PALHOÇA NO ROL DAS CIDADES INTELIGENTES

SOBRE
A QLUZ

Tecnologia que transforma Palhoça em uma cidade do amanhã

Tecnologia que transforma Palhoça
em uma cidade do amanhã

Rectangle-5.png

A Concessionária QLuz foi criada em 2020 pela Quantum Engenharia, grupo empresarial catarinense especializado em iluminação pública, e a Exati Tecnologia, empresa paranaense com expertise em desenvolvimento de software para iluminação pública. Em março do mesmo ano, venceu a licitação para formação de uma Parceria Público-Privada (PPP) promovida pela Prefeitura Municipal de Palhoça (SC), na Grande Florianópolis, para um contrato de 25 anos. 

A operação foi iniciada em maio de 2020, com as equipes da concessionária fazendo uso de modernas tecnologias para gestão de todos os pontos de iluminação pública da cidade, que inicialmente eram 26.818 pontos – um dos objetivos é justamente ampliar esse número ao longo do contrato. Ainda, o trabalho inclui implantação de iluminação de destaque em locais públicos de Palhoça, valorizando os monumentos e a história do município. 

O trabalho que está sendo desenvolvido pela QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Palhoça - Santa Catarina, 2022

Palhoça no rol das

CIDADES INTELIGENTES

Operação iniciada em Maio de 2020

Palhoça - Santa Catarina, 2022

Palhoça no rol das

CIDADES INTELIGENTES

Operação iniciada em Maio de 2020

A QLUZ também atua na modernização da rede de iluminação pública. Sendo assim, ao fim do contrato, Palhoça terá 100% das luminárias convencionais existentes substituídas por tecnologia com lâmpadas LED, capaz de gerar economia de 50% na fatura de energia elétrica. Ainda, será implantado um Sistema de Telegestão dessas luminárias LED modernizadas, permitindo monitoramento e controle remoto do parque de iluminação pública do município, colocando Palhoça no rol das “cidades inteligentes”. Para tanto, a QLUZ também implantará um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública através de um software de Sistema Central de Gerenciamento desenvolvido especificamente para o projeto de Palhoça. Esse CCO contará com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e telas gigantes “Video Wall” para exibição dos pontos de iluminação. Tudo isso resultará em agilidade e eficiência na gestão do sistema, oferecendo respostas rápidas às necessidades em iluminação pública da comunidade.

Soluções oferecidas pelo
projeto em Palhoça

Modernização das luminárias
convencionais para LED

Implantação de sistema inteligente de telegestão

Criação de um Centro de Controle
Operacional (CCO)

Iluminação de destaque em monumentos
históricos do município

Expansão do sistema de iluminação atual

Operação e manutenção durante 25 anos

Imagem Palhoça
Imagem Palhoça
Imagem Palhoça

Principais objetivos da PPP de Palhoça com a QLUZ:

Melhorar a qualidade de vida da população local, por meio da oferta de uma iluminação pública mais eficiente e com melhor percepção visual: o índice de percepção das cores com as lâmpadas comuns é de 30%, enquanto que as de LED oferecem 70% com emissão de luz branca;

Ampliar a sensação de segurança nas vias públicas do Município, o que será obtido pela maior eficiência em iluminação, uma vez que a emissão de luz branca da tecnologia LED facilita a identificação de pessoas, inibindo crimes;

Fomentar o desenvolvimento do comércio e do turismo local, diante de uma cidade mais iluminada e bonita;

Assumir postura mais sustentável, tendo em vista que as lâmpadas LED não possuem poluentes em sua composição, sendo 100% recicláveis;

Dispor de tecnologia de ponta disponível no mercado para oferta de eficiência energética, gerando economia ao Município, uma vez que as lâmpadas LED consomem 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas antigas tradicionais.