Índice determina a percepção das cores em sua casa, trabalho e na iluminação pública
Quando você vai comprar uma lâmpada, entre tantas informações que encontrará nas embalagens está o IRC. Mas você sabe o que ele representa? Ou não tem ideia do que se trata e nem se quer confere isso?
Pois bem, esta é a sigla para Índice de Reprodução de Cor, um indicador que deve ser levado em conta na hora de adquirir o produto para assim oferecer o melhor desempenho conforme a necessidade: uso doméstico, industrial, comercial e assim por diante.
Na iluminação pública, um alto IRC faz toda a diferença para melhorar a segurança e conforto dos cidadãos. Venha com a gente neste post que você entenderá a importância desse índice!
O que é IRC?
O IRC é o índice que mede o quanto uma luz artificial é capaz de reproduzir as cores de objetos e superfícies com maior fidelidade, tendo como referência o sol do meio-dia. Esse é o momento em que a iluminação de nosso astro rei possibilita percebermos as tonalidades com maior precisão.
A escala varia de 0 a 100. O que quer dizer que, quanto mais elevado o número, maior é a qualidade na reprodução das cores, fazendo com que o olho humano possa enxergar os objetos com a aparência mais próxima da pigmentação real.
Reconhecer com fidelidade as cores é importante por diversos aspectos que veremos adiante. Não é à toa que o IRC se trata de uma normativa que já tem 60 anos, criada pela CIE (Commission Internationale de L’Eclairage). Desse modo, a medição é feita analisando 14 cores, entre puras e nos tons pastéis – como o rosa amarelado e o verde oliva.
Qual a importância do Índice de Reprodução da Cor?
Como vimos, o IRC de uma lâmpada vai definir como você nota a cor de um objeto. Se o azul celeste parecerá mais com os tons do firmamento ou próximo do violeta. Nesse sentido, em alguns ambientes, a qualidade desse índice se torna indispensável.
Na sua casa, por exemplo, é importante optar por lâmpadas com IRC superior a 70 na iluminação, no closet e no banheiro. Também é fundamental escolher um modelo de maior qualidade na cozinha, pois influencia até mesmo na sua percepção na hora de conferir se um alimento está estragado. Afinal, o que identifica que muitos itens passam do prazo de validade é a mudança de coloração. Por outro lado, salas e quartos podem ter graus de IRC inferiores.
Influência do IRC nos ambientes
Quando falamos em atividades econômicas, o índice precisa de muita atenção, devendo chegar mais próximo de 100. Pelos mesmos motivos da iluminação na cozinha, mercados e açougues precisam estar atentos a esse fator.
Em lojas de vestuário, desde a vitrine até os provadores, é necessário garantir um bom desempenho no IRC para que o cliente saiba exatamente a cor do item que está levando. Ninguém gosta de ter uma surpresa com a peça escolhida ao chegar em casa, não é mesmo? Na área de estética o IRC também é fundamental, pois cabeleireiros, maquiadores e manicures necessitam de precisão nas cores.
Museus, centros culturais e ateliês merecem especial atenção, pois a fidelidade das cores é prerrogativa seja no processo de produção, seja na experiência do apreciador das obras. Podemos afirmar que o cuidado com a iluminação é até mesmo uma questão de respeito às peculiaridades do artista para preservação da mensagem que deseja passar. Isso porque as cores também revelam significados!
IRC do LED e suas vantagens
Ao buscar uma iluminação com boa reprodução das cores, é importante ter em mente que os modelos também influenciam. Isto é, uma lâmpada em LED com o mesmo IRC de uma fluorescente não oferece a mesma fidelidade.
E por que isso acontece? Ora, porque o LED possui um espectro de cores contínuo, mais parecido com a luz do sol, além de outras vantagens exclusivas dessa tecnologia que impactam diretamente na qualidade da luz. Seu IRC varia de 70 a 98%. Portanto, se trata da melhor escolha. Isso sem falar na eficiência energética, que pode ultrapassar 60% em relação às tradicionais.
Por conta desse diferencial, as luminárias em LED são consideradas a melhor opção para a iluminação pública. Um IRC a partir de 70 já é bem apropriado, e isso a tecnologia oferece com tranquilidade! Diferentemente de modelos antigos, como as lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, que têm um desempenho bem inferior, pois não ultrapassam 25 de IRC. O que afeta a percepção e nitidez, importantes para segurança das pessoas e de trânsito, assim como no conforto visual.
Por isso, nós, da concessionária QLuz, estamos substituindo todas as lâmpadas convencionais do parque de iluminação pública de Palhoça por luminárias de LED. E é com essa experiência que recomendamos: faça o mesmo em sua casa e você verá a diferença!