A iluminação pública é essencial para uma cidade em todas as suas versões. Ela permite a circulação de pessoas à noite, garante a segurança de cada uma delas, ajuda a inibir a violência urbana e orienta o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas.
Mas só isso não basta. Para que a iluminação pública possa sempre cumprir com esses propósitos, é preciso manter as lâmpadas e equipamentos em geral sempre em bom estado e em funcionamento, de forma a evitar que nenhum ponto da cidade fique sem luz.
Em Palhoça, onde o sistema de iluminação pública está sendo modernizado – por meio da implantação de luminárias LED, mais eficientes e econômicas -, a forma de monitoramento também é nova: toda a gestão das demandas e necessidades da iluminação local é feita de forma digital por um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), onde operadores atuam fazendo a leitura das informações e direcionando as demandas para as equipes de campo.
É no CCO que é feito todo o controle remoto de todo o parque de iluminação pública do município por meio de software desenvolvido especificamente para o projeto da cidade. Ele centraliza tudo o que for preciso a respeito da iluminação: data centers, central de atendimento aos moradores, equipamentos de telegestão e “Vídeo Wall” para exibição dos pontos de iluminação de toda a cidade, possibilitando, assim, o controle em tempo real. O formato “Vídeo Wall” reúne um conjunto de monitores e displays colocados lado a lado para formar uma grande imagem, reunindo todas as operações de monitoramento e controle do sistema de iluminação pública da cidade.
Manutenção da iluminação pública e sistema digital
Esse acompanhamento digital traz dois importantes benefícios para a cidade: identifica em tempo real as luminárias que apresentam problemas e garante uma resposta rápida e eficiente a todas as demandas que possam surgir. Quando houver demandas de manutenção, as equipes de manutenção são direcionadas ao local para corrigir o problema em até 48h. E mais: o sistema de telegestão permite medir o consumo de energia elétrica do parque de iluminação pública também em tempo real. Com tudo isso, Palhoça será pioneira no estado de Santa Catarina no rol das “cidades inteligentes” do país.
Porém, mesmo com esse monitoramento contínuo, o CCO ainda disponibiliza um canal de comunicação aberto aos moradores para que possam comunicar e solicitar a manutenção de lâmpadas ou demandas. São eles:
● Lâmpadas apagadas durante a noite ou acesas durante o dia: 0800-606-1535;
O prazo para atendimento desses chamados é de até 48 horas, exceto casos em que ocorra falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes. Em caso de falta de energia, a ligação deve ser direcionada à Celesc através do telefone 0800-48-0196.