Home / Blog / Metade da iluminação pública de Palhoça já está modernizada!

Metade da iluminação pública de Palhoça já está modernizada!

QLuz Palhoça
19/03/2021

A modernização da iluminação pública em Palhoça chega a uma fase expressiva neste mês de março. Isto é: metade das luminárias tradicionais já foram substituída por de LED, tecnologia símbolo de eficiência energética. E o ritmo do trabalho continuará acelerado! Assim, a previsão é fechar abril com 60% do parque modernizado.

Atualmente, a rede de Palhoça conta com 26.845 pontos de luz. Uma grande quantidade, não é mesmo? Também pudera, uma cidade com 395 km², que perfila dentre as 70 maiores de Santa Catarina, requer uma estrutura robusta de iluminação pública.

Além disso, se trata da décima maior população do Estado, com 175 mil habitantes, conforme a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020. Portanto, é muita gente que precisa de ruas bem iluminadas para transitarem com conforto e segurança.

Parque renovado até outubro

A operação para substituição de lâmpadas começou no mesmo ano de assinatura da parceria público-privada entre prefeitura e consórcio QLUZ. Em novembro de 2020, estávamos com mãos às obras. O ano, portanto, encerrou com mais de 5 mil lâmpadas trocadas. 

Agora em 2021, nossas equipes se empenham para trocar em média 2200 luminárias de ruas, praças e parques por mês. Esse é nosso esforço para concluir a modernização em outubro!

Veja bem, é um desafio e tanto modernizar esse grande parque em menos de um ano. Por isso, contamos com ótimos profissionais e as melhores práticas e tecnologia. Logo, Palhoça será uma das primeiras cidades a contar com um sistema de iluminação pública 100% LED.

Primeiros bairros com a iluminação pública modernizada

A modernização começou no ano passado pelas comunidades mais carentes, como o bairro Frei Damião. Bem, isso não ocorreu de forma aleatória.

A ideia de priorizar as áreas urbanas mais necessitadas e inseguras, nesse sentido, era oferecer infraestrutura de forma mais igualitária no município. A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, inclusive, recomenda essa prática.

Posteriormente, a troca de luminárias seguiu pelas ruas do Caminho Novo, Pachecos, Guarda do Cubatão, Aririú da Formiga, Mar Aberto, Guarda do Embaú, Rio Grande bem como Nova Palhoça.

Neste ano, a tecnologia LED também começou a ser implantada nos bairros Barra do Aririú, São Sebastião, Bela Vista, Jardim Eldorado, Furadinho, Praia do Pontal, Ponta do Papagaio, Praia de Cima (Pinheira), Praia de Baixo (Pinheira), Morretes, entre outros. Ainda neste semestre, a modernização deve iniciar nos bairros Alto Aririú, Passa Vinte e Praia do Sonho.

Modernização da iluminação pública já mostra resultados

Com metade do parque de iluminação pública modernizado, já é possível perceber os benefícios das luminárias em LED na cidade. Em primeiro lugar, se constatou economia de 59% de energia em alguns pontos de iluminação que receberam a nova tecnologia.

Isso comprova um dos principais diferenciais do LED: a eficiência energética. Que pode ser ainda maior, isto é, ultrapassar 60%. E como é possível gerar tanta economia?

Então, é que a eficiência energética das luminárias em LED é resultado do inovador processo de geração. Nele, a energia elétrica se converte diretamente em energia luminosa. Assim, quase tudo se torna luz! Menos de 5% se esvai em calor.

Por outro lado, a perda de energia em forma de calor é expressiva no caso das lâmpadas de descarga, sejam elas de vapor de mercúrio, sódio, metálico ou mista.

Luminárias em LED garantem melhor qualidade visual

Outro benefício fundamental das luminárias em LED é obviamente a qualidade visual. Elas são bem mais nítidas que as tradicionais.  E por quê? Por inúmeros fatores.

Mas os três principais são: oferecer maior fidelidade da cor, possuir luz branca e ser direcionada. Assim, essas vantagens auxiliam pedestres e motoristas a enxergarem melhor à noite. Gerando maior conforto, assim como segurança física, patrimonial e de trânsito.

Palhoça faz sua parte pela sustentabilidade do planeta

Sem dúvida o maior diferencial das luminárias em LED é o fator sustentabilidade. Como dito antes, tem eficiência energética incomparável às antecessoras. Mas não para por aí.

O LED é considerado uma tecnologia limpa, ou seja, não poluente. Diferentemente, as lâmpadas convencionais possuem gases tóxicos, que podem contaminar o solo e rios, da mesma forma que agredir a saúde das pessoas e animais.

Por fim, outra vantagem do LED para o meio ambiente é que mais de 95% de sua composição pode ser reciclada. Além disso, é resistente ao impacto e tem vida útil de até 12 anos, muito superior às convencionais. Exige, assim, menos manutenções e substituições.

Meta da ONU: uma solução para gerar menos resíduos

Essa maior durabilidade das luminárias em LED contribui para diminuir a geração de resíduos, que é um dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa redução é importante, visto o alerta da entidade:  se não frearmos o ritmo de consumo, precisaremos dos recursos naturais de três planetas Terra para mantermos nosso atual estilo de vida.

Nesse sentido, Palhoça está no caminho certo para garantir o melhor serviço de iluminação pública aos moradores, respeitando o meio ambiente.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
27/05/2024

Fotografia noturna: captando a beleza da cidade de Palhoça

Você já pensou em produzir fotografia noturna? Sim, é possível e o resultado das imagens

Leia mais
QLuz Palhoça
19/02/2021

Como a modernização da iluminação pública pode impulsionar a economia local?

Você sabia que a modernização da iluminação pública pode impulsionar a economia de uma cidade?

Leia mais
QLuz Palhoça
18/12/2020

Parcerias Público-Privadas impulsionam e qualificam o serviço de iluminação pública

Quando o poder público faz a gestão sozinho do seu parque de iluminação pública, precisa

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade