Palhoça.
A Organização Pan-Americana de Saúde reconhece o grande risco que os pedestres correm por conta de condições de baixa iluminação. Por isso, o Manual de Segurança Viária para Gestores e Profissionais da Área da entidade recomenda aos gestores públicos investimentos em iluminação pública eficazes para a segurança no trânsito. Isso, sobretudo, em faixas de pedestres.
O documento cita, por exemplo, uma pesquisa da Austrália, que revelou queda de 59% de acidentes com pedestres após melhorias de iluminação pública em suas vias. No caso dos ciclistas, não é diferente. Uma boa iluminação pública influencia a condução das bikes. Ver e ser visto é primordial para a segurança de quem pedala, e há redução de acidentes à noite.