Responsável pela modernização, otimização, expansão, operação e manutenção dos pontos de iluminação pública de Palhoça, a QLuz começa uma nova etapa do seu projeto. A partir de agora a concessionária passará a ampliar o parque de iluminação municipal. E, tudo isso, dentro do planejamento previsto pela parceria público-privada (PPP) firmada em maio de 2020.
O primeiro trecho a ser entregue foi o que levou iluminação e segurança aos moradores da Rua Hugolino Francisco Duarte, no Alto Aririú. Esta instalação, solicitada pela comunidade, foi uma obra praticamente toda nova, já que existia apenas um poste no trecho da via que recebeu melhorias. Sendo assim, o trabalho contou com a instalação de rede elétrica subterrânea, quatro postes de aço e cinco luminárias com tecnologia LED 72W, além de todos os equipamentos auxiliares necessários
Mas não para por aí. Outras 18 obras de ampliação dos pontos de iluminação pública em Palhoça estão em fase de planejamento. Como, por exemplo, na orla da Ponta do Papagaio, da Praia do Sonho, da Pinheira e da Enseada de Brito. Também estão no radar quadras de esportes no Pontal e na Pedra Branca, praças no Caminho Novo, Nova Palhoça, Pedra Branca, Bela Vista e no Frei Damião.
Além disso, tem ainda o Parque da Barra do Aririú, rótula na Avenida das Torres, no Jardim Eldorado e pontos no portal da Guarda do Embaú. Sem esquecer das ruas na Pinheira, na Ponte do Imaruim, no Centro e no Jardim Eldorado. Os projetos envolvem desde a implantação de infraestrutura completa para rede elétrica até a instalação de postes e luminárias.
A PPP da iluminação pública
Quase um ano e meio depois de assumir a gestão da iluminação pública em Palhoça, a QLuz concluiu dois dos principais projetos de modernização previstos na Parceria Público Privada (PPP). Dessa forma, atualmente a cidade conta com 100% da iluminação de vias públicas com tecnologia LED. E isso, permite à cidade aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto.
Só a Prefeitura tem garantido uma economia média de 62% com os gastos de energia elétrica, além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras. Tudo isso sem contar os benefícios ao meio ambiente, pois as lâmpadas de LED são mais sustentáveis.
Mas, além disso, hoje a cidade também ostenta o título de primeira cidade do Brasil com 100% de telegestão na iluminação pública. São mais de 27 mil pontos de iluminação em Palhoça com monitoramento remoto do parque em tempo real. Isso permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz.
Sendo assim, o trabalho de manutenção é acionado pelo próprio sistema, que encaminha a equipe diretamente ao local exato da falha. Com isso, diminui a necessidade de rondas, assim como de tempo. Benefícios que geram economia e implicam diretamente em mais conforto e segurança para a população na resolução do problema.