Home / Blog / Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica Brasileiro

Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica Brasileiro

QLuz Palhoça
03/06/2023

Com o avanço da tecnologia da última década e a criação da Inteligência Artificial (IA), diversas áreas de nossa vida têm se revolucionado. Neste artigo, vamos falar como a Inteligência Artificial no Setor de Energia Elétrica auxilia de forma grandiosa esse campo tão importante para o mundo atual. 

O que é a Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência Artificial foi criada para que máquinas operem de forma semelhante aos seres humanos através da absorção, análise e organização de dados. Assim, os chamados algoritmos podem tomar decisões assertivas e independentes, utilizando dados digitais.

A Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica Brasileiro contribui de forma significativa toda a produção e distribuição de energia elétrica, uma vez que é capaz de absorver, analisar e organizar dados importantes em toda a indústria.

 Como a Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica Brasileiro contribui para o país?

O case QLUZ

A QLUZ (@qluzpalhoca) já possui um sistema de Inteligência Artificial que trabalha no telemonitoramento da iluminação da cidade de Palhoça.

Através da IoT (Internet das Coisas), essa inteligência detecta quando uma lâmpada apresenta comportamento irregular na iluminação pública e comunica isso à QLUZ. 

Dessa forma, esse sistema auxilia na manutenção, mede a eficiência energética e poupa gastos públicos, colocando Palhoça no rol das “cidades inteligentes”.

A QLUZ também atua na modernização da rede de iluminação pública. Dessa forma, Palhoça já possui 100% das luminárias equipadas com lâmpadas LED, capazes de gerar economia de 63% na fatura de energia elétrica. 

Outra revolução da QLUZ foi implantar um Centro de Controle Operacional (CCO). Isto é, um sitema para gerenciar demandas de iluminação pública através de um software de Central de Gerenciamento, desenvolvido especificamente para o projeto de Palhoça.

Esse CCO conta com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e “Video Wall”. Tudo isso para exibição dos pontos de iluminação, mais uma vez fazendo o bom uso da Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica.

Por fim, tudo isso resulta em agilidade e eficiência na gestão do sistema, oferecendo respostas rápidas às necessidades em iluminação pública da comunidade.

A IA auxilia no desenvolvimento de energias renováveis

Algoritmos de Inteligência Artificial permitirão cada vez mais o uso de energias renováveis, podendo utilizar sensores para monitorar e analisar diferentes tipos de usinas, desenvolvendo de forma mais eficiente o fornecimento e reduzindo o uso de geradores poluentes. 

Inclusive, a defesa da energia limpa é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os 17 objetivos definidos, o 7º ODS da ONU prevê energia limpa e acessível para todos até 2030. 

A QLUZ entende sobre a importância da sustentabilidade dentro de cada projeto. Por isso, nosso foco é na eficiência da iluminação pública da cidade: ruas, praças e orlas bem iluminadas, consumindo cada vez menos energia elétrica.

Diante desse objetivo, é preciso investir em processos e produtos energeticamente eficientes, como o realizado para gerar mais eficiência energética em Palhoça

A Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica pode prevenir acidentes e cortes de fornecimento

As empresas geradoras de energia elétrica no Brasil podem utilizar a IA no uso de sensores, como as câmeras termais, capazes de monitorar de forma contínua o risco de superaquecimento de componentes, prevenindo graves acidentes e até mesmo o corte de fornecimento nas regiões.

Por isso, atualmente, o uso de drones – que já se beneficiam da Inteligência Artificial – para captação de imagens e monitoramento de áreas de fornecimento de energia elétrica já está em desenvolvimento, o que permite monitorar regiões pouco acessíveis.

O uso de câmeras de segurança aliadas à IA pode evitar acessos indevidos e reduzir graves acidentes, como curtos circuitos, e monitorar vegetações invasoras que podem comprometer o fornecimento de energia para algumas regiões.

A Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica também pode estar presente na área de distribuição

As inspeções de linhas aéreas urbanas ainda são complexas, pois existe uma grande variedade de fatores que podem afetar as redes elétricas. Contudo, o uso de sensores com IA em veículos que circulam pelas vias urbanas já é uma alternativa para identificar possíveis danos na distribuição de energia. Tal qual invasão de árvores e construções sobre a área das redes. 

Além disso, também é possível utilizar esses sensores para avaliar a vida útil dos postes de luz, facilitando a manutenção preventiva e diminuindo os riscos de quedas e cortes no fornecimento.

Os algoritmos podem ajudar o consumidor a entender seu próprio consumo de energia

Medidores de energia elétrica com IA fixados nos pontos de consumo (casas, comércios e indústrias) poderão coletar e repassar à empresa fornecedora de energia dados de consumo, medindo o fluxo de potência demandada, horários de pico de consumo e detectar também possíveis falhas de energia.

Por fim, esses dados podem ser interpretados automaticamente, identificando problemas como fugas de energia ou ligações irregulares, o que poderia mobilizar rapidamente equipes responsáveis para resolver as situações.

Assim, fazendo o bom uso da Inteligência Artificial no setor de Energia Elétrica, uma maior eficiência na gestão energética poderia gerar uma economia no consumo. Dessa forma, reduzindo custos para o consumidor, para as empresas geradoras e fornecedoras de energia. Consequentemente, diminuindo drasticamente diversos danos para a sociedade e para o meio ambiente. 

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
23/12/2021

Por que o investimento em iluminação pública deixa a cidade mais segura?

Uma cidade entregue à escuridão é um convite para a ação de malfeitores. Por isso,

Leia mais
QLuz Palhoça
14/07/2023

O futuro da iluminação pública: tendências que estão crescendo no setor da iluminação

A iluminação pública revolucionou as cidades, levando mais segurança e conforto para os cidadãos. E

Leia mais
QLuz Palhoça
25/03/2022

Iluminação de destaque: a arte de valorizar prédios históricos

A arquitetura é um dos maiores tesouros de uma cidade. Afinal, por meio dos prédios

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade