Estamos vivenciando uma nova era na prestação de serviços essenciais para a população. Mas você sabe porque isso está acontecendo? Com a escassez de recursos naturais em todo o mundo, muitas cidades brasileiras começaram a investir em sustentabilidade. Ou seja, passaram a estabelecer processos em que se obtenha mais com menos. Como, por exemplo, acontece com a eficiência energética em Palhoça (SC).
Desde que assumiu a gestão da iluminação pública da cidade, a concessionária QLuz, criada pela Quantum Engenharia, trabalha na ampliação e modernização do parque. Dessa forma, todas as lâmpadas antigas foram trocadas por equipamentos com tecnologia LED. Elas oferecem um desempenho formidável em comparação com as lâmpadas de descarga convencionais, pois aliam tecnologia, economia e sustentabilidade.
Com isso, hoje são mais de 27 mil pontos em LED, que contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Isso permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz. Além de garantir um melhor desempenho na eficiência energética em Palhoça.
Além disso, só por utilizar a LED no lugar das lâmpadas de descarga, a Prefeitura tem garantido uma economia média de 63% aos cofres públicos. Sem contar que oferece ruas e praças mais seguras, contribui com o meio ambiente e é um dos principais requisitos para a cidade se transformar em uma cidade inteligente.
O que é a eficiência energética?
Para estabelecer o conceito de eficiência energética é preciso entender que aqui a ideia é fazer mais, ou a mesma coisa, com menos e sem perder a qualidade. Por isso, quando falamos em energia elétrica, a linha de raciocínio deve ser igual.
Ou seja, gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia. Só que para isso, é preciso investir em processos e produtos energeticamente eficientes, como o realizado para gerar mais eficiência energética em Palhoça.
Na iluminação pública, a principal medida para melhorar a sua eficiência é a troca das tradicionais lâmpadas de vapor metálico pelos modelos de LED. Sendo assim, podemos dizer que a eficiência energética nada mais é que o uso consciente de energia. Que, junto à adoção de fontes alternativas, descentraliza a dependência de uma única fonte geradora de energia.
No caso da eficiência energética em Palhoça, a modernização do parque de iluminação pública oportunizou uma boa economia para os cofres públicos. Principalmente por que o LED tem uma durabilidade maior e menos manutenção.
Como funciona?
Vamos imaginar que você tem um negócio e está gastando muito com a conta de luz. Para diminuir o valor da fatura, e um possível desperdício, é preciso fazer alguns questionamentos.
Será que o local está com alguma fuga na corrente elétrica? O consumo dos equipamentos que estão em uso está dentro do esperado ou é maior? Existem outras possibilidades com melhor performance de consumo?
Estes são questionamentos que valem tanto para a iluminação residencial, quanto para a pública. E que garantem bons resultados, como a que ocorre com a eficiência energética em Palhoça. A cidade hoje oferece ruas mais iluminadas a população. E tudo isso com um gasto de energia menor para produzir a mesma quantidade.
Mais do que ajudar o meio ambiente, cuidados como estes ajudam a evitar o desperdício. Dessa forma, é possível oferecer mais, por menos. Ou seja, se você vende algum tipo de produto e o custo de produção diminuir, o valor final também será menor. Logo, mais competitivo.
Benefícios de investir em projetos como o de eficiência energética em Palhoça
Visibilidade
Diversos fatores fazem da luminária em LED muito superior em relação às suas antecessoras no quesito visibilidade. Antes de mais nada, possuem luz branca, importante para despertar maior atenção.
Além disso, têm um raio de iluminação maior e mais assertivo. Em outras palavras: a luz é direta e proporciona maior foco. Por isso, podemos dizer que o LED na iluminação pública representa maior conforto, mas principalmente segurança física, patrimonial e de trânsito.
Não emite gases nocivos
A sustentabilidade é uma grande marca da tecnologia LED. Por conta da eficiência energética, o LED deixa de lançar uma significativa quantidade de CO2, gás causador do efeito estufa, na atmosfera.
Além disso, as lâmpadas de LED não emitem radiação UV e não contêm mercúrio, substância altamente tóxica encontrada nas lâmpadas de vapor metálico.
Economia
As luminárias em LED precisam de bem menos energia para iluminar. Por conta desse diferencial, a substituição das luminárias convencionais por de LED na iluminação pública pode gerar uma economia superior a 60% no consumo de energia elétrica, impactando diretamente no valor da fatura. Assim como já acontece no caso da eficiência energética em Palhoça.