Os benefícios da eficiência energética na iluminação pública são diversos, mas primeiramente precisamos entender o que significa termos uma energia eficiente em nosso dia-a-dia, principalmente quando se trata de energia elétrica.
Primeiramente, vamos ao conceito de eficiência. Ela é definida como a capacidade de alcançar um resultado superior ou igual ao anteriormente experimentado, demandando o consumo de menos recursos. É claro, desde que mantenha ou melhore a qualidade do serviço ou do produto oferecido às pessoas.
Assim, na energia elétrica que utilizamos na iluminação pública, podemos dizer que eficiência energética é a capacidade de otimizar a quantidade de energia necessária para alimentar o funcionamento de um dispositivo. De uma maneira bem simples, é fazer mais com menos.
Como a eficiência energética é importante na iluminação pública
Para apresentar os benefícios da eficiência energética na iluminação pública, consideramos eficiente uma lâmpada que utiliza menos energia elétrica para iluminar um ambiente em comparação com outros modelos. Desse modo, hoje as luminárias em LED estão no topo da lista. Por isso, cidades preocupadas com o futuro do planeta e com a economia de recursos financeiros estão modernizando seus parques de iluminação pública com luminárias em LED.
É o caso do município de Palhoça, onde a QLuz, responsável pela iluminação pública da cidade desde 2020, trocou todas as lâmpadas convencionais pela nova tecnologia, se tornando a primeira cidade do Brasil a ter iluminação pública 100% em LED e com telegestão.
As lâmpadas LED são mais econômicas porque sua eficiência luminosa é maior do que as das outras lâmpadas. Isso quer dizer que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação, o que contribui para diminuir o valor das contas de luz, um dos grandes benefícios da eficiência energética.
Ao explicar o diferencial do LED, acabamos de definir o conceito de eficiência energética, que também proporciona uma iluminação pública sustentável. E a economia de energia com o LED é surpreendente: pode economizar 60% a mais em relação às lâmpadas tradicionais. Isso mesmo! Mas o que as luminárias de LEDs têm de especial para serem mais econômicas? Vamos ver!
LED como aliada à economia e à sustentabilidade
O LED, sigla em inglês para light emitting diode, gera mais luz por conta de seu funcionamento, que permite a transformação de energia elétrica diretamente em energia luminosa. Assim, menos de 5% se perde em calor, um dos grandes benefícios da eficiência energética.
Já nos modelos anteriores, que vão das luminárias de alta pressão de vapor de mercúrio, sódio, metálico ou mista, a perda de energia em forma de calor é expressiva. Isso porque esses dispositivos dependem de filamentos e reatores, que esquentam durante a conversão de energia. Nisso, grande quantidade de energia elétrica é dissipada, ou seja, se esvai. Em outras palavras, pouco da eletricidade se torna luz.
É por conta disso que o consumo de energia elétrica das luminárias em LED pode chegar a ser 50% inferior ao de lâmpadas de alta pressão (como dito, tradicionalmente utilizadas na iluminação pública). Em comparação com as incandescentes de uso doméstico, a vantagem do LED pode alcançar 85%, segundo a Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação).
Os benefícios da eficiência energética são diversos
Além da troca das luminárias antigas por lâmpadas LED em mais de 27 mil pontos de luz em Palhoça, a QLuz também construiu um sistema de telegestão na iluminação pública, o que gera ainda mais economia – um dos grandes benefícios da eficiência energética.
A iluminação pública no município de Palhoça possui um Centro de Controle Operacional (CCO) com sistema de Inteligência Artificial que trabalha no telemonitoramento da iluminação. Através da IoT (Internet das Coisas), essa inteligência detecta quando uma lâmpada apresenta comportamento irregular e comunica isso à QLuz. Esse sistema também recebe chamados dos cidadãos que solicitarem manutenção na iluminação.
Dessa forma, conseguimos gerar eficiência energética poupando gastos públicos e resolvendo falhas através de um centro operacional de telegestão que oferece agilidade e segurança para os cidadãos. Isso coloca Palhoça no rol das cidades inteligentes.