Uma iluminação pública de qualidade é necessária para que as pessoas possam circular com tranquilidade pelas estradas de Palhoça. O município da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, através de uma Parceria Público-Privada com a concessionária QLuz, atualmente conta com tecnologia de ponta, sustentabilidade e lâmpadas mais resistentes e econômicas. Tudo isso, além de oferecer conforto, também diminui casos de violência nas ruas e promove maior segurança no trânsito.
Uma boa iluminação melhora o raio de visibilidade e contribui para o motorista perceber o perigo com antecedência, quando houver. Logo, é fundamental para evitar acidentes. Além de provocar prejuízos financeiros, os acidentes de trânsito são considerados um problema de saúde pública no Brasil. Eles prejudicam inúmeras vidas e lotam hospitais.
Não é difícil compreender o porquê a iluminação pública faz toda a diferença para a segurança no trânsito. Quem dirige sabe a dificuldade que é encarar o volante à noite em locais sem iluminação. É indiscutível: o risco é alto! Assim, as estradas de Palhoça agora contam com mais de 27 mil pontos de iluminação em LED, além de um sistema de telegestão das luminárias para que as estradas, ruas e ambientes públicos fiquem sempre muito bem iluminados.
Um tema de extrema relevância no Brasil
O tema da iluminação pública nas estradas é tão importante que mobilizou diversos estudos sobre indicadores de acidentes relacionados às condições de iluminação das vias de circulação. Um estudo da Universidade Estadual Paulista, por exemplo, fez uma comparação em trechos de rodovias federais em períodos anteriores e posteriores à implantação de iluminação pública. De antemão, saiba que os resultados foram expressivos.
Em um dos trechos analisados, a redução no número de acidentes chegou a 35% e de feridos, 34,9%. Mais significativa foi a queda no número de mortos, que foi de 69%. O levantamento, portanto, atestou que a presença de iluminação pública garante maior segurança no trânsito.
Nas estradas de Palhoça, a QLuz se preocupou em deixar trechos importantes muito bem iluminados. A avenida das Torres, por exemplo, é considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana de Palhoça. Ela começa no Rio Imaruim, na divisa com São José, e segue até o bairro Pagani, onde se situam os edifícios públicos, como o Centro Administrativo e o Fórum de Justiça da Comarca. Sofisticada, é formada por quatro pistas, sendo duas em cada sentido, com passeio público, canteiro central, calçadas e ciclovias. É de extrema importância que a avenida esteja sempre com as luzes acesas, em pleno funcionamento.
Riscos de pedestres e ciclistas em vias e estradas mal iluminadas
No trânsito, pedestres e ciclistas são o lado mais frágil. Logo, correm maior risco em vias e estradas escuras. Sem uma boa iluminação, fica mais difícil para o motorista visualizar à noite se alguém atravessa a rua em sua frente. Desse modo, qualquer distração nessas condições pode ser fatal nas estradas de Palhoça.
A Organização Pan-Americana de Saúde reconhece o grande risco que os pedestres correm por conta de condições de baixa iluminação. Por isso, o Manual de Segurança Viária para Gestores e Profissionais da Área da entidade recomenda aos gestores públicos investimentos em iluminação pública eficazes para a segurança no trânsito. Isso, sobretudo, em faixas de pedestres.
O documento cita, por exemplo, uma pesquisa da Austrália, que revelou queda de 59% de acidentes com pedestres após melhorias de iluminação pública em suas vias. No caso dos ciclistas, não é diferente. Uma boa iluminação pública influencia a condução das bikes. Ver e ser visto é primordial para a segurança de quem pedala.
Luminárias LED proporcionam melhor visibilidade nas estradas de Palhoça
Para uma boa iluminação pública, o tipo de luminária é crucial. Nesse sentido, as luminárias de LED são as mais eficazes. Elas emitem luz branca e alcançam um alto índice de reprodução da cor. Assim, são mais nítidas que as tradicionais, o que contribui para melhor visibilidade, sendo muito mais vantajosas para a segurança no trânsito.
Nas estradas de Palhoça, a QLuz trocou todas as lâmpadas antigas pela tecnologia LED. Elas têm capacidade muito maior de iluminar do que as equipadas com lâmpada de vapor de sódio. Enquanto essas lâmpadas tradicionais com luz amarelada têm índice de reprodução (IRC) de 30%, as de LED entrega 70%. Sua eficácia é proporcionada por não possuir nem filamento, nem eletrodos para ignição. Dessa maneira, isso acarreta menor perda de energia com aquecimento.
Além da eficiência e maior nitidez para a segurança de trânsito, a luminária de LED ainda é uma opção ecologicamente correta. Por se tratar de uma tecnologia limpa, é uma ótima substituição para as lâmpadas de descargas tradicionais.
Maior segurança no trânsito de Palhoça
Cidades que buscam melhor eficiência energética e segurança no trânsito vem modernizando seus sistemas de iluminação pública, levando bem-estar aos cidadãos e, ainda, menor índice de violência com espaços melhor iluminados.
Nas estradas de Palhoça, a QLuz, desde 2020, conta com a tecnologia LED e, ainda, modernizou o monitoramento do parque de iluminação da cidade com a instalação de um Centro de Controle Operacional (CCO). No CCO, operadores controlam todo o território de maneira remota e em tempo real por meio de um software de telegestão. Com isso, é possível, sobretudo, detectar falhas com maior agilidade. Por exemplo, se porventura, as luminárias de uma rua não acendem ao anoitecer, o problema pode ser resolvido na mesma hora. Isso significa estradas sempre bem iluminadas, com menor índices de falhas e baixa iluminação.