Home / Blog / Projeto de iluminação pública: transformando espaços com a QLuz

Projeto de iluminação pública: transformando espaços com a QLuz

QLuz Palhoça
25/08/2023

Em uma cidade, desenvolver um projeto de iluminação pública eficiente é garantir mais segurança, conforto, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Iluminação pública é muito mais do que apenas iluminação – é qualidade de vida e um caminho rumo ao futuro.

Aos olhos da QLuz, um projeto de iluminação pública deve ter como um dos principais objetivos gerar economia de energia elétrica aos cofres públicos, aos cidadãos e, consequentemente, gerar menos impactos no meio ambiente. 

Dessa forma, temos eficiência energética, ou seja, levamos iluminação de qualidade para a cidade utilizando de forma consciente os recursos naturais daquele ambiente.

Como construir um projeto de iluminação pública adequado ao espaço

Primeiramente, a empresa responsável pela iluminação pública de uma cidade deve, junto ao governo, estar atenta às necessidades dos cidadãos. Quais ambientes precisam de mais iluminação? Quais cenários da cidade – como os monumentos históricos e construções valiosas – precisam de maior destaque? 

Posteriormente, investimento em equipamentos de qualidade é fundamental para garantir a eficiência da iluminação pública. A tecnologia, nesse momento, é a peça chave, que garante maior economia de energia e maior eficiência nos postes de luz. Um exemplo disso é substituir as lâmpadas convencionais feitas de vapor metálico pelos modelos de LED. Utilizar as lâmpadas LED na iluminação pública geram uma economia de até 70% na conta de energia do município, além de terem uma durabilidade muito maior – duram, em média, 19 mil horas a mais do que as lâmpadas convencionais!

Outro ponto essencial para um bom projeto de iluminação pública é se atentar aos níveis de luz de cada ambiente, às cores e também à temperatura da luz. É muito importante que a empresa responsável pelo projeto faça o bom uso de softwares para elaboração de projetos evitando a poluição visual na cidade e também evitar danos ao meio ambiente.

Em cada ambiente existe uma necessidade de luz diferente. A iluminação de praças é diferente da iluminação de jardins, por exemplo, ou de monumentos históricos.

A iluminação pública é um meio de conectar o cidadão à cidade

Através de um projeto de iluminação pública construído com base em sustentabilidade e avanços tecnológicos, é possível desenvolver uma cidade muito mais conectada ao cidadão – um caminho que leva às smart cities

No município de Palhoça (SC), a QLuz, desde 2020, é a concessionária responsável pelo projeto de iluminação pública, com contrato firmado durante 25 anos. As melhorias na cidade foram tão significativas que Palhoça já está no rol das cidades inteligentes, sendo a primeira cidade do Brasil a ter 100% da iluminação pública em LED e com telegestão.

Palhoça conta com mais de 27 mil pontos em LED, que possuem monitoramento remoto do parque em tempo real, permitindo detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz e garantindo um melhor desempenho na eficiência energética. Em nosso projeto de iluminação pública no município, implementamos o Centro de Controle Operacional (CCO) que faz o monitoramento em tempo real de todo o sistema.

No CCO são gerenciados todos os alertas de telegestão, além dos chamados realizados pelos outros canais de serviços, como o aplicativo e também o 0800. Por isso, quem identificar problemas como lâmpadas apagadas à noite ou acesas durante o dia em via pública de Palhoça pode abrir um chamado pelo aplicativo Cidade Mais Iluminada. Ou ainda avisar as equipes do QLuz via ligação gratuita para o telefone 0800-606-1535. 

Esse sistema é totalmente automatizado e o chamado vai diretamente para a equipe de campo sem que haja a necessidade de intervenção dos operadores. Além disso, o trabalho de manutenção na iluminação pública de Palhoça também é acionado pelo próprio sistema, que encaminha a equipe diretamente ao local exato da falha. Com isso, diminui a necessidade das rondas e vistorias periódicas realizadas pelas equipes de manutenção, o que gera uma economia de verba com a redução de profissionais nas ruas.

Nosso olhar precisa estar no futuro 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que um projeto de iluminação pública deve oferecer para a cidade, é necessário compreender também sobre a necessidade da prefeitura e da empresa responsável pela iluminação pública do município de estarem atentas às tecnologias do futuro e implementá-las.

Em Palhoça, a QLuz já pensa anos à frente. Entre as principais aplicações que poderão ser implementadas na cidade estão as relacionadas às soluções de trânsito e mobilidade urbana. Como, por exemplo, a sincronização de semáforos conforme fluxo de carros e indicação de vagas de estacionamento. Além da captura de imagens do movimento de tráfego e de eventuais acidentes. Mas também já há projetos experimentais com sensoriamento de qualidade do ar, clima, poluição sonora e alertas por mensagens de celular sobre catástrofes e enchentes.

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
27/05/2024

Fotografia noturna: captando a beleza da cidade de Palhoça

Você já pensou em produzir fotografia noturna? Sim, é possível e o resultado das imagens

Leia mais
QLuz Palhoça
02/12/2020

Início da modernização da iluminação pública de Palhoça

Em 2020, o município de Palhoça/SC, na região metropolitana da Grande Florianópolis, deu início à

Leia mais
QLuz Palhoça
07/05/2021

Você sabe o que é eficiência luminosa?

Quando você vai comprar uma lâmpada, o que costuma analisar para descobrir sua eficiência luminosa?

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade