Atrair bons investimentos tem sido um dos focos de Palhoça. E para que isso dê certo, o Poder Público tem criado um ambiente favorável para a geração de novos negócios. Dessa forma, vem desburocratizando serviços e tornando a cidade atrativa para a instalação de novas empresas. Principalmente para que isso gere mais empregos, mais rendimentos e, consequentemente, mais oportunidades para quem vem morar em Palhoça.
A estratégia tem dado certo, tanto que hoje a cidade é uma das protagonistas do desenvolvimento em Santa Catarina e na Grande Florianópolis. Já são pelo menos 26 mil e trezentas empresas instaladas na cidade, sendo que só em 2022 foram criadas ao menos sete mil vagas de trabalho. No ano passado, de acordo com a Prefeitura de Palhoça, foram cerca de 34.500 oportunidades, colocando o Município entre as dez melhores cidades nesse cenário.
Números que foram percebidos no último mapeamento realizado pela Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, produzido em parceria com a Editora Três. De acordo com o ranking nacional, Palhoça aparece em primeiro lugar no Brasil entre as cidades de médio porte, no quesito ‘Indicadores Econômicos – Mercado de Trabalho’. O resultado da análise foi divulgado pela Isto É, no Anuário As Melhores Cidades do Brasil, publicado em edição especial da revista neste final de junho.
Além disso, o município também é citado no ranking geral das 50 melhores cidades de médio porte do país, somados todos os critérios analisados, com a 24ª posição. O relatório enalteceu o trabalho público realizado em um leque de indicadores que incluem as áreas Fiscal, Econômica, Social e Digital.
Outros benefícios de morar em Palhoça
Belezas Naturais
Morar em palhoça é saber que terá acesso à praias que estão entre as mais belas do Brasil e mais bem iluminadas. A mais famosa delas é a Guarda do Embaú, um local paradisíaco que tem o título de Reserva Mundial do Surfe, sendo a primeira com esse título no Brasil. Além disso, o município tem o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma reserva de preservação das ricas flora e fauna e das nascentes dos rios que abastecem a região. O Parque é aberto ao público, que pode praticar atividades de lazer ligadas ao ecoturismo e esportes, como rapel e voo livre.
Educação
Estar em uma cidade que é referência em educação, é um fator muito atrativo para quem vem morar em palhoça. A cidade reúne, ao todo, sete universidades. Dessa forma, a oferta de educação de qualidade permite que a região tenha profissionais capacitados morando e trabalhando na região.
Qualidade de Vida
Um dos principais destaques da cidade, e que atrai o desejo de se morar em Palhoça, é a qualidade de vida dos seus habitantes. Palhoça apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,757. E, os fatores que mais contribuem para isso são: longevidade, seguida de renda, e de educação.
Morar em Palhoça: Um case de sucesso
Resultados que destacam a cidade como referência em diversos segmentos. Como, por exemplo, em desenvolvimento tecnológico. E a iluminação pública é um deste pontos. E prova disso é que hoje o município pode ostentar o título de primeira cidade do Brasil com 100% de telegestão na iluminação pública. Conquistado graças à Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura e a QLuz, consórcio responsável pela execução dos serviços na localidade desde maio de 2020.
Atualmente, os mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real, o que permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz. Dessa forma, o acionamento do trabalho de manutenção é feito pelo próprio sistema, que encaminha a equipe diretamente ao local exato da falha. Com isso, diminui a necessidade de rondas, assim como de tempo, o que gera economia e implica diretamente em maior conforto e segurança para a população na resolução do problema.
Além da economia, a modernização da iluminação pública tem papel ativo na segurança das cidades. Principalmente atuando juntos aos agentes de segurança no combate aos altos índices de roubos e assaltos. Sem falar que ainda ajuda no trânsito dos veículos, ao evitar acidentes que costumam ocorrer em locais com pouca iluminação.