Home / Blog / Como funciona o Centro de Controle Operacional (CCO) da QLuz

Como funciona o Centro de Controle Operacional (CCO) da QLuz

QLuz Palhoça
30/09/2024

O Centro de Controle Operacional (CCO) da iluminação pública na cidade de Palhoça é primordial para manter as luzes funcionando perfeitamente. Ele é composto por inteligência artificial capaz de garantir mais economia e eficiência em cada poste de luz da cidade. Através do CCO, a QLuz gera economia aos cofres públicos, sustentabilidade e ainda ressalta as belezas que a região tem para oferecer.

E você quer saber como ele é capaz de fazer tudo isso? Nós vamos te explicar!

Um novo projeto, um novo cenário

No ano de 2020, o município de Palhoça ganhava um novo conceito de iluminação pública. Através de uma Parceria Público-Privada entre a concessionária QLuz e a prefeitura de Palhoça, a iluminação pública foi transformada em cada canto da cidade, somando mais de 27 mil pontos de luz que contribuem para manter os bairros sempre acesos.

Todos esses pontos de luz utilizam lâmpadas LED. No projeto de iluminação pública que a QLuz desenvolveu junto com a prefeitura, substituímos todas as antigas lâmpadas feitas com vapor de sódio pela iluminação em LED, que têm infinitas mais vantagens do que as antigas. E a partir das novas lâmpadas, desenvolvemos o Centro de Controle Operacional para a implementação de um sistema de telegestão dessas lâmpadas, utilizando tecnologia de ponta, uma ação inovadora no Brasil.

Com esse sistema, somos capazes de monitorar em tempo real os mais de 27 mil pontos de luz que existem em Palhoça, evitando falhas e agilizando processos para a resolução de problemas relacionados à iluminação na cidade.

Com uma iluminação pública 100% em LED e com telegestão, Palhoça se tornou a primeira cidade brasileira a realizar essa conquista, entrando no rol das cidades inteligentes.

Para que serve o Centro de Controle Operacional da QLuz em Palhoça

Ter um Centro de Controle Operacional na iluminação pública apresenta inúmeras vantagens. Uma delas é o acendimento das luzes.

Um sistema inteligente na hora de acender as luzes de uma cidade é fundamental na iluminação pública. Por isso, o primeiro passo no projeto de iluminação em Palhoça foi transformar todo o parque e revolucionar esse processo. 

O município conta com monitoramento remoto do parque em tempo real, permitindo que as luminárias que não ascenderam através dos sensores de fotocélulas – utilizados nas lâmpadas para acenderem conforme a falta de luz natural – enviem um comunicado de falha ao Centro de Controle Operacional.

O processo de acendimento das luzes em Palhoça é totalmente automatizado e o chamado vai diretamente para a equipe de campo sem que haja a necessidade de intervenção dos operadores. Além disso, o trabalho de manutenção na iluminação pública da cidade também é acionado pelo próprio sistema, que encaminha a equipe diretamente ao local exato da falha. Com essas inovações tecnológicas, é possível diminuir a necessidade das rondas e vistorias periódicas realizadas pelas equipes de manutenção, o que gera uma economia de verba com a redução de profissionais nas ruas e maior eficiência energética.

Através de nosso Centro de Controle Operacional, são gerenciados todos os alertas de telegestão, além dos chamados realizados pelos outros canais de serviços, como o aplicativo “Cidade Iluminada” e também na central de atendimento com o número 0800 606 1535. 

Mantendo a cidade sempre acesa e segura

Uma boa iluminação melhora o raio de visibilidade e contribui para preservar a vida no trânsito, por exemplo. Com uma iluminação pública de qualidade e com postes de luz funcionando corretamente, o motorista pode perceber o perigo com antecedência, quando houver. Logo, é fundamental para evitar acidentes. 

E a agilidade para resolver falhas de iluminação não seria tão eficaz sem o Centro de Controle Operacional no município.

Nas estradas de Palhoça, a QLuz se preocupou em deixar trechos importantes muito bem iluminados. A avenida das Torres, por exemplo, é considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana do município. Ela começa no Rio Imaruim, na divisa com São José, e segue até o bairro Pagani, onde se situam os edifícios públicos, como o Centro Administrativo e o Fórum de Justiça da Comarca. 

Sofisticada, é formada por quatro pistas, sendo duas em cada sentido, com passeio público, canteiro central, calçadas e ciclovias. É de extrema importância que a avenida esteja sempre com as luzes acesas, em pleno funcionamento.

Grande parte graças ao Centro de Controle Operacional, a QLuz mantém todos os índices de lâmpadas apagadas abaixo de 1% desde 2022. O que fica abaixo da metade do limite contratual, que é de 2% em relação ao total de pontos de iluminação da cidade. Uma ótima notícia para quem vive ou visita o município!

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
05/12/2022

Os desafios da eficiência energética na iluminação pública

De acordo com estudo realizado pelo Banco Mundial, a iluminação pública representa mais de 4%

Leia mais
QLuz Palhoça
24/03/2023

Iluminação Pública da Palhoça é trabalho QLUZ

Cidade é uma das primeiras do Brasil 100% em LED e com telegestão  A iluminação

Leia mais
QLuz Palhoça
20/01/2021

Entenda de vez o que é PPP e qual o processo para licitação nessa modalidade

As parcerias público-privadas trazem inúmeras vantagens na gestão de serviços públicos. Entre os benefícios estão
Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade