A principal queixa das comunidades sobre iluminação pública, em qualquer cidade, geralmente é sobre ter luz acesa de dia e apagada à noite. E a demora para essa detecção e correção contribui – e muito – para as reclamações. Mas isso pode ser rapidamente corrigido com a adoção da tecnologia.
Uma delas é a implantação do LED, que emite luz branca e gera economia de mais de 60% na fatura de energia elétrica do sistema de iluminação pública da cidade. Ainda, dura mais de 60 mil horas, exigindo menos manutenção e substituições, resultando em eficiência e grande economia ao município. Outra opção é implantar tecnologias de telegestão e telemonitoramento, que permitem fazer o acompanhamento em tempo real dessas lâmpadas. O resultado é conserto rápido com diminuição do número de reclamações aliado à maior qualidade de vida social.
Foi em busca dessas soluções que a Prefeitura Municipal de Palhoça (SC), na Grande Florianópolis, lançou edital para firmar uma Parceria Público-Privada (PPP) na iluminação pública. Em abril de 2020, foi assinado contrato de 25 anos com o QLUZ, consórcio formado pela Quantum Engenharia, empresa catarinense especialista em iluminação pública, e a Exati Tecnologia, empresa paranaense especialista em desenvolvimento de software para Iluminação Pública. A operação iniciou em maio de 2020.
Então a concessionária tornou-se responsável por operar e manter o sistema de iluminação em pleno funcionamento durante todo período de concessão sob o cumprimento de indicadores de desempenho a serem fiscalizados pelo Município e por um Verificador Independente. Com a modernização que será feita ao longo do contrato de PPP, 100% dos pontos de iluminação de Palhoça receberão a tecnologia LED. Ainda, as equipes do QLUZ farão expansão do sistema de iluminação pública ao longo do tempo da concessão, levando pontos de luz para ruas, parques e praças que não contavam com esse serviço em Palhoça, antes da assinatura da PPP.
Centro de Controle Operacional (CCO) garante monitoramento em tempo real
Em outubro de 2020, o QLUZ colocou em funcionamento seu Centro de Controle Operacional (CCO) no município de Palhoça. No novo espaço, as equipes do consórcio operam o Sistema Central de Gerenciamento por Telegestão do parque de iluminação pública da cidade. O sistema de telegestão será instalado apenas nas luminárias led. Esse processo de instalação acompanha o cronograma de modernização, com previsão de término para outubro, de 100%, conforme estabelecido em contrato, mas o QLUZ está trabalhando para finalizar até maio de 2021.
Esse Centro de Controle Operacional conta com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e telas gigantes “Video Wall” para exibição dos pontos de iluminação. A partir dessa tecnologia, rapidamente as demandas são detectadas e as equipes enviadas para o local exato da falha. O resultado é a eficiência na prestação do serviço de iluminação pública e a satisfação da comunidade, que não fica mais semanas com problemas na luz da rua.
Principais vantagens da PPP da iluminação pública de Palhoça
– Melhoria da qualidade de vida da população local, que passa a contar com uma cidade mais bonita, melhor iluminada e mais segura;
– Melhoria da sensação de segurança pública nas vias do Município, devido à emissão de luz branca, que garante 70% de percepção das cores;
– Fomento ao desenvolvimento do comércio e turismo local; e,
– Oferta de um melhor serviço público, mais confiável e responsivo através de tecnologias modernas de iluminação pública.
Benefícios das novas tecnologias implantadas pelo QLUZ
– Aumento do nível de iluminação nos espaços públicos;
– Melhoria na qualidade de emissão de luz;
– Controle da direção da luz, reduzindo assim a poluição luminosa;
– Eficiência energética, reduzindo o consumo de energia com melhor iluminação;
– Embelezamento urbano com as ações de iluminação de destaque;
– Iluminação de festividades tradicionais no Município;
– Longa vida útil dos equipamentos;
– Monitoramento e controle remoto em tempo real;
– Economia financeira devido à redução de consumo de energia elétrica e à diminuição da necessidade de manutenção e trocas de lâmpadas.