A iluminação de destaque é aquela projetada para realçar elementos da paisagem urbana noturna. Assim, enaltece detalhes de fachadas de prédios históricos, monumentos e esculturas, por meio de efeitos luminosos de luz, cor e sombra. Isso valoriza o patrimônio arquitetônico, cultural e histórico das cidades.
Esse embelezamento cativa os moradores e atrai turistas por evidenciar a identidade do município. Desse modo, torna os espaços públicos, como parques e praças, mais interessantes para permanência noturna. Já que os monumentos e edificações históricas normalmente estão junto a essas áreas. Logo, outro benefício, é impulsionar a economia do entorno.
O projeto de iluminação de destaque deve ser formulado respeitando as características sociais e culturais do local. Além disso, precisa estar em harmonia com o restante da iluminação pública de onde está inserido, para evitar que uma intervenção afete a outra de maneira negativa.
Projeto luminotécnico e técnicas de direcionamento de luz
Para um resultado esteticamente satisfatório, a iluminação especial deve ser planejada. Acima de tudo, requer projetos luminotécnicos para verificar questões técnicas, como intensidade luminosa, fluxo luminoso e iluminância de acordo com as sensações que se quer provocar. Os efeitos são proporcionados conforme a técnica de direcionamento da iluminação empregada. Existem pelo menos seis modelos, que mostraremos a seguir.
1 – Up lighting direcionado: a iluminação é direcionada de baixo para cima, destacando um detalhe, um objeto ou um conjunto de elementos.
2 – Up lighting silhueta: a luz vem de baixo para cima. Mas nesse caso, ilumina um objeto contra um fundo para destacar a forma com o efeito de sombra.
3 -Up lighting fixo: essa técnica direciona a iluminação de baixo para cima também. Porém, ela serve para demarcar verticalidade de objeto ou fachada.
4 – Moonligth ou multidirecional suave: direciona a luz para múltiplos pontos e, assim, ilumina pontos em destaque de maneira branda como um fundo de tela.
5 – Down lighting: essa técnica direciona a iluminação de cima para baixo realçando um detalhe, um objeto ou uma superfície.
6 – Back lighting: a iluminação projetada por atrás de um objeto para valorizar sua volumetria, provocando o efeito contraluz.
Outros aspectos também devem ser levados em conta, como a eficiência energética e a vida útil do material. Assim, lâmpadas LED são as mais indicadas. No caso de prédios tombados, pode-se exigir ainda outros estudos e autorizações.
Iluminação de destaque valorizará pontos turísticos de Palhoça
Em Palhoça, os monumentos e prédios históricos receberão iluminação cênica para valorizar os pontos turísticos da cidade. Dessa forma, tornar esses espaços atrativos para moradores e milhares de turistas que visitam o município por conta de suas belezas naturais. Nesse momento, nós da QLUZ estamos elaborando o plano de iluminação de destaque.
Entre os pontos que já foram mapeados para receber a iluminação especial em Palhoça estão patrimônio histórico tombados. Entre eles, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada do Brito, datada de 1750. Uma das três mais antigas de Santa Catarina.
Quais prédios históricos e monumentos receberão iluminação especial
Outro marco da história arquitetônica de Palhoça a receber iluminação de destaque é a antiga prefeitura. O prédio centenário no estilo colonial português ornamentará ainda mais as noites do entorno da praça 7 de Setembro. Aliás, nesse local, elementos mais recentes também serão comtemplados, por exemplo, o Relógio de Sol. Esse monumento foi projetado em 1999 por Félix Carbajal, que construiu inúmeros quadrantes solares pela América Latina.
Também fazem parte do plano de iluminação especial: a Igreja Matriz de Palhoça, a Capela Imaculada Conceição, a Igreja Passagem do Maciambu, a Casa da Cultura Açoriana e o monumento do Pescador no Parque da Barra.
Assim como na modernização do parque de iluminação pública, a tecnologia em LED será empregada no projeto. Isso porque possui uma série de benefícios, como os que podem ser conferidos a seguir:
- Maior vida útil
- Menor custo de manutenção
- Maior eficiência
- Resistência a impactos
- Acionamento instantâneo
- Luz branca
- Cores vivas e variadas
- Luz direta (maior foco)
- Sem material tóxico
Note que os diferenciais da iluminação em LED geram economia e eficiência energética, assim como influenciam na sustentabilidade e estética da proposta. Isto é, são fatores importantes para o embelezamento da paisagem noturna de Palhoça.