Você sabia que a população também pode ajudar na solicitação de manutenção para serviços públicos? Isso mesmo, e um bom exemplo vem da participação da comunidade na iluminação pública de Palhoça (SC).
A cidade é referência quando o assunto é qualidade na prestação deste tipo de serviço. E muito disso é reflexo direto da fiscalização de moradores, que entram em contato com a concessionária para notificar casos de lâmpadas queimadas ou mal funcionamento de postes.
Ao caminhar pelas ruas é comum encontrar falhas, como, por exemplo, luzes apagadas à noite ou acesas em pleno dia. Por isso é tão importante manter um sistema de verificação e acompanhamento ativo. Sendo que isso pode ser feito via dispositivos tecnológicos, por ronda de equipe de manutenção em campo e, principalmente, com ajuda da população.
Para que ruas, parques e praças se mantenham bem iluminados, o trabalho de vigilância deve ser constante. E, uma questão importante diz respeito ao planejamento eficiente da manutenção e a comunicação com a sociedade. Ou seja, canais eficientes para atendimento ao cidadão fazem toda a diferença no processo.
Independentemente se for via aplicativo ou central de atendimento por telefone. O importante é a participação da comunidade na iluminação pública de Palhoça e que as ocorrências de falhas sejam 100% atendidas dentro do prazo.
Para isso, a concessionária QLuz dispõe de três canais de atendimento para os cidadãos informarem problemas na rede. Em todos eles, o contato é gratuito e pode ser feito a qualquer dia e horário.
Como solicitar manutenção
Por meio de ligação telefônica: basta ligar para o número 0800-606-1535 e informar nome, data de nascimento e o endereço do ponto de iluminação com falhas.
Por meio do site do consórcio: basta acessar o link www.qluzpalhoca.com.br, ir até o canto superior direito da página e clicar na aba “Abrir chamado”. É importante ter em mãos as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, telefone e o endereço do ponto de iluminação.
Por meio do aplicativo de iluminação pública da cidade: baixe gratuitamente o app “Cidade iluminada” na Apple Store ou Google Play. Também são necessárias tais informações: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
Trabalho QLuz em Palhoça
Desde que assumiu a gestão da iluminação pública em Palhoça, em maio de 2020, a QLuz promoveu uma série de melhorias. Na parte da modernização, as antigas luminárias de descarga foram trocadas pelas de LED. Hoje, todos os pontos de iluminação do parque da cidade são em LED e contam com telegestão. Dessa forma, a mudança garante à Prefeitura uma economia de até 62% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública. Além de oferecer outros benefícios, como, por exemplo, ao meio ambiente, pois esse tipo de lâmpada é sustentável.
Índice de lâmpadas apagadas de Palhoça é inferior a 1%
Reflexo direto da capacidade de manutenção do sistema, o índice de lâmpadas apagadas abaixo de 1% na cidade confirma o retorno positivo dos investimentos. E muito deste resultado é fruto da participação da comunidade na iluminação pública de Palhoça (SC). Além disso, rondas frequentes e a manutenção preventiva também estão entre as ações da QLuz para garantir a qualidade dos serviços prestados.
O índice de lâmpadas apagadas é uma das formas utilizadas para medir o grau de eficiência na iluminação pública de uma cidade. Sendo que, este é o resultado de uma amostragem feita sobre 5% do total de pontos de luz do parque, embora o contrato exija apenas sobre 2,5%.
Ou seja, uma vistoria é realizada de maneira periódica em vários pontos do município para verificar quantos estão com falhas. E a QLuz dobra o percentual de amostragem exigido para garantir a qualidade do serviço.