Todos os cidadãos deveriam se preocupar com a economia de energia elétrica, afinal, o controle de gastos quase sempre está sob nosso controle, seja dentro de nossas casas ou onde trabalhamos. E quando pensamos em economizar a partir do que temos controle, vemos o quanto é vantajoso quando o governo também se preocupa com isso e adota medidas essenciais para economizar energia na iluminação pública.
Quanto mais economia, melhor! E não estamos falando para deixar de utilizar a energia elétrica, pelo contrário, ela existe para nos oferecer mais conforto, comodidade e segurança. Porém, quando somos conscientes e pensamos na redução de custos de energia, utilizamos esse recurso quando realmente é necessário, evitando desperdícios. E quando falamos de iluminação pública, é necessário utilizar sempre materiais e ferramentas que nos ofereçam eficiência energética.
Vamos entender agora como poupar gastos com a energia elétrica na iluminação pública e também dentro da sua própria casa!
Como a iluminação pública inteligente ajuda a reduzir custos de energia
Muito falamos sobre eficiência energética neste blog. Eficiência energética significa fazer mais utilizando menos, ou seja, reduzir gastos e impactos ao meio ambiente e ao mesmo tempo oferecer aos cidadãos uma iluminação pública de qualidade e eficiente.
Desde 2020, com a implementação de uma iluminação pública inteligente, a QLuz na cidade de Palhoça está gerando uma economia de energia elétrica de 62% nos cofres públicos em comparação com o antigo sistema. Isso porque desde o início de nossos trabalhos, substituímos todas as lâmpadas antigas feitas de vapor de sódio por lâmpadas LED, muito mais econômicas, eficientes e sustentáveis. Além disso, a QLuz ainda implementou um sistema de telegestão para monitorar em tempo real cada lâmpada.
Por todas essas mudanças significativas, Palhoça possui o mérito de ser a primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e com telegestão, colocando o município no patamar das cidades inteligentes.
Dessa forma, para garantir redução de custos de energia na iluminação pública, o governo e as empresas responsáveis pela iluminação das cidades precisam pensar em soluções imediatas, e implementar, muitas vezes, estruturas inovadoras e que gerem economia em curto, médio e longo prazo.
Como promover economia de energia elétrica dentro da sua casa
A economia de energia elétrica exige mudança de hábito. São pequenas ações cotidianas que devemos fazer todos os dias, mas que causam um grande efeito: contribuir para a sustentabilidade do planeta. Além disso, também gera economia financeira. Confira abaixo algumas atitudes para poupar energia:
- Apague a luz quando ninguém estiver no ambiente;
- Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima;
- Acumule roupas e passe todas de uma só vez.
- Só abra a porta da geladeira quando houver necessidade e diminua a temperatura no inverno;
- Não coloque toalhas nas prateleiras da geladeira e nem utilize sua parte traseira para secar roupas.
- Dê preferência para a luz natural e opte por cores claras para as paredes e pisos.
- Substitua as lâmpadas tradicionais por tecnologia LED.
- Desligue carregadores da tomada quando os equipamentos estiverem carregados. Aparelhos em stand-by também consomem energia.
Inteligência artificial e economia andam lado a lado
O uso da Inteligência Artificial, por exemplo, é um avanço significativo para gerar economia de energia elétrica. Medidores de energia elétrica com IA fixados nos pontos de consumo (casas, comércios e indústrias) poderão coletar e repassar à empresa fornecedora de energia dados de consumo, medindo o fluxo de potência demandada, horários de pico de consumo e detectar também possíveis falhas de energia.
Esses dados, aliados à inteligência artificial, podem ser interpretados automaticamente, identificando problemas como fugas de energia ou ligações irregulares, o que poderia mobilizar rapidamente equipes responsáveis para resolver as situações.Assim, fazendo o bom uso da Inteligência Artificial no setor de energia elétrica, uma maior eficiência na gestão energética poderia gerar uma economia no consumo. Dessa forma, reduzindo custos para o consumidor, para as empresas geradoras e fornecedoras de energia. Consequentemente, diminuindo drasticamente diversos danos para a sociedade e para o meio ambiente.