Home / Blog / Praças de Palhoça: conheça a história da praça 7 de setembro

Praças de Palhoça: conheça a história da praça 7 de setembro

QLuz Palhoça
09/10/2024

Quem vive em Palhoça ou já visitou a cidade sabe que suas praças são ambientes agradáveis e que fazem parte da cultura local. Uma delas é a praça 7 de setembro, muito conhecida pelos moradores e que carrega raízes ancestrais. Além dela, várias outras espalhadas pela cidade levam mais charme e beleza para o ambiente, tanto durante o dia quanto à noite.

E com o intuito de deixá-las atraentes em qualquer período do dia, a QLuz se preocupou em garantir uma iluminação pública de excelência também nesses locais tão importantes para a história de Palhoça. A praça 7 de setembro, por exemplo, desde que a QLuz assumiu a iluminação pública do município, ganhou luzes especiais em cada canto.

Vamos conhecer mais sobre a praça 7 de setembro e iluminação que a torna ainda mais especial?

A história da praça 7 de setembro, no Centro de Palhoça

Essa praça é realmente muito antiga, e faz parte dos primórdios da cidade! A praça 7 de setembro foi inaugurada em 1934, mas também foi completamente revitalizada em 2021. Inicialmente, recebeu o nome de “Praça Nereu Ramos”, em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina. Mas atualmente é chamada de “Praça 7 de Setembro” e possui o busto do ex-governador Ivo Silveira.

No local onde foi instalada, a praça percorria um córrego que, na época, alagava todo o entorno quando chovia muito ou em marés altas. Dessa forma, poucas pessoas viviam naquele espaço. A maioria morava nos bairros vizinhos onde haviam áreas mais secas, propícias à agricultura (Ponte do Imaruim, Passa Vinte, Aririú, Guarda do Cubatão e Barra do Aririú).

Depois da drenagem do Rio Biguaçu e a plantação de eucaliptos que secou a região, o espaço de fato deu origem à praça 7 de Setembro. A cidade desenvolveu-se no entorno, onde várias construções surgiram, com diversas finalidades: comércio, escola, Igreja, Prefeitura, Câmara, cinema, clube social, telefônica e residências de famílias mais ricas.

Luz elétrica e pinturas famosas da praça

A luz elétrica chegou em Palhoça em 1932. A iluminação elétrica pública ainda era fraca na época, fornecida por um pequeno gerador que ficava atrás do Clube 7 de Setembro, na praça. Mais tarde, o gerador foi transferido para a Rua Coronel Bernadino Machado, no lugar onde foi construído o antigo Fórum de Palhoça, hoje clínica da Unisul. Outro gerador foi instalado em São Sebastião e, somente a partir da década de 50, a iluminação da praça 7 se setembro começou a melhorar.

Em 1999 e 2000, foi feita uma pintura muito famosa na praça pelo artista uruguaio Felix Carbajal: o relógio do sol. O relógio solar palhocense foi um dos últimos da carreira do artista uruguaio, que também construiu relógios em Blumenau, Gaspar e Itajaí, antes de falecer em 2005, aos 100 anos de idade.

A revitalização da praça

Sabemos que para preservar um local importante, é necessário investimento. E quando o local é público e responsabilidade do município, a prefeitura precisa se preocupar em cuidar e revitalizar os espaços que, com o tempo, vão envelhecendo, quebrando, e, se não têm manutenção adequada, acabam no esquecimento.

Por isso, em julho de 2021, foi entregue à população palhocense a revitalização da praça 7 de setembro. Em parceria com a prefeitura de Palhoça, foram instaladas luzes de LED por todo o local, em especial em playgrounds novos que foram inaugurados nesta mesma data, e também em um chafariz belíssimo que deixou a praça ainda mais encantadora.

E é claro que houve a preservação de todas as instalações da praça, mantendo os conceitos históricos desde a sua fundação. Também passou pela renovação da pintura o relógio do sol, que à noite também consegue ser visualizado através da iluminação de LED.

Iluminação cênica da praça 7 de setembro

Em datas comemorativas, a praça 7 de setembro se torna ainda mais incrível e convidativa aos moradores e turistas. No Natal, por exemplo, todo o local ganha enfeites natalinos mágicos, e as árvores ficam totalmente iluminadas.

Na praça das Bandeiras, em Palhoça, também há uma árvore de Natal de 15 metros de altura, repleta de luzes coloridas e enfeites de tirar o fôlego. Tudo feito com iluminação cênica, destacando cores, iluminando monumentos históricos e dando ênfase às praças de Palhoça que são tão importantes para a cultura local. 

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
02/08/2024

O papel das distribuidoras de energia na transição energética

Sustentabilidade energética é um termo que está se popularizando cada vez mais dentro das empresas

Leia mais
QLuz Palhoça
30/11/2022

ESG na modernização da iluminação pública

Foi-se o tempo em que para uma empresa se manter no mercado bastava apenas ter

Leia mais
QLuz Palhoça
05/03/2021

Saiba os benefícios das luminárias de LED na iluminação pública

A entrada da tecnologia LED na iluminação pública é considerada uma revolução. E sabe por

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade