Manter o orçamento familiar em dia não é uma tarefa muito fácil. Ainda mais depois de tantos aumentos, como os registrados em itens como a cesta-básica, combustíveis e aluguel. Mas com um pouco de organização é possível ajudar para que a conta feche no final do mês. Como, por exemplo, na economia de energia em casa.
Sendo assim, vale a pena ficar atento ao tempo de uso de equipamentos considerados os vilões do consumo. Entre eles estão equipamentos domésticos como geladeira, micro-ondas e máquina de lavar roupas. Além, é claro, do chuveiro elétrico, secadora, aquecedor, ar-condicionado e ferro de passar.
É importante que as pessoas comecem a pensar no meio ambiente ao mesmo tempo em que garantem economia de energia elétrica. As constantes crises hídricas e energéticas devem se tornar tendência por aqui.
Você sabe o que é horário de pico?
O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.
Entretanto, de acordo com especialistas da área, este cenário está mudando. Ou seja, eles defendem que hoje não há mais um período de alto consumo de energia como antes. Principalmente porque a demanda por eletricidade é alta durante quase o dia todo.
Consumo consciente de energia faz bem ao bolso e ao planeta
Se a fatura de energia elétrica está pesando no bolso, saiba que dá para reduzir bastante esse gasto com medidas simples dentro da sua casa. Contudo, vale lembrar que ao economizar energia elétrica fazemos nossa parte para ajudar o planeta. Além de manter a sustentabilidade de nossa matriz energética e, de quebra, ainda conseguimos economizar uns bons trocados.
Por isso, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas simples e que fazem a diferença na economia doméstica. Confira:
Menos tempo no chuveiro
O chuveiro equivale a 25% do gasto com energia elétrica. E, além disso, também é campeão de desperdício de água. Uma ducha de 15 minutos, por exemplo, pode consumir mais de 200 litros. Portanto, é fundamental superar a tentação de ficar muito tempo no banho para relaxar.
Outro cuidado que ajuda a poupar energia é não deixar o chuveiro o ano todo na posição inverno. Contudo, instalar um sistema solar é outra boa ideia para economizar. Desligar o chuveiro enquanto você se ensaboa e lava os cabelos é uma dica interessante.
Compra inteligente
Na hora de escolher um eletrodoméstico ou eletrônico para sua casa fique atento ao selo Procel. É ele quem aponta os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. A indicação vai de A a G, sendo que a primeira letra é a mais eficiente ao passo que a última, a menos.
Troque as lâmpadas
Substitua as lâmpadas tradicionais por tecnologia LED. Elas têm o melhor custo x benefício, já que são 80% mais econômicas do que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes. O que representará uma economia de mais de 50% na conta de luz. Além disso, você também estará investindo no meio ambiente, já que estes equipamentos são livres de elementos tóxicos e apresentam uma maior durabilidade.
Não deixe a luz acesa sem necessidade
Use e abuse da luz natural para iluminar os ambientes de casa. Abra mais as janelas e cortinas durante o dia. Se possível, pinte as paredes com cores claras, que ajudam a refletir melhor a iluminação do sol. E, além disso, não esqueça de apagar a luz quando ninguém estiver no ambiente.
Tire tudo da tomada
Sempre que você não for mais usar os equipamentos eletrônicos, tire o cabo de energia da tomada. Aparelhos em stand-by também consomem energia. Entre os que mais geram esse tipo de custo estão televisores e fornos microondas.