O município de Palhoça vive um novo momento em relação à iluminação pública. Isso porque, a Parceria Público-Privada entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio QLUZ, criado pela Quantum Engenharia, vem oferecendo renovação da iluminação pública em ruas, parques, monumentos históricos e praças com sistema LED.
Além da substituição de todas as lâmpadas na cidade por equipamentos com tecnologia mais moderna, a PPP da iluminação pública está revitalizando e ampliando toda a área do parque municipal. Uma praça e uma rótula receberam iluminação melhorando a segurança de quem passa por ali.
Uma das obras foi a colocação de equipamentos novos de LED na rótula da Avenida das Torres, no Jardim Eldorado. Ao todo foram instalados quatro novos postes de fibra e quatro luminárias em LED, com o objetivo de iluminar a rótula e trazer mais segurança para os motoristas e pedestres. Também recebeu nova iluminação a praça localizada na Rua do Desterro, no bairro Bela Vista. A obra contou com a instalação de um novo poste de aço e três luminárias LED. As melhorias proporcionam mais segurança para os usuários do espaço público, além do uso do local para atividades físicas e lazer durante a noite.
Outra novidade são as luzes em destaque de monumentos e prédios históricos, como é o caso da Igreja Matriz, no Centro de Palhoça; Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na passagem do Maciambu; Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito e; no Monumento dos Pescadores, na Barra do Aririú. Ao todo, oito monumentos e prédios receberão esse tipo de intervenção até o final de 2022.
“Além de trazer mais visibilidade aos pontos históricos e culturais da Palhoça, as luzes cênicas auxiliam para que esses espaços fiquem mais seguros e recebam os moradores e visitantes a qualquer hora do dia. Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer todas essas melhorias para os cidadãos”, comenta Luan Vieira, gerente da QLuz.
Desde que assumiu a gestão da iluminação pública em Palhoça, em maio de 2020, a QLuz promoveu uma série de melhorias. Na parte da modernização, as antigas luminárias de descarga foram trocadas pelas de LED. Cem por cento dos 27 mil pontos de iluminação da cidade foram substituídos. A mudança garante a Prefeitura uma economia de até 63% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública, além dos benefícios ao meio ambiente, pois as lâmpadas de LED são mais sustentáveis.