O que você avalia na hora de escolher as luminárias para o projeto luminotécnico da sua casa? Saber a diferença entre Lúmens e Watts é fundamental para fazer uma compra mais consciente e eficaz, quando o assunto é eficiência energética e sua capacidade de iluminação.
Na maioria das vezes as pessoas confundem essas duas características, ou até mesmo acham que elas possuem o mesmo significado. Por isso, para te ajudar a entender melhor o que cada um significa, preparamos uma matéria completa. Confira!
O que é watt?
Watts (W) é a unidade de potência da lâmpada. Ou seja, ele diz respeito ao consumo de energia de um dispositivo. Este número, que normalmente é encontrado na embalagem do produto, vai mostrar a quantidade de energia que ela consome por hora para gerar luz. Sendo assim, quanto maior a potência da lâmpada, maior é o seu consumo de energia e, naturalmente, maior será o custo de utilizá-lo.
O que é Lúmen?
O lúmen (Lm) é uma unidade de medida que nos diz exatamente qual é o fluxo luminoso da lâmpada. Ou seja, é a quantidade de luz visível ao olho nu, que é emitida por uma fonte luminosa. Quanto maior o número de lúmens, maior é a emissão de luz de uma lâmpada.
Mas atento, pois nem sempre o maior valor é melhor. Esses detalhes são muito importantes para manter um ambiente com a iluminação adequada e confortável.
Qual a diferença entre lúmens e Watts
A união do watt com o lúmen é que determina qual o rendimento luminoso de um determinado modelo de luminária. Sendo que, o primeiro é a potência da lâmpada e nos diz o quanto ela consome de energia. Enquanto que a segunda medida informa o quanto o equipamento é capaz de iluminar.
Vale destacar que, as novas tecnologias, em especial o LED, possuem diferentes tipos de eficiência. Sendo assim, são capazes de gerar maior ou menor intensidade luminosa, utilizando a mesma quantidade de watts de um dispositivo convencional. Por isso, na hora da escolha, você deve dar mais importância para a quantidade de lúmen do que de watt.
Como comprar lâmpadas mais econômicas olhando as informações das embalagens?
Fazer a troca das lâmpadas fluorescentes por LED é uma forma eficiente de reduzir o valor da conta de energia elétrica no final do mês. Além de ajudar na sustentabilidade do planeta.
Mas, o que poucas pessoas sabem é que, assim como no modelo antigo, as novas lâmpadas também têm diferenças. E isso faz com que um tipo seja mais ou menos econômico que o outro.
Para ajudar na hora da escolha, separamos algumas dicas que vão te ajudar a comprar a mais econômica. Confira:
- Lâmpadas que possuem maior eficiência luminosa são as que menos consomem eletricidade;
- Entre lâmpadas que possuem a mesma potência, aquela que tem maior fluxo luminoso é mais eficiente;
- Entre duas lâmpadas com fluxo luminoso semelhante, a que tem menor potência é mais econômica.