Home / Blog / Qual tipo de LED é melhor? COB ou SMD?

Qual tipo de LED é melhor? COB ou SMD?

QLuz Palhoça
14/05/2021

Já é de conhecimento geral que as luminárias em LED são as mais eficientes e econômicas. Mas você sabia que existem diferentes padrões disponíveis no mercado? Na iluminação pública, por exemplo, os modelos utilizados são o SMD e o COB. Mas, afinal, qual tipo de LED é melhor para iluminar sua cidade? Venha com a gente neste post e você descobrirá!

Antes de descrevermos as características do SMD e do COB, precisamos compreender o que é um LED. Este é o acrônico para light emitting diode, sigla em inglês que significa diodo emissor de luz.

Esse é um diodo semicondutor, que pode ser de germânio ou silício. Assim, suas propriedades permitem a conversão de energia elétrica diretamente em energia luminosa. Nesse processo, há pouquíssima perda de eletricidade com dissipação de calor, fazendo com que 95% dela se transforme em luz. Um ótimo desempenho, não é mesmo?

Benefícios do LED

Esse é o segredo que faz das luminárias em LED serem até 60% mais econômicas do que as convencionais. De outra forma, as lâmpadas de descarga de alta pressão precisam de filamentos e reatores, que esquentam consideravelmente.

Desse modo, as principais vantagens das luminárias em LED para a visibilidade são a emissão de luz branca e direta (foco), assim como um alto índice de reprodução da cor. Veja bem, são atributos que resultam em segurança física e de trânsito, além de conforto.

Outros benefícios dessa tecnologia em comparação com as antecessoras são: maior vida útil, menor custo de manutenção, resistência a impactos, acionamento instantâneo; e não possuir nenhum material tóxico. Agora, que sabemos porque o diodo emissor de luz é mais vantajoso, vamos desvendar que tipo de LED é melhor?

LED COB

Citamos anteriormente que há dois modelos de LED utilizados na iluminação pública: o SMD e o COB. Desse modo, vamos explicar as principais diferenças entre eles. Só assim poderemos saber qual é mais vantajoso.

A tecnologia mais recente é o COB, sigla para chips on board, que em português quer dizer chip integrado na placa. Esse componente eletrônico é formado de chips agregados em módulos únicos, ou seja, encapsulados em conjunto. Desse jeito, são unidos em um único painel.

O formato do COB em única peça luminosa é responsável por uma de suas principais características: emitir um facho de luz mais fechado, oferecendo assim uma iluminação concentrada em uma área. Por isso, o modelo é muito indicado para iluminação de destaque.

Por ser multidirecional, o COB promove uma iluminação uniforme em todos os pontos alcançados. Mas seu ângulo de abertura vai somente até 160°, o que pode ser considerado uma desvantagem em comparação com o SMD. O COB também não conta com recursos que mudam de cor, outra limitação.

No entanto, a tecnologia de LED COB tem benefícios consideráveis. Entre eles, a melhor gestão de flutuações elétricas. E ainda, o padrão tem mais resistência a alta temperatura e vibração. Nesse sentido, são itens importantes para se verificar que tipo de LED é melhor para a iluminação pública.

LED SMD

Como você já conhece a tecnologia COB, falta entender os aspectos do padrão SMD para, assim, descobrir qual tipo de LED é melhor. O termo SMD vem das iniciais de surface mounted device, isto é, dispositivos montados em superfícies.

Esse padrão tem como principal diferencial oferecer maior abrangência na distribuição de luz. Isso acontece porque o conjunto de LEDs é soldado separadamente sobre uma placa de circuito integrado.

Mesmo presente há mais tempo no mercado, essa categoria tem evoluído excepcionalmente. Ao contrário da categoria COB, o SMD emite iluminação unidirecional e tem ângulo de abertura de 360 graus. Portanto, conta com facho de luz que se espalha em todas as direções.

O padrão de montagem do SMD também influencia positivamente na durabilidade. Nessa categoria, os LEDs são alimentados separadamente. Assim, se um dos dispositivos falha ou queima, o restante funciona normalmente. Desse modo, a luminária continua iluminando a rua até o componente com problema ser reparado.

O modelo SMD também se destaca no quesito cores, por usar recurso RGB. Inclusive, é interessante para a iluminação de destaque e decoração de estruturas públicas em dias festivos por ser capaz de criar cerca 16 milhões de combinações.

SMD X COB: você já sabe qual tipo de LED é melhor?

Diante dos diferenciais de cada padrão, você já sabe dizer qual tipo de LED é melhor? Como vimos, tanto o SMD quanto o COB são excelentes e inquestionavelmente superiores às luminárias tradicionais.

Nós do Qluz estamos instalando na cidade de Palhoça o modelo SMD. A escolha se deve principalmente pelo foco de luz ser mais aberto, de modo que aumenta a abrangência da visibilidade noturna. Esse é um fator primordial para a segurança e conforto dos moradores.

A otimização na manutenção do SMD também é relevante para nós. Como vimos, se um dos dispositivos do conjunto de Leds queima neste modelo, o restante continua funcionando. Esse diferencial é fundamental para oferecermos um bom serviço à população. Isso porque diminui o risco de ocasionais falhas em luminárias deixarem áreas públicas no escuro.

Até agora, nós do QLuz já modernizamos mais de 60% do parque de iluminação pública de Palhoça. Em outubro, o sistema terá exclusivamente luminárias do tipo SMD. Nossa experiência com esse padrão já comprovou que a escolha foi certeira!  

Posts Relacionados

QLuz Palhoça
06/11/2024

Como a iluminação pública incentiva a prática de esportes noturnos

Esportes noturnos, especialmente os praticados ao ar livre, só são possíveis quando há uma iluminação
Leia mais
QLuz Palhoça
29/12/2023

Como informar uma lâmpada queimada na iluminação pública em Palhoça

Uma lâmpada queimada em Palhoça não fica queimada por muito tempo. Afinal, a QLuz, concessionária

Leia mais
QLuz Palhoça
26/02/2024

Manutenção da iluminação pública e monitoramento em Palhoça

A QLuz compreende que a iluminação pública é essencial para uma cidade em todas as

Leia mais

Cadastre-se e receba nosso Newsletter

Ao se inscrever, você concorda com a nossa política de privacidade