Quando falamos em inovações tecnológicas, logo pensamos em aparelhos e máquinas de última geração que realizam diversas tarefas importantes e inovadoras, não é mesmo?
E é exatamente isso que hoje vamos tratar neste artigo: como as máquinas que utilizam tecnologia avançada na iluminação pública fazem toda a diferença dentro de um projeto de iluminação de uma cidade, levando praticidade, eficiência, economia e inovação.
Inovações tecnológicas aperfeiçoam a iluminação pública
A QLuz, concessionária responsável pela iluminação pública de Palhoça, desde o início da Parceria Público-Privada que estabeleceu com a prefeitura do município, investiu em ferramentas e recursos que, de fato, levassem uma iluminação inteligente e eficaz para a cidade. Não poupamos esforços para compreender as tecnologias disponíveis no mercado que gerassem maior eficiência energética, que além de proporcionar uma iluminação com mais qualidade, ainda gera economia e menos poluição ao meio ambiente.
Um exemplo claro de uma das inovações tecnológicas é a telegestão implementada na iluminação pública de Palhoça. O município conta com mais de 27 mil pontos em LED, que possuem monitoramento remoto do parque em tempo real, permitindo detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz e garantindo um melhor desempenho na eficiência energética. Através de nosso Centro de Controle Operacional (CCO), são gerenciados todos os alertas de telegestão, além dos chamados realizados pelos outros canais de serviços, como o aplicativo “Cidade Iluminada” e também na central de atendimento com o número 0800 606 1535.
Esse sistema é totalmente automatizado e o chamado vai diretamente para a equipe de campo sem que haja a necessidade de intervenção dos operadores. Além disso, o trabalho de manutenção na iluminação pública de Palhoça também é acionado pelo próprio sistema, que encaminha a equipe diretamente ao local exato da falha. Com essas inovações tecnológicas, é possível diminuir a necessidade das rondas e vistorias periódicas realizadas pelas equipes de manutenção, o que gera uma economia de verba com a redução de profissionais nas ruas e maior eficiência energética, um dos pilares das cidades inteligentes.
O futuro das cidades está na telegestão
Palhoça já está no rol das cidades inteligentes através de suas inovações tecnológicas na área de iluminação pública. Aliás, é a primeira cidade brasileira que possui o certificado de ter iluminação pública 100% em LED e com telegestão.
Além de Palhoça, algumas outras cidades do Brasil também possuem a telegestão como aliada para proporcionar maior qualidade de vida e economia aos cidadãos. É o caso de Ribeirão das Neves(MG).
Com sistemas inteligentes de telegestão, é possível ampliar cada vez mais a tecnologia para diversas áreas da cidade. As inovações tecnológicas, como Internet das Coisas (IoT) e o 5G, são capazes de gerar e transmitir informações estratégicas em postes de luz, semáforos, câmeras de monitoramento, limpeza pública e até mesmo monitoramento de bueiros. Tudo isso com baixo consumo de energia, contribuindo para minimizar os impactos nos cofres públicos e também ao meio ambiente, já que gera eficiência energética com tecnologia avançada.
Os municípios podem revolucionar a iluminação pública
Com a QLuz, Palhoça revolucionou sua iluminação pública adotando inovações tecnológicas que contribuíram significativamente para a eficiência e economia nas contas de luz. Além da implementação da telegestão, Palhoça também conta com mais de 27 mil pontos em LED, o modelo mais econômico e eficaz de lâmpadas presente no mercado atualmente.
A tecnologia LED é capaz de modernizar os espaços e preservar o meio ambiente, já que esse tipo de lâmpada não possui elementos tóxicos e é reciclável. Diferentemente das lâmpadas tradicionais, as lâmpadas LED não contêm vapores metálicos tóxicos, como o mercúrio, em sua composição. Isso é fundamental para evitarmos danos à saúde e ao meio ambiente, uma vez que esses elementos químicos, quando utilizados em grande quantidade, podem contaminar solo, água e ar. A tecnologia LED é, portanto, uma opção mais sustentável e segura.
Por isso, quando autoridades de uma cidade optam por utilizar inovações tecnológicas, como o LED e a telegestão, é possível proporcionar maior qualidade de vida aos cidadãos, turistas e também oferecer melhorias ao meio ambiente, que é cada vez menos prejudicado quando se pensa em gerar maior economia de energia e recursos naturais.