Não é incomum sair à noite e passar por algum poste com a lâmpada queimada. Só que, de acordo com a regulamentação 414 da Aneel, a iluminação pública é o serviço que provê claridade para ruas, praças e demais áreas públicas. E isso tem que ser de maneira periódica, contínua ou eventual.
Por isso, a população tem o dever de reportar a falha para a concessionária responsável pela iluminação pública da cidade. Mais que prejudicar a visibilidade de pedestres e de motoristas, a escuridão também interfere na segurança do local.
E isso foi comprovado por um estudo realizado pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica em parceria com a polícia metropolitana em Nova York (EUA). Com o levantamento, os pesquisadores constataram, por exemplo, que houve uma redução de 36% nos crimes ocorridos durante a noite em vias que receberam reforço na iluminação.
Modernização dos parques de iluminação pública
Outro fator que ajuda no combate à lâmpada queimada é a modernização dos parques de iluminação pública. Por isso, muitos municípios têm investido na troca das lâmpadas antigas por LED.
Principalmente pela sua durabilidade, com vida útil mínima de 60 mil horas, e suas características sustentáveis, uma vez que sua tecnologia é atóxica.
Além disso, um grande diferencial do LED é a sua eficiência energética. O modelo proporciona, em média, 50% de economia no consumo de energia, mais conforto e melhor percepção visual. E isso tudo devido à emissão de luz branca e boa reprodução de cores.
Como solicitar manutenção de lâmpada queimada?
Muitas vezes a população não sabe qual o procedimento correto para informar algum defeito nos equipamentos de iluminação pública. Por isso, para te ajudar a percorrer o caminho certo, separamos as principais informações.
Em Palhoça, os moradores não gastam nada para fazer esse comunicado. A QLuz dispõe de três canais de atendimento para os cidadãos informarem problemas na rede. A concessionária é responsável pela manutenção e funcionamento correto da iluminação pública na cidade.
O contato é gratuito e pode ser feito a qualquer dia e horário. Confira:
- Ligação telefônica: basta ligar para o número 0800-606-1535. Você precisará informar nome, data de nascimento e o endereço do ponto de iluminação com falhas.
- No site do consórcio: acesse o link www.qluzpalhoca.com.br. Vá até o canto superior direito da página e clique na aba “Abrir chamado”. É importante ter em mãos as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, telefone e o endereço do ponto de iluminação.
- Via aplicativo de iluminação pública da cidade: baixe gratuitamente o app “Cidade iluminada” na Apple Store ou Google Play. Também são necessárias as informações: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
Nesses canais de comunicação também é possível comunicar atos de vandalismo contra o sistema de iluminação municipal que resultem em lâmpadas quebradas ou estragadas.
Call center agilizado
Quando o morador liga para o telefone gratuito da QLuz, os atendentes do call center enviam a solicitação para as equipes de ruas, que têm até 48 horas para resolver o chamado. Eles buscam ser altamente agilizados. Por isso, é bem comum o trabalho ser concluído antes do prazo.
Para que a resposta seja rápida, o cidadão deve repassar o máximo de informações. Assim, as equipes encontram com maior facilidade o local que necessita de manutenção.
Desse modo, além dos dados pessoais do solicitante e do endereço completo do local, informar o número identificador do ponto de luz faz toda diferença. E onde o morador pode encontrar ele? Numa etiqueta instalada junto ao braço da luminária.
Bons resultados exigem manutenção planejada
Tudo bem que as lâmpadas de LED estraguem bem menos que as tradicionais. Mas, manter o parque de iluminação com poucas falhas envolve um plano de rondas permanentes. Além, é claro, da necessidade de uma rotina de manutenção preventiva nos equipamentos de iluminação pública.
Esses cuidados visam a preservação dos equipamentos, antes que gerem chamados. Como, por exemplo, no caso de lâmpada queimada. Dessa forma, o uso de tecnologia inteligente entra como um aliado para um monitoramento remoto mais eficiente.