Que os exercícios físicos fazem um bem danado à saúde, isso todo mundo já sabe. Mas você tem noção da importância da iluminação adequada para a prática de esportes nas quadras?
Bem, uma iluminação equilibrada traz conforto e melhora o rendimento, assim como é fundamental para a segurança dos atletas, sejam eles profissionais ou amadores. E mais: é importante também para possibilitar que torcedores e telespectadores não percam nenhuma jogada.
Esse zelo é importante porque a iluminação de quadra tem necessidades diferentes da iluminação das ruas ou da sua casa. Nos espaços desportivos, ela precisa ser na medida certa. Afinal, se houver pouca luz, um jogador pode tropeçar com facilidade, podendo resultar até mesmo em graves lesões. Por outro lado, se a intensidade for exagerada, facilita a ocorrência de ofuscamento, que prejudica a visão e, consequentemente, a performance.
Desse modo, a iluminação esportiva deve seguir uma série de critérios, como tipo de refletores e distanciamento dos postes. Para isso, os especialistas têm ao seu dispor a norma NBR 8995-1, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Continue com a gente nesta leitura, que mostraremos cada aspecto relevante para a iluminação de quadras!
Norma NBR 8995-1 e a iluminação esportiva
A iluminação esportiva, como dito antes, deve ser uniforme. Desse jeito, é preciso seguir certos princípios. O primeiro deles é: não comprar refletores e postes à revelia. Assim, antes de mais nada, é preciso elaborar um projeto luminotécnico, o que requer a presença de um especialista.
Esse profissional deve ter a NBR 8995-1, que trata da iluminação de diversos tipos de ambientes, como guia. Cabe salientar que a ABNT já teve uma norma específica para quadras, a NBR 8837-1985, mas esta foi cancelada. Por isso, atenção para não utilizar de parâmetro a norma errada.
Dentre as recomendações, a NBR 8995-1 estabelece medidas para alcançar uniformidade da luz. Aí entra em jogo a quantidade de luz que incide sobre a superfície, isto é, a iluminância. Para as quadras esportivas, esse índice deve ser de 300 LX no plano horizontal, mas pode variar segundo o esporte praticado.
Nesse sentido, a altura e distanciamento dos postes, a ausência de ofuscamento e tons adequados para as luminárias são outros pontos que influenciam para uma boa iluminação. Da mesma forma, é importante considerar o contraste produzido pela luz, o estado de adaptação do olho, o tamanho dos objetos em quadra e a velocidade da prática desportiva.
Postes e refletores por modalidades esportivas
Em suma, a regra número um da iluminação esportiva é cobrir toda a área da quadra de forma homogênea. Desse modo, cada modalidade precisa de uma quantidade específica de luz para garantir melhor desempenho. Além da finalidade do espaço, é preciso avaliar as condições e tamanhos do local, se existe ou não arquibancada, entre outras características.
Acima de tudo, cada detalhe depende do cálculo do projetista e da modalidade. A partir do projeto, escolhe-se a potência do refletor, que deve ser de preferência na tecnologia LED, como veremos mais adiante.
Além disso, esse estudo indicará a distância e altura dos postes. Nesse caso, a medição de altura pode ser feita por um cálculo sobre 1/3 da lateral da quadra, que pode ter entre 6 e 25 metros. Agora, vejamos alguns exemplos da iluminação em espaços esportivos!
- Campo de society – normalmente necessita de seis a oito postes de nove metros de altura com refletores LED de 200W a 400 W, com dois posicionados no eixo da quadra e o restante a cada 15 metros.
- Quadra de tênis – requer entre três a quatro postes com refletores LED de 400W, com nove metros de altura. Os postes devem se posicionar a cerca de nove metros de distância da rede. Isso em ambos os lados. Todos a uma distância de 3,5 metros dos limites externos da quadra.
- Quadra poliesportiva – recomenda-se usar pelo menos quatro postes que estejam a sete metros de distância do eixo e três metros dos limites da quadra. Refletores LED de 200W a 400 W.
É importante frisar que a iluminação nos parâmetros corretos é fundamental para evitar problemas que podem afetar o desempenho do atleta, como o ofuscamento.
Fique atento ao ofuscamento
Você está prestes a fazer aquela jogada de mestre, seja no vôlei, seja no futebol. E aí você vê uma luz te “cega” momentaneamente. Isso é um tormento para qualquer jogador!
Esse efeito é provocado pelo ofuscamento, uma perturbação visual causada pela presença de um brilho indesejado muito forte no campo da visão, que reduz de maneira curta ou longa a performance visual. Ele pode vir de uma luz direta ou indireta, quando a luz reflete em uma superfície ou objeto. Elevados contrastes no campo visual também podem causar ofuscamento.
Por isso, é tão importante ter alguns cuidados na hora de montar a iluminação de uma quadra, como colocar o refletor na posição correta, por exemplo. A altura da montagem e pontos de focalização dos projetores individuais também influenciam na ocorrência ou não de ofuscamento. A intensidade da luz conta muito. Se ela estiver muito forte, provavelmente provocará esse desconforto.
Um alerta: sempre haverá algum indício de ofuscamento, mas há limites: o índice de ofuscamento unificado (UGR) da iluminação não pode ultrapassar 22.
Por que usar LED na iluminação de quadras?
Como adiantamos, o modelo dos refletores também são fundamentais para uma boa iluminação. Como as quadras precisam de uma iluminação plena, a escolha de um modelo eficiente se faz indispensável, caso contrário, haverá desperdício de energia na certa. E ninguém quer uma conta alta no fim do mês, não é mesmo?
Uma luminária LED é tão eficiente que pode gerar uma economia superior a 60% em relação às de vapor de descarga em alta pressão. Mas suas vantagens visuais são os grandes atrativos para sua instalação em quadras esportivas. Antes de mais nada, possui luz branca, importante por despertar maior atenção em quadra.
As lâmpadas em LED também têm um raio de iluminação maior e mais assertivo. Ou seja, a luz é direta e proporciona maior foco. Ela também alcança um alto índice de reprodução da cor (IRC), acima de 70%. A título de comparação, uma lâmpada de mercúrio, amarelada, oferece 30%. Portanto, o dispositivo em LED reflete as cores com maior fidelidade, o que é muito importante para a prática desportiva.
Baixa emissão de calor
Outro fator interessante é que o LED tem baixa emissão de calor, o que é muito bom para espaços de prática de atividade física. Tudo isso se tratando de uma tecnologia sustentável, aliada a alta durabilidade.
É esta receita que nós, do Luz, seguimos nos espaços desportivos da cidade de Palhoça, onde gerenciamos o sistema de iluminação pública. Portanto, não tem como errar na hora de montar a iluminação de uma quadra esportiva. O negócio é desenvolver um bom projeto e usar apenas luminárias e refletores em LED!