Em qualquer lugar do mundo, a economia de energia é algo fundamental para os municípios. Autoridades governamentais precisam estar sempre atualizados sobre as formas de economizar mais, aliados às empresas responsáveis pela geração e distribuição de energia elétrica, resultando em eficiência energética.
Isso porque os municípios, economizando na conta de energia nos cofres públicos, podem garantir mais recursos para outras áreas. Os cidadãos também saem ganhando, ora que a economia de energia nos cofres públicos também reflete na economia nas contas de luz em cada residência.
Outro ponto importante que as autoridades também devem estar atentas é a sustentabilidade. Atualmente, nosso planeta enfrenta graves problemas, como o efeito estufa, poluição de mares, rios e lençóis freáticos, poluição do ar e utilização em demasia de recursos naturais que, muitas vezes, afetam todo um ecossistema. Por isso, a economia de energia é um dos caminhos para preservamos o meio ambiente, uma vez que escolhemos utilizar ferramentas e mecanismos mais sustentáveis e, ainda, oferecer energia elétrica de qualidade.
Como a QLuz gera economia de energia em Palhoça
Investir na melhoria da eficiência energética na iluminação pública dos municípios pode gerar uma economia de energia de até 70% aos cofres públicos. Além disso, também promove qualidade de vida aos cidadãos, uma vez que os recursos tecnológicos utilizados são mais modernos e eficientes, e ainda promove a sustentabilidade por usufruir dos recursos naturais de forma consciente.
A QLuz, concessionária criada pela Quantum Engenharia, tem a missão de gerar economia de energia nos projetos de iluminação pública, porque compreende a importância de pensarmos no futuro e usufruirmos das novas tecnologias para melhorar a vida das pessoas em todos os aspectos.
Por isso, um dos caminhos que seguimos com o projeto de iluminação pública de Palhoça (SC) foi modernizar a cidade utilizando lâmpadas LED em mais de 25 mil pontos do município.
Como o LED gera eficiência energética
LED são dispositivos que emitem luz por passagem de corrente elétrica, sendo uma das características que os diferem dos modelos de lâmpadas de vapor metálico. Dessa forma, esse tipo de iluminação gera economia de energia, porque produz mais luz por watt consumido, levando a uma economia de até 70% a mais do que as lâmpadas tradicionais.
Além disso, o LED tem uma vida útil muito mais longa, possui uma ótima reprodução de cores, oferece gastos reduzidos com manutenção e, ainda, não poluem o meio ambiente por não terem em sua composição elementos tóxicos.
Só para termos uma ideia, lâmpadas de vapor metálico utilizadas na iluminação pública geram 25% das emissões de dióxido de carbono no planeta. Apesar de não serem mais importadas no Brasil, grande parte dos municípios ainda não conseguiu substituir a iluminação pública por lâmpadas LED, enquanto Palhoça, com a QLuz, possui o mérito de ser a primeira cidade brasileira a implantar iluminação pública 100% em LED e com telegestão.
Como a telegestão auxilia na economia de energia
A iluminação pública no município de Palhoça possui um Centro de Controle Operacional (CCO) com sistema de Inteligência Artificial que trabalha no telemonitoramento da iluminação. Através da IoT (Internet das Coisas), essa inteligência detecta quando uma lâmpada apresenta comportamento irregular e comunica isso à QLuz. Esse sistema também recebe chamados dos cidadãos que solicitarem manutenção na iluminação.
Dessa forma, conseguimos gerar economia de energia poupando gastos públicos e resolvendo falhas através de um centro operacional de telegestão que oferece agilidade e segurança para os cidadãos. Isso coloca Palhoça no rol das cidades inteligentes e garante o que é o maior compromisso da QLuz: oferecer iluminação pública de qualidade que, ainda, gere economia de energia para os seus bolsos.
O futuro deve ser sustentável
Neste artigo, vimos o quanto a iluminação pública pode contribuir para a economia de energia elétrica e ainda garantir maior eficiência energética em um município. Quando utilizamos as ferramentas certas, como o uso de lâmpadas LED, por exemplo, conseguimos gerar uma economia de até 70% nos cofres públicos e, também, nas contas de luz das residências.
Com isso, economizamos nos recursos naturais, geramos maior sustentabilidade ao optarmos por seguir esses caminhos e garantimos eficiência energética, oferecendo à população uma iluminação pública qualificada, bem-estar, desenvolvimento humano e melhora em todo o ecossistema. Esse é e sempre será o compromisso da QLuz.
Se gostou desse conteúdo, compartilhe! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você!