Sem dúvida alguma, a maior magia do Natal está na decoração de ruas, praças e pontos turísticos, que é capaz de surpreender e encantar grande parte das pessoas. A beleza das luzes, cores e enfeites, dos mais variados tamanhos e formatos, encantam e emocionam o coração de crianças e adultos de todas as idades. E o conceito luminotécnico na Palhoça é um bom exemplo disso.
A cidade está pronta para o clima das festas de final de ano e com toda a estrutura necessária para este momento especial. Além da Praça Sete de Setembro, as tradicionais figuras natalinas e brinquedos temáticos foram distribuídos pelas principais vias, praças, parques e prédios públicos.
São figuras luminosas em forma de pinheiros, arabescos, estrelas, ursos e presentes. Além de uma decoração mais interativa, para que as famílias se divirtam com fotos e passeios. Sendo que todos os espaços estão cobertos por uma iluminação diferenciada.
Na Praça das Bandeiras, a grande novidade é uma árvore iluminada, de 15 metros de altura, montada pela Qluz. A concessionária é responsável pela execução dos serviços de iluminação pública no município desde 2020, via Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura. E entre as grandes conquistas do trabalho já realizado até agora em Palhoça está o título de primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e telegestão.
Os mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. O que tem gerado uma economia média mensal de 63% aos cofres públicos. Além de oferecer ruas e praças mais seguras, contribuir com o meio ambiente e ser um dos principais requisitos para a cidade se transformar em uma smart city.
O que é conceito luminotécnico?
Este é um assunto importantíssimo e que faz toda a diferença na composição cênica e visual de um local. Principalmente quando o desejo é causar efeitos diferenciados e de destaque com a iluminação. Seja esse espaço um ambiente, um imóvel ou, até mesmo, as ruas e espaços públicos de uma cidade.
Sendo assim, podemos dizer que luminotécnica é um estudo científico da luz em suas aplicações, considerando os aspectos ambientais e biofísicos da iluminação. Ou seja, os efeitos da luz sobre os seres vivos e suas atividades. Tudo isso de forma funcional, utilizando os recursos de iluminação natural, luminárias e automação combinados para ter um ambiente iluminado de acordo com sua necessidade e com economia de energia.
Além disso, de acordo com a ABNT, um projeto luminotécnico para iluminação pública tem um impacto que vai além do visual. Ele deve ser desenvolvido para que proporcione segurança pública, potencialize locais de tráfego de veículos e pedestres, de forma rápida, precisa e confortável. Fazendo da luz um instrumento de orientação e de mobilidade.
O diferencial no uso do LED
Os benefícios do LED são inegáveis. Principalmente porque a adoção desta tecnologia garante melhor percepção visual ao emitir luz branca. Além de oferecer benefícios ao meio ambiente, por não ter elementos tóxicos em sua composição e ser 100% reciclável.
Outra vantagem está na durabilidade de aproximadamente 50 mil horas. Sendo que, de quebra, a lâmpada consome menos de 50% da energia das antigas lâmpadas. Condição que gera, por exemplo, uma importante economia aos cofres públicos e contribui para a sustentabilidade.
E tudo isso também vale para a iluminação de Natal. Hoje em dia os enfeites e demais adornos luminosos são feitos em LED. Sendo assim, o consumo, custo e durabilidade também serão maiores que os utilizados há alguns anos atrás.