Sair para caminhar pela cidade à noite, mas não se sentir em segurança porque está escuro demais. Ou, então, ter que correr para atravessar a rua porque há risco de os carros não enxergarem a sua presença. E ainda passar por um prédio ou monumento turístico e não conseguir contemplá-lo porque não há nenhuma luz para valorizar os detalhes da sua estrutura. Viver sem iluminação pública é assim: não faz bem para ninguém.
Por isso, é tão importante que os moradores alertem as concessionárias sempre que encontrarem lâmpadas oscilando, apagadas à noite, acesas durante o dia ou quaisquer outros reparos. Também é possível comunicar atos de vandalismo contra o sistema de iluminação municipal que resultem em lâmpadas quebradas ou estragadas.
Em Palhoça, os moradores não gastam nada para fazer esse comunicado. A concessionária QLuz, responsável pela manutenção e funcionamento correto da iluminação pública em Palhoça, dispõe de três canais de atendimento para os cidadãos informarem problemas na rede. Em todos eles, o contato é gratuito e pode ser feito a qualquer dia e horário. Confira a seguir!
- Por meio de ligação telefônica: basta ligar para o número 0800-606-1535 e informar nome, data de nascimento e o endereço do ponto de iluminação com falhas.
- Por meio do site do consórcio: basta acessar o link www.qluzpalhoca.com.br, ir até o canto superior direito da página e clicar na aba “Abrir chamado”. É importante ter em mãos as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, telefone e o endereço do ponto de iluminação.
- Por meio do aplicativo de iluminação pública da cidade: baixe gratuitamente o app “Cidade iluminada” na Apple Store ou Google Play. Também são necessárias tais informações: nome, CPF, e-mail, telefone e endereço do ponto de iluminação.
Call center agilizado
Quando o morador liga para o telefone gratuito da QLuz, os atendentes do call center enviam a solicitação para as equipes de ruas, que têm até 48 horas para resolver o chamado. Eles buscam ser altamente agilizados. Por isso, é bem comum o trabalho ser concluído antes do prazo.
Para que a resposta seja rápida, o cidadão deve repassar o máximo de informações. Assim, as equipes encontram com maior facilidade o local que necessita de manutenção. Desse modo, além dos dados pessoais do solicitante e do endereço completo do local, informar o número identificador do ponto de luz faz toda diferença. E onde o morador pode encontrar ele? Numa etiqueta instalada junto ao braço da luminária.
Como surgiu a Qluz
A concessionária QLuz é responsável pela gestão da iluminação pública de Palhoça desde maio de 2020, quando venceu a licitação lançada pela prefeitura local. O resultado do processo culminou com uma Parceria Público-Privada (PPP), em que o município concedeu ao consórcio a gestão do serviço de iluminação pública por 25 anos.
A QLuz é formada por duas empresas: a catarinense Quantum Engenharia (especialista em Iluminação pública) e a paranaense Exati Tecnologia (especialista em desenvolvimento de software para iluminação pública).
O contrato para gestão do parque de iluminação pública prevê a operacionalização, ampliação da rede e instalação de iluminação de destaque, aquela para embelezamento de fachadas e monumentos. Além disso, estabelece a troca de todas as luminárias convencionais por de LED.
Essa tecnologia é mais eficiente, durável, sustentável, bem como mais econômica. Assim, estima-se que o uso de LED possa reduzir a fatura de energia elétrica do sistema de iluminação pública do município em mais de 60%.
Qluz segue trabalhando para modernizar a iluminação pública
Passados um ano e meio desde que a QLuz assumiu a responsabilidade pela iluminação pública de Palhoça, em maio de 2020, a modernização do processo já é bem visível nas ruas.
A concessionária já trocou cerca de 90% das lâmpadas antigas por luminárias em LED. Isso representa mais de 24,4 mil pontos da cidade já baseados em uma iluminação mais eficiente e econômica.
O diferencial da telegestão
Além da modernização das luminárias, a QLuz implantou também o chamado sistema de telemonitoramento, um software criado especialmente para a cidade que interpreta a saúde da lâmpada e identifica quando uma luminária precisa de reparo. Isso acontece instantaneamente e à distância.
O sistema funciona com dispositivos eletrônicos acoplados às luminárias em LED que, por sua vez, se comunicam por rede sem fio a um Centro de Controle Operacional (CCO) em tempo real. Assim, enviam informações como potência, corrente, tensão da lâmpada e eficiência energética, quesitos importantes para detectar problemas, como falhas elétricas ou lâmpadas queimadas.
Apoio da comunidade é importante para uma boa iluminação pública
Ainda assim, o apoio da comunidade para sinalizar possíveis defeitos é imprescindível para que a QLuz consiga manter a iluminação pública sempre em dia. Afinal, nem toda a tecnologia do mundo consegue alcançar o sistema mais eficiente que existe desde os tempos da antiguidade: os cidadãos são os olhos de qualquer operadora de iluminação pública pela cidade.
Por isso, ajude-nos a identificar esses pontos que precisam de reparo. Entre em contato com nossos canais de atendimento e não deixe a nossa cidade ficar no escuro e gerar insegurança a seus moradores!