Palhoça chegou a um marco importante na modernização do espaço público. Se tornou um dos primeiros municípios brasileiros a contar com todo o parque de iluminação pública 100% LED. Um avanço enorme para economia de recursos públicos, bem como para se lançar no modelo de cidade inteligente.
Bem, a modernização da iluminação pública em Palhoça começou em maio de 2020. Assim, nós da QLuz assinamos no mesmo mês com a prefeitura o contrato de parceria público privada (PPP) para administrar a rede do município. Ali assumimos a missão de gerenciar o parque por 25 anos e modernizar todo o sistema.
Nesse sentido, o maior desafio que tínhamos pela frente era a substituição de todas as luminárias de descarga pela nova tecnologia. Tivemos sucesso na empreitada!
Mas você deve estar se perguntando: como conseguimos este feito em pouco mais de um ano e meio? Realmente, trocar mais de 27 mil pontos de luz nesse curto espaço de tempo não foi tarefa fácil. Mas com a garra e união de toda a nossa equipe, conseguimos honrar o compromisso.
Agora, chegou a hora do município e da população colherem os frutos desse investimento, que são inúmeros. Desse modo, você tem ideia de todas as vantagens que a modernização da iluminação pública trará para Palhoça? Fique com a gente na leitura, que contamos neste post!
Vias públicas da Palhoça 100% LED
Como dito anteriormente, a modernização começou no ano passado. E as primeiras localidades contempladas foram as mais carentes de infraestrutura pública, como o bairro Frei Damião, Bela Vista, Pachecos, Jardim Eldorado, Guarda do Cubatão e Caminho Novo.
A escolha dos primeiros bairros a receberem a melhoria não ocorreu por acaso. Priorizamos as áreas urbanas mais necessitadas e/ou inseguras para trazer mais equidade na oferta de infraestrutura no município. Aliás, esta prática é recomendada pela Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, guia fundamental para a promoção de cidades inteligentes no Brasil. Ela propõe usar a inovação a serviço da qualidade de vida da população e do meio ambiente.
Depois, seguimos com a modernização para outros bairros até alcançar regiões importantes e de grande circulação de carros. Dentre elas, a avenida das Torres, a maior obra de mobilidade urbana de Palhoça, que recebeu iluminação em LED de ponta a ponta. Uma medida fundamental para a segurança de trânsito desse trecho tão movimentado da cidade.
Ótima economia financeira
Somente por usar LED no lugar das lâmpadas de descarga, é possível garantir economia em torno de 62% com gastos de energia do sistema de iluminação pública. Isso porque as luminárias em LED possuem eficiência energética bem superior às lâmpadas tradicionais.
E como isso é possível? Então, este resultado está ligado ao inovador processo de geração de energia do dispositivo. No LED, a energia elétrica se converte diretamente em energia luminosa. Assim, quase tudo se torna luz! Menos de 5% se esvai em calor.
Ao contrário, a perda de energia em forma de calor é expressiva no caso das lâmpadas de descarga, sejam elas de vapor de mercúrio, sódio, metálico ou mista. Isso acontece por usarem filamentos para seu acendimento.
LED: quantos benefícios!
Além da eficiência energética, o uso de LED permite à cidade aliar sustentabilidade, segurança e durabilidade em um único projeto. Assim, mantendo ruas e praças mais bem iluminadas e seguras. Esse diferencial é possível por conta das inúmeras vantagens. A seguir, vejamos as principais!
- Alta qualidade luminosa – É superior às tradicionais, já que emite luz branca, focal e com alto índice de reprodução das cores.
- Vida longa – Também tem ótima durabilidade. Podendo ultrapassar 100 mil horas, ou seja, cinco vezes mais do que as de vapor metálico. E ainda exige menor necessidade de manutenção, que recai em até 60%.
- Tecnologia limpa – Enquanto as luminárias de descarga, como a de mercúrio, sódio e mista, possuem gases tóxicos passíveis de contaminação, o LED é atóxico. E mais, 98% de seus componentes são recicláveis.
Telegestão: a nova era de soluções inteligentes
A modernização das luminárias é ponto fundamental para o funcionamento do sistema de telegestão implantado em Palhoça. Esse monitoramento permite controlar todo o parque de maneira remota. Além disso, é peça chave para a introdução de soluções inteligentes nos serviços públicos – como citamos anteriormente.
Veja como funciona o sistema de telegestão e você entenderá a importância dele. Com a instalação de luminárias em LED em todos os postes do município, estamos incluindo nelas sensores e outros dispositivos para enviar informação por rede sem fio ao centro de controle e operações (CCO) que construímos no município.
Junto a isso, desenvolvemos um software específico para a cidade, que tem como função analisar os dados e verificar se as luminárias estão queimadas ou acesas, bem como verificar e controlar a intensidade do ponto de luz, o que é chamado de dimerização. Ao identificar falhas instantaneamente, é possível encaminhar equipes de maneira mais ágil para manutenções. Isso por si só já é muito importante, não é mesmo?
Mas, como o sistema de telegestão interconecta pontos de todo o espaço urbano, será possível no futuro utilizá-lo como meio para outras aplicabilidades de IoT (Internet das Coisas). Nesse sentido, por exemplo, será possível capturar imagens de movimento de tráfego de carros e pessoas, fazer sensoriamento de qualidade do ar, clima e poluição sonora em tempo real. E mais: integrar tudo e enviar a diversos órgãos públicos, como bombeiros, hospitais, defesa civil e polícia.
Portanto, o primeiro passo para Palhoça se tornar uma cidade inteligente de referência no Brasil foi dado. Temos muito a comemorar!