Um bom design de iluminação urbana torna a cidade muito mais agradável aos nossos olhos. Já sabemos que uma iluminação pública de qualidade traz inúmeros benefícios, como segurança, bem-estar para a população e economia nos gastos públicos.Mas uma iluminação inteligente vai além: ela ainda consegue dar destaque para prédios históricos. Além disso, realça monumentos arquitetônicos e culturais que fazem parte da história da cidade, tornando os ambientes muito mais belos e preservados.
Em Palhoça, a QLuz se preocupou com o design de iluminação urbana, pois é fundamental valorizar os espaços – que já são belos por natureza – e atrair pessoas para visitarem e utilizarem cada canto da cidade. Assim como planejar a inserção de luzes nas ruas e rodovias, uma iluminação especial também deve ser planejada com cautela.
Como construir um bom design de iluminação urbana
Para dar destaque aos ambientes e tornar os espaços agradáveis aos olhos, é necessário desenvolver projetos luminotécnicos. Esses projetos têm como objetivo verificar uma série de quesitos técnicos, sendo os principais: intensidade luminosa, fluxo luminoso e iluminância. Desse modo, precisamos tomar cuidado para evitar que a luz ofusque a visão de motoristas e pedestres. Nos jardins, devemos prestar atenção no excesso de exposição de luz em plantas para não correr o risco de queimá-las.
Dentro do design de iluminação urbana, contamos com a iluminação decorativa, onde há diversos métodos dependendo do efeito desejado. Por exemplo, na iluminação arquitetural, podemos ressaltar detalhes e aspectos mais interessantes das construções, ou seja, emoldurar objetos. Para isso, são empregadas técnicas de direcionamento da iluminação. Entre as mais utilizadas no espaço público, estão a chamada up lighting direcionado, que direciona a iluminação de baixo para cima, destacando um detalhe, um objeto ou um conjunto de elementos.
Devemos considerar outros aspectos, como a eficiência energética e a vida útil das lâmpadas. Assim, o tipo LED é o mais indicado, até mesmo porque tem maior possibilidade de uso de cores, luz direta e acionamento instantâneo. No caso de prédios tombados, pode-se exigir ainda mais estudos e autorizações.
Palhoça ilumina suas heranças culturais
A QLuz desenvolveu um projeto luminotécnico exclusivo para destacar prédios históricos, preservando a rica herança cultural da cidade por meio do design de iluminação urbana. Após catalogar os principais atrativos do município, elaboramos um plano de iluminação de destaque que incluiu a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada na Enseada do Brito. Este edifício é um patrimônio tombado, com data de construção remontando a 1750. Trata-se de uma das três igrejas mais antigas de Santa Catarina, e merece ser iluminada com esmero!
A antiga prefeitura, outro marco da história arquitetônica de Palhoça, também recebeu iluminação especial, destacando-se no entorno da praça 7 de Setembro. Nesse ponto tradicional do município, o famoso Relógio de Sol, contemplado no projeto, brilha também à noite. Um monumento importante do itinerante turístico da cidade, projetado em 1999 por Félix Carbajal, artista que construiu quadrantes solares por toda a América Latina.
Além dessas referências, também faz parte do plano de design de iluminação urbana a Igreja Matriz de Palhoça, a Capela Imaculada Conceição, a Igreja Passagem do Maciambu, a Casa da Cultura Açoriana e o monumento do Pescador no Parque da Barra.
Maior segurança, bem-estar e desenvolvimento humano
Uma boa iluminação pública atrai as pessoas para atividades ao ar livre, pois desfaz a sensação de medo. Praças, ruas e ambientes mais iluminados promovem segurança urbana e consequentemente maior desenvolvimento humano, influenciando até mesmo na saúde da população, pois sabemos que a maioria das pessoas trabalham durante o dia e tem apenas o período noturno para se exercitarem, por exemplo.
Sendo assim, um bom design de iluminação urbana liberta a preocupação dos moradores para que possam vivenciar o espaço urbano e aproveitar as noites estreladas nos parques e praças. Com a apropriação dos espaços públicos, a ação na iluminação pública e arquitetura reforça e potencializa a cidade como um destino turístico. E tudo isso tem reflexo direto no fomento cultural, social e econômico das áreas revitalizadas.