O dia 22 de setembro é marcado pelo início da primavera no hemisfério sul do planeta. Isso quer dizer que, a partir de agora, as temperaturas tendem a subir um pouco, tornando o clima mais ameno e, ainda, florindo as ruas da cidade e tornando tudo mais colorido.
Características da primavera
Com a despedida do inverno, temos várias mudanças em nossos dias: a primeira delas é que os dias e as noites, agora, têm a mesma duração. No inverno, a noite tende a ser mais longa do que o dia, ou seja, amanhece mais tarde e o sol se põe mais cedo. Já na primavera, o sol aparece mais cedo e se põe mais tarde, então o dia tem maior duração.
Outra mudança é nos termômetros: as temperaturas nesta estação tendem a subir em relação ao inverno, mas não tanto quanto no verão. Ou seja, é um clima bastante agradável para passear e aproveitar tanto o dia quanto a noite.
Temos também a presença de muitas flores na primavera. Isso porque é a estação onde elas costumam desabrochar, tornando as árvores e arbustos mais coloridos e agradáveis aos olhos. Com as temperaturas mais equilibradas, a flora tende a rejuvenescer, e essa é uma das principais características da estação.
Como a primavera pode te ajudar a economizar energia elétrica
Nesta época do ano, com as temperaturas mais agradáveis, muitas vezes não é necessário ligar os aquecedores, como no inverno. Tampouco precisamos ligar o ar condicionado para nos refrescarmos, pois o clima ainda não está quente como no verão. Ou seja: o equilíbrio perfeito para você manter aquecedores e ar condicionado desligados!
Os banhos também não precisam ser tão demorados quanto no inverno, afinal, quando está frio costumamos passar mais tempo embaixo da água quentinha, não é mesmo?
Outro ponto positivo da primavera é que, agora, o clima está mais agradável para sair de casa. Com os dias mais longos e as temperaturas equilibradas, é possível passar mais tempo aproveitando a luz do sol e também a cidade. Dessa forma, os eletrodomésticos passam mais tempo desligados por não estarmos em casa, e com os dias maiores podemos aproveitar a luz natural sem a necessidade de acender lâmpadas a todo momento como estávamos fazendo no inverno.
A luz natural é muito importante na hora de economizar energia elétrica! Ainda mais se você não utiliza lâmpadas econômicas, como as de LED. A QLuz sempre faz questão de enfatizar o quanto o modelo LED auxilia na redução de energia elétrica, seja dentro da sua casa, no seu comércio e até mesmo na iluminação pública da sua cidade. Mais econômica do que ela, somente a luz natural!
Aproveite a beleza da sua cidade na primavera
Com as temperaturas mais agradáveis, é possível aproveitar diariamente as belezas da sua cidade e conhecer melhor o lugar onde você vive.
Na cidade de Palhoça, você pode aproveitar tanto o dia quanto a noite durante a primavera para observar as belezas naturais, monumentos históricos e comércios locais que a região oferece. Isso porque a QLuz, responsável pela iluminação pública do município em parceria com a prefeitura, faz questão de enaltecer as paisagens com um belo projeto de iluminação pública.
À noite, temos ruas, praças, avenidas e orlas das belíssimas praias muito bem iluminadas. No centro da cidade e no litoral existem paisagens de tirar o fôlego, que se unem à iluminação pública projetada para enaltecer as belezas da região.
Caminhos iluminados de Palhoça
Palhoça também enaltece seu passado com um projeto luminotécnico de ponta. Destacamos prédios históricos e preservamos a herança cultural da cidade através da modernização da iluminação em áreas históricas. Catalogamos os principais atrativos do município e fizemos um plano de iluminação de destaque, que ressalta detalhes de decorações, chamando a atenção para os objetos que pretendemos dar maior foco ou criar efeitos visuais.
Entre os pontos que receberam a iluminação especial em Palhoça estão a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, um patrimônio tombado, construído em 1750. A antiga prefeitura, outro marco da história arquitetônica de Palhoça, também recebeu iluminação especial, destacando-se no entorno da praça 7 de Setembro. Nesse ponto tradicional do município, o famoso Relógio de Sol, contemplado no projeto, brilha também à noite. Um monumento importante do itinerante turístico da cidade, projetado em 1999 por Félix Carbajal, artista que construiu quadrantes solares por toda a América Latina.
As praias de Palhoça também ficam belíssimas na primavera! E em qualquer outra estação, é claro. Mas a presença das flores coloridas nos ambientes naturais ressalta ainda mais a beleza dos lugares.
E as noites na primavera ficam mais agradáveis para visitar as praias. A região praieira mais extensa e visitada, que vai da orla da Pinheira a Ponta do Papagaio, tem aproximadamente 80% de iluminação durante à noite. São mais de 7 quilômetros, que contam com postes de 16 metros de altura, equipados com projetores e luminárias de alta potência. Bem próxima, a Praia do Sonho está igualmente iluminada!