PALHOÇA NO ROL DAS CIDADES INTELIGENTES
Tecnologia que transforma Palhoça em uma cidade do amanhã
A Concessionária QLuz foi criada em 2020 pela Quantum Engenharia, grupo empresarial catarinense especializado em iluminação pública, e a Exati Tecnologia, empresa paranaense com expertise em desenvolvimento de software para iluminação pública. Em março do mesmo ano, venceu a licitação para formação de uma Parceria Público-Privada (PPP) promovida pela Prefeitura Municipal de Palhoça (SC), na Grande Florianópolis, para um contrato de 25 anos.
A operação foi iniciada em maio de 2020, com as equipes da concessionária fazendo uso de modernas tecnologias para gestão de todos os pontos de iluminação pública da cidade, que inicialmente eram 26.818 pontos – um dos objetivos é justamente ampliar esse número ao longo do contrato. Ainda, o trabalho inclui implantação de iluminação de destaque em locais públicos de Palhoça, valorizando os monumentos e a história do município.
O trabalho que está sendo desenvolvido pela QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.
A QLUZ também atua na modernização da rede de iluminação pública. Sendo assim, ao fim do contrato, Palhoça terá 100% das luminárias convencionais existentes substituídas por tecnologia com lâmpadas LED, capaz de gerar economia de no mínimo 50% na fatura de energia elétrica. Ainda, será implantado um Sistema de Telegestão dessas luminárias LED modernizadas, permitindo monitoramento e controle remoto do parque de iluminação pública do município, colocando Palhoça no rol das “cidades inteligentes”. Para tanto, a QLUZ também implantará um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública através de um software de Sistema Central de Gerenciamento desenvolvido especificamente para o projeto de Palhoça. Esse CCO contará com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e Video Wall para exibição dos pontos de iluminação. Tudo isso resultará em agilidade e eficiência na gestão do sistema, oferecendo respostas rápidas às necessidades em iluminação pública da comunidade.
Modernização das luminárias
convencionais para LED
Implantação de sistema inteligente de telegestão
Criação de um Centro de Controle
Operacional (CCO)
Iluminação de destaque em monumentos
históricos do município
Expansão do sistema de iluminação atual
Operação e manutenção durante 25 anos
Melhorar a qualidade de vida da população local, por meio da oferta de uma iluminação pública mais eficiente e com melhor percepção visual: o índice de percepção das cores com as lâmpadas comuns é de 30%, enquanto que as de LED oferecem 70% com emissão de luz branca;
Ampliar a sensação de segurança nas vias públicas do Município, o que será obtido pela maior eficiência em iluminação, uma vez que a emissão de luz branca da tecnologia LED facilita a identificação de pessoas, inibindo crimes;
Fomentar o desenvolvimento do comércio e do turismo local, diante de uma cidade mais iluminada e bonita;
Assumir postura mais sustentável, tendo em vista que as lâmpadas LED não possuem poluentes em sua composição, sendo 100% recicláveis;
Dispor de tecnologia de ponta disponível no mercado para oferta de eficiência energética, gerando economia ao Município, uma vez que as lâmpadas LED consomem 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas antigas tradicionais.
Um dos grandes diferenciais que uma cidade pode oferecer é a capacidade de criar um ambiente urbano reconhecidamente único, privilegiando o bem-estar dos moradores e visitantes.
Para atingir esse objetivo, muitas prefeituras recorrem à uma parceria público-privada denominada concessão, que consiste na transferência da gestão de um serviço público para uma empresa privada por um período determinado de tempo.
Assim, a QLuz possui contratos de concessão em diversas cidades, como Itajaí, Palhoça, Penha e Garopaba, em Santa Catarina, e Nova Serrana, em Minas Gerais. Os serviços executados pela QLuz envolvem uma série de benfeitorias para as cidades, resultando em melhorias de espaços e serviços públicos para a população e o reconhecimento da gestão pública como promotora de um patamar superior de qualidade de vida.
O projeto contempla a reformulação completa do sistema. Desde a implantação de novos postes, à substituição de lâmpadas de filamento de luminárias Led. Todo desenho do projeto tem como obrigatoriedade contratual gerar no mínimo 50% de economia nos custos, sem que haja redução da intensidade de iluminação e também cobrir os pontos escuros da cidade. Para garantir o total comprometimento com a qualidade dos serviços, a QLuz tem programada no contrato uma remodelação, que contempla o reajuste financeiro para a continuidade da operação e também a substituição de tecnologia, ou seja, equipamentos de última geração são adicionados ao sistema já montado, garantindo a melhoria contínua dos processos e a total satisfação dos usuários.
A certificação da garantia de qualidade dos serviços da QLuz conta com uma auditoria externa que verifica constantemente a execução de todas as minutas do contrato, garantindo o comprometimento da empresa com os mais rígidos padrões de qualidade. Propósito reforçado por um sistema de telegestão que gerencia em tempo real as atividades dos parques de iluminação das cidades, sinalizando desde uma luminária queimada, bem como um problema na rede de energia de um conjunto de luminárias.
É a QLuz demonstrando que a tecnologia pode ser cada vez mais uma grande aliada das cidades na busca por ambientes bonitos, seguros e, acima de tudo, sustentáveis.